adsense assíncrono

domingo, 19 de setembro de 2010

Comportamento hormonal no ciclo menstrual.

 by Telma M.
Os hormônios femininos ligados à libido são o estrogênio e a progesterona. Eles têm sua produção variável durante o ciclo menstrual. Na primeira parte do ciclo que é logo depois que acaba a menstruação, a produção de estrogênio
(hormônio da feminilidade) começa a aumentar até atingir um pico, no 14º ou 15º dia. 

Nesse período ocorre a ovulação, que manda um aviso quando está para chegar, elevando sutilmente a temperatura corporal. A libido também aumenta o que significa que a mulher fica mais sensual, com a pele mais bonita, quadris arredondados, voz macia e o humor mais feliz. Tudo isso coincide com a maior facilidade para engravidar, nessa hora o cuidado deve ser redobrado para não arranjar uma gravidez indesejada.
 
Após essa fase os níveis de estrogênio começam a cair e a progesterona aumenta. Progesterona é o hormônio da gestação, ele prepara o corpo feminino para receber uma possível gravidez. Nesta fase ocorrem inchaços devido à retenção de líquidos. Nesta segunda fase do ciclo a mulher fica mais calma, meio deprimida e a libido é reduzida. Por volta do 28º dia do ciclo ocorre uma queda brusca dos dois hormônios, estrogênio e progesterona, acabando com o equilíbrio emocional, o que explica os sintomas da TPM. Depois que a menstruação passa os níveis de estrogênio voltam a crescer e começa tudo de novo.

 
Em entrevista concedida ao Dr. Dráuzio Varella (veja entrevista completa), a Dra. Mara Solange Carvalho Diegoli, ginecologista e coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com tensão pré-menstrual do Hospital das Clínicas de São Paulo, diz que 70% das mulheres sentem uma libido menor nos 14 dias que antecedem a menstruação, mas depois que ela acaba a libido aumenta novamente. Aos maridos vai um conselho: Aguardem que tudo vai passar.


Artigos Recomendados: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...