adsense assíncrono

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A influência do Dedo da Múmia na Medicina Moderna.

by Roberto M.
Uma equipe de arqueólogos britânicos do Centro de Egiptologia Biomédica da Universidade de Manchester, capitaneada por Jacky Finch, descobriu há alguns anos, o que está sendo considerada a prótese mais antiga do mundo.
Trata-se de um dedo de pé feito em couro e madeira, correspondente ao hálux direito de uma mulher. Hálux, apesar de ser um nome pomposo, nada mais é do que o nosso famoso “dedão” do pé.

A peça foi encontrada no pé de uma mulher mumificada há milênios (estima-se que ela tenha vivido por volta do ano 1070 a.C.) e leva a crer, que é de um dedão a primeira prótese feita pelo ser humano na face da terra.
Por alguma causa desconhecida pelos cientistas, a mulher teve o hálux decepado; a prótese serviu para devolver-lhe a mobilidade e também para saciar sua vaidade, pois até o detalhe de uma unha foi executado na peça.


Até a descoberta do dedo da múmia, acreditava-se que a prótese mais antiga era uma perna (construida de madeira e reforçada em bronze) achada numa tumba próxima a Cápua (Itália) e infelizmente destruída durante a segunda guerra mundial. Estima-se que essa perna tenha sido usada por volta dos anos 300 a.C. , ano, até então,  considerado como a data marco do início dessa especialização da medicina.

Ao descobrir o “dedão da múmia”, Finch e sua equipe avançaram  na história da medicina especializada: dataram o seu início em pelo menos 700 anos antes do que se imaginava.
A prótese foi batizada como “Dedo do Cairo”, pois a múmia a quem pertencia era egípcia.
Agora, os pesquisadores irão copiar a prótese que está no Cairo e implantar as réplicas em voluntários.
Se a experiência der certo, pasmem, novos horizontes poderão ser abertos para a medicina moderna, através de técnicas da medicina  de um milênio antes de Cristo.
Fonte: Revista ISTOÉ  nº 1971- ano 30

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Nossa! Até a unha!
    Sempre quando eu vejo algo assim, fico impressionada e até um pouco triste. Naquela época eles conseguiram fazer coisas que, hoje, nós, temos muita dificuldade em fazer.

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...