adsense assíncrono

segunda-feira, 14 de março de 2011

Curso de Tear de Pente Liço. Como fazer Setas – Aula 11

Telma M. 
Curso de Tecelagem Manual 
O trabalho em tear é uma arte e pode ser também um tratamento contra o estresse. Você pode aprender essa arte através das aulas básicas e depois poderá aprender como fazer setas em alto relevo no tear de pente liço. Se você já souber usar o tear, então veja agora mesmo como se faz um desenho de setas ou flechas.  

É fácil executar setas ou flechas em alto relevo no tear de pente liço, mas isso exige muita atenção para não errar a sequência.
Para esta aula você vai precisar de duas cores de barbante e conhecimentos das técnicas básicas de tecelagem em tear manual.

Comece colocando os fios do Urdume no tear, seguindo as técnicas descritas nas aulas básicas. Escolha as duas cores de sua preferência e coloque-as em Navetes

1 – Faça uma carreira de ponto Peruano, conforme descrito na aula 7 ,com a cor número 1.

2 – Faça cinco duítes com a mesma cor, terminando com o Pente em posição “levantada”. 

3 – Abaixe o pente deixando-o solto


4 – Segure a régua com a mão direita, se você for destro ou com a esquerda se for canhoto e levante 4 fios. (Não esqueça que o primeiro é sempre duplo). 

5 – Empurre a régua de modo a abaixar 4 fios e levantar 4 fios, abaixar 4, levantar 4, abaixar 4, levantar.... Vá repetindo esses movimentos até terminarem todos os fios do Urdume.
 

6 – Terminada a seleção de todos os fios, gire a régua 90 graus, de modo que ela crie um espaço entre os fios, ou melhor, de modo a criar uma Cala de 4 em 4 fios. 


7 – Passe a Navete com a cor número 2. 


8 – Tire a régua, bata o Pente e ajuste o fio, cuidando para que não fique muito apertado nem muito solto. 

9 – Faça meia Duíte com o pente baixo usando a cor número 1. Bata o pente e deixe-o solto. 

10 – Use a régua novamente para selecionar os fios. Agora levante apenas 3 fios no início, depois volte a abaixar 4 e levantar 4, abaixar 4 e levantar 4... Passe a cor número 2, tire a régua e bata o pente. Levante o Pente e faça meia Duíte com a cor número 1. 


11 – Com a régua levante 2 fios e abaixe 4, Levante 4 e abaixe 4, levante 4 e... Passe a cor número 2 e bata o pente, voltando-o para a posição “abaixada”. Com o pente baixo faça meia Duíte com a cor número 1. 


12 – Com a régua levante 1 fio e abaixe 4, levante 4 e abaixe 4, levante 4 e abaixe 4...Passe o fio de cor número 2 e Bata o pente. Volte-o para a psição “levantada”. Com o pente levantado faça meia Duíte com a cor número 1. 


13 – Aqui é o Centro da Seta. Abaixe 4 fios e levante 4 fios, abaixe 4 e levante 4, abaixe 4 e lev.. Passe a cor número 2. Bata o pente. Volte-o para a posição “abaixada”. Passe a cor número 1 e bata o pente. Volte-o para a posição “solto”. 


14 – Continue usando a régua para levantar 1 fio e abaixar 4 fios, levanta 4 e abaixe 4... Passe o fio de cor número 2 e bata o Pente. Abaixe o Pente e faça meia Duíte com a cor número 1. Bata o Pente. 


15 – Deixe o Pente abaixado e solto. Levante 2 fios e abaixe 4, levante 4 e abaixe 4... Passe a cor número 2, Bata o pente. Meia Duíte com o pente alto usando a cor número 1. 


16 – Abaixe o Pente, deixe-o solto, levante 3 fios e abaixe 4, levante 4 e abaixe 4... Passe o fio de cor número 2. Bata o Pente. 


17 – Abaixe o Pente, deixe-o solto, levante 4 fios e abaixe 4 fios, levante 4 e abaixe 4... Passe o fio de cor número 2. Bata o Pente. 


18 – Faça 5 Duítes com a cor número 1. Está Pronto o seu desenho de seta em alto relevo. 


 
Artigos Recomendados:

.

7 comentários:

  1. Nossa, fiquei muito feliz quando vi sua disponibilidade em ensinar pontos em alto relevo no tear de pente liço com tanta clareza. Vou treinar porque não tinha a menor ideia de como fazê-lo.

    Deus te abençoe muito, mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Eu tentei fazer esse ponto alto relevo, mas não deu certo. Não ficou como o seu , bem juntinho.
    Eu gostaria de entender como ele é feito pra ficar com esse desenho. Sempre é preciso alternar a primeira levantada dos cabos com um n° menor: 4, 3, 2 fios.
    Eu só sei fazer o ponto básico: tela, iniciando da direita para a esquerda com o pente alto e da esquerda pra direita com o pente baixo. Percebo que quando tento passar a navete da esquerda para a direita com o pente baixo, um dos cabos fica solto. Isso é correto? Uma das grandes dificuldades minhas são a falta dessas noções básicas. Vejo que quando postam receitas partem do pressuposto que a gente já sabe isso.

    ResponderExcluir
  3. Hipácia e Neusa, agradeço muito a visita de vocês.
    Eu sugiro que a Neusa entre no assunto "Aulas de Tear", na parte superior do blog e escolha a aula que interessar.
    Começando pela Introdução ou Aula zero será mais fácil aprender, mas faça todas as aulas.
    Eu procurei deixar a linguagem bem simples, mas se ficar alguma dúvida, fale conosco novamente que tentarei esclarecer.
    Abraços
    Telma

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde, eu moro aqui em Curitiba, já sei usar o tear, e gostaria de saber que tipo de tecido você usa no tear, que não desfie e que largura para passar no ordume, tenho tear de 60cm., e gostaria de fazer algo para o verão, aqui não encontro a FITA STARGATE, pode me indicar um lugar mais fácil para eu comprá-la? Sei que é muitas perguntas, mas enfim estou tentando...Adorei seu blog, parabéns. Cleusa

    ResponderExcluir
  5. Já fiz esse ponto numa bolsinha mas não me lembrava bem como era, fiquei feliz com a sua explicação, pois quero fazer novamente, obrigada por sua ajuda. Parabéns pelo lindo e útil blog.
    Beijos
    Clara

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu blog. Já fiz esse ponto seta em uma bolsinha, mas como faz tempo não me lembrava direito e estava procurando alguma coisa sobre esse ponto, achei a sua explicação muito boa, obrigada,
    Clara

    ResponderExcluir
  7. OLA...QUE LINDO SEU TRABALHO..EU GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO ESSES VÍDEOS PRA EU OS GUARDAR.SE PUDER ME MANDE OS LINKS PELO MEU EMAIL
    linhares.linhares@hotmail.com
    GRATA
    SUCESSO SEMPRE!!!!
    ADRIANA LINHARES

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...