adsense assíncrono

sábado, 12 de março de 2011

O Café e as várias maneiras de prepará-lo.

by Telma M.
Há muitas formas de se preparar um bom café, porém há um princípio básico comum a todos os métodos, que é o uso de uma infusão de água quente para extrair dos grãos os óleos essenciais característicos de sabor e aroma do café. Mas a água não deve alcançar o ponto de fervura, deve estar a mais ou menos 90º C, pois a fervura provoca perda de Oxigênio e isso altera a acidez do café.

Pode-se fazer a infusão através das seguintes maneiras: filtração, prensagem, percolação, pressão e fervura.

    Filtração
É o método mais tradicional no Brasil, onde se usa a cafeteira com o coador de papel ou de pano. Uma pequena quantidade de água quase fervente é jogada sobre o pó apenas para molhá-lo e acelerar a liberação dos óleos essenciais. Depois de alguns segundos é colocado o restante da água, sendo a bebida filtrada para o bule.


  Prensagem
É um método popular na Europa e Estados Unidos onde se usa  uma cafeteira de pistão chamada French press (ou prensa francesa). O pó é colocado no fundo da cafeteira e a água quente vai por cima. Mistura-se e depois de quatro minutos o pó é prensado manualmente para separá-lo da infusão. É considerada uma forma elegante de se fazer café.


  Percolação
É um método onde se utiliza a famosa Cafeteira Italiana. Esta cafeteira foi criada pela empresa italiana Bialetti em 1933. Possui duas partes separadas. Coloca-se a água fria na parte inferior que é coberta com uma espécie de compartimento filtrante contendo o pó de café. A parte superior é instalada e a cafeteira é levada ao fogo. Durante a fervura a água sobe por um tubo central, atravessa o pó e o café pronto fica na parte superior


    Pressão
É o método utilizado  pelo Café Exprresso. Método muito difundido nas últimas décadas. A água quente é forçada a passar pelo pó de café compactado. Em 30 segundos a bebida sai direto na xícara com um creme aromático e adocicado sobre a bebida. Esse creme ajuda a manter a temperatura e o aroma antes de ser consumido


      Fervura
É o método utilizado pelo Café Árabe ou turco.  A água é fervida três vezes  junto com o pó de café. Essa fervura conserva apenas o sabor mais forte, eliminando os sabores mais delicados.  Depois de ferver  três vezes, é servido sem coar. Aguarda-se o pó assentar antes de consumí-lo. Após consumido sobra uma “borra” de café na xícara, muito usada para se “ler” as linhas do destino da pessoa que consumiu a bebida.


O ideal seria moer os grãos logo antes do preparo da bebida, seu sabor ficaria muito melhor. Mas como nem sempre isso é possível…

Manter o pó muito bem fechado, protegido do contato com o Oxigênio, é muito importante para retardar a oxidação, que altera o sabor do café. Pelo mesmo motivo, nunca se deve deixar o pó “dormir” na cafeteira ou na máquina de café expresso para ganhar tempo na manhã seguinte, pois isso prejudica o sabor da bebida.

Quanto aos graus de torras, as mais claras são ideais para as máquinas de café expresso, a bebida é mais ácida, porém o sabor e aroma são mais suaves. As torras médias são melhores para coador de pano ou filtro de papel, reduzem a acidez da bebida, que fica mais escura e acentua o sabor amargo.

Com relação à moagem, uma moagem muito fina (bem pulverizada) é indicada para o preparo do café árabe, onde o pó não é coado. Uma moagem fina é mais indicada para o preparo em filtros de papel e coador de pano. Moagens médias são ideais para o preparo do café expresso (nem muito grossa, pois assim a água passa rápido demais e deixa o café fraco e sem creme, nem muito fina, pois a água demora muito para passar e deixa a bebida amarga e o creme manchado) e as moagens mais grossas ficam para as cafeteiras italianas. 

Curiosidades sobre o café:
- Um pouco de pó de café dentro da geladeira é ótimo para anular maus odores.
- Ao experimentar perfumes para comprar, é bom “cheirar” um pouco de pó de café entre um e outro para anular os aromas anteriores e não confundir tudo.
- A borra de café (o pó depois de coado o café) é um ótimo adubo para vasos de plantas.
- Experimente colocar a sobra de café em cubinhos de gelo e congelar. Depois basta bater no liquidificador para fazer uma bebida gelada e espumante. Se acrescentar um pouco de chantilly pode ser ainda mais interessante.
- O café pode prevenir cáries. Segundo Carla Pruzzo, pesquisadora da Universidade de Ancona na Itália,  “a atividade dos componentes “ácido clorogênico, ácido nicotínico e trigonelina”, presentes no café, agem contra a instalação das bactérias “Streptococus mutans” na superfície dentária sintética, o que pode ajudar muito na prevenção da cárie dentária”. 

Artigos Recomendados:  

2 comentários:

  1. Sou apaixonada por café e por todas as sensações que o acompanham.
    Adorei passar por aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Telma !!!

    Maravilhosa a postagem, adorei !!!

    Eu gosto muito de um bom café, de preferência expresso !
    Muito boas as informações e as curiosidades também !
    Eu utilizo pó de café para tirar o cheiro na geladeira, realmente funciona !!
    Agora eu amei foi a dica sobre a bebida gelada, utilizando as sobras nos cubinhos de gelo, esta vou experimentar !!
    Obrigada por compartilhar conosco !!
    Um super beijo e bom quinta !!

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...