adsense assíncrono

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dislexia. Ensinar diferente para quem aprende diferente.

by Roberto M.
Um dos distúrbios de aprendizagem mais conhecidos é a Dislexia.
Dislexia é uma das maiores causas de evasão escolar em nosso país, e uma das causas do chamado "analfabetismo funcional". Entretanto, por desconhecimento, falta de informação ou informação imprecisa , não é considerada como desencadeante de insucessos no aprendizado.

Ela se dá quando a capacidade de uma criança para ler ou escrever está abaixo do seu nível de inteligência.
A dislexia consiste em uma insuficiência para assimilar os símbolos gráficos da linguagem.
As crianças já nascem com dislexia e sua origem é hereditária.

Crianças com dislexia têm dificuldades em entender o que está escrito e escrever o que estão pensando; invertem palavras de maneira parcial ou total; cometem falhas na elaboração de orações complexas e na redação espontânea; copiam as palavras de forma errada mesmo observando como são escritas; têm pobreza de vocabulário; invertem letras e números.
Os disléxicos não devem ser forçados a ler em voz alta na sala de aula (a menos que demonstrem esse desejo) e suas habilidades devem ser avaliadas mais nas respostas orais que nas escritas.

Essas crianças devem ter um sistema de ensino e aprendizagem todo especial: montando-se manuais de alfabetização apropriados; utilizando-se folhas quadriculadas nas atividades com a matemática; usando letras com texturas diferentes; usando máscaras para leituras de texto.
Assim como para todas as Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem, é necessário que os pais e professores saibam como identificar e lidar com uma criança com dislexia

Se você precisar de uma assessoria especializada em Disturbios da Aprendizagem para seu filho, entre em contato com o CAE - Centro de Assessoria Escolar. Lá você encontrará todas as condições necessárias para o desenvolvimento da criança, através de professores habilitados e treinados nesse tipo de deficiência. Acesse o site e consulte.

Veja o meu artigo  “Distúrbios de Aprendizagem. O que são e como encarar os problemas.” e experimente fazer um curso online para aprender sobre a dislexia.
Curso Online é uma forma rápida e prática de aprender, onde é possível iniciar um curso em qualquer dia e não é necessário apresentar documentos ou participar de processos burocráticos para iniciar as aulas.
 
Artigos Recomendados:

3 comentários:

  1. Eu conheço pessoas dislexicas que tiveram problemas nas escolas pq seus professores nao estavam preparados para recebe-las.

    Obs.: Telma, uma vez, quando pequena, tínhamos um casalzinho de jabutis que foram mortos, durante a noite, por centenas de formigas fogo. Um horror.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. a dislexia esta sendo um assunto de grande importância para a conciêntização dos professores nas escolas.na fateci-ce o curso de fonoaudiologia trabalha muito esse assunto de tamanha importância.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida !!!

    Maravilhosa e relevante a postagem !
    Eu já tinha ouvido falar, até porque a mídia cita muitos famosos que tem Dislexia, mas eu não tinha conhecimento sobre o assunto, na verdade não sabia de que se tratava.
    Excelentes as informações postadas a os canais de informação que divulgou !!
    Parabéns !!
    Obrigada por compartilhar conosco !

    Um enorme beijo e que sua semana seja ótima !!

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...