adsense assíncrono

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Muita gente quer saber o que é esse tal de tear de pente liço.

Conceitos gerais sobre o tear de pente liço. Conheça seus componentes e como funciona. Saiba o que é urdume e trama. Tear de Pente Liço, um modo de praticar a tecelagem manual.

Tear de Pente Liço
 by Telma M.
O que é tear de pente liço? O que significa pente liço?
Em tecelagem manual, o tear pente liço ocupa uma posição de destaque. Ele teve sua origem na Europa e espalhou-se rapidamente pelo Brasil a partir do século XX, principalmente nas regiões sul e sudeste.
Por ser um tear muito fácil para se tecer, normalmente é o tear em que as pessoas iniciam seu aprendizado de tecelagem manual, seja em busca de lazer, de uma terapia ou até mesmo de rendimentos.

Possibilita ao tecelão produzir tecidos e tapetes nas mais variadas cores e texturas, além de uma infinidade de trabalhos, como mantas, acessórios, bolsas, vestuário, etc.

O principal componente do tear de pente liço é justamente o pente liço.
O dicionário Aurélio define liça como: uma peça de máquina de tecidos semelhante a pente fechado, utilizada para levantar os fios. Isso equivale dizer que o pente liço é uma peça parecida com um pente, só que não tem dentes livres, são fechados nas extremidades.

No processo de tecelagem, os fios do urdume (aqueles fios que ficam na vertical do tear e formam a base para a trama) passam por esse pente, que é colocado para baixo e para cima, alternadamente, para receberem os fios da trama, de tal modo que vai se formando o tecido.
Abaixo uma imagem de um esquema que mostra o pente liço:

Esquema de um tear de pente liço

Os fios que passam pelos furos são fixos enquanto os fios que ficam na fenda se movem acima ou abaixo dos furos, possibilitando que a navete passe ora por cima ora por baixo, formando a trama do tecido.
As matérias primas utilizadas no tear de pente liço podem ser as mais variadas e dependem unicamente da criatividade do tecelão.
Tudo gira em torno do tipo de peça que está sendo tecida.
Pode-se usar lã, seda, rami, algodão, juta e outros materiais, juntos ou separados. Nas peças decorativas, há tecelões que misturam estes materiais com fios de cobre, arame, plástico.

Veja fotos de tear de pente liço clicando nesse link  e trabalhos feitos nesse tear clicando na categoria Galeria de Arte. Acompanhe também nosso curso básico de tear de pente liço, começando pelos artigos recomendados abaixo.
Vocês ficaram satisfeitos com esta explicação? Se ficaram dúvidas é só postar um comentário que teremos prazer em ajudar.

2 comentários:

  1. Anônimo9/2/15 18:13

    legal! Quero saber como posso fazer o curso ? moro em Rio Branco, Acre. amo essa arte. e como estou em tratamento de CA, nao posso me ausentar daqui no momento. Por isso, quero saber se tem como adquirir materiais para eu começar a produzir. Estou precisando.Grata.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena você não ter se identificado. Mas tudo bem, senhora anônima, vou tentar ajudá-la, entre em contato comigo por e.mail: telmatrm@tearderetalhos. com
      abraços
      Telma

      Excluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...