adsense assíncrono

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pele ressecada pelo frio. O que fazer no inverno?

No inverno, a pele deve ter cuidados epeciais por causa do ressecamento
by Roberto M.
Como evitar o ressecamento da pele no inverno? Qual o produto certo para hidratar cada tipo de pele? No inverno, devido à exposição ao ar frio, a pele fica com aspecto mais seco, além disso, os banhos demorados e quentes fazem com que a pele perca a barreira protetora, pois o uso exagerado de sabonetes, aliado à água ultra quente, favorece a remoção do manto hidrolipídico, que é a camada protetora que reveste a pele. 

(Veja o artigo: Dicas para a hora do Banho. Temperatura da água e uso da Bucha. )

Tudo isso faz com que sejam necessários cuidados especiais com a pele, pois caso contrário, muitos problemas podem aparecer, inclusive coceiras e feridas.
Na época do frio, o uso de hidratantes é essencial. Todos eles têm a função de manter a umidade adequada da pele, ou com moléculas que atraiam água ou que formem uma barreira de proteção para evitar o ressecamento.
Entretanto, para cada tipo de pele existe uma forma de apresentação mais adequada do produto.

Peles oleosas, por exemplo, combinam com hidratantes em forma de loção ou gel, pois esses produtos têm menos óleo em sua composição. Hidratantes em creme são contra-indicados, pois agravam o problema de acne nas peles oleosas.

Já as peles secas precisam de produtos em creme, que têm mais óleo em sua formulação.

Quem tem pele normal deve usar hidratante em loção cremosa, mas que não tenha óleo, para evitar o aparecimento de acne.

Para as peles mistas, é recomendado o uso de hidratantes à base de gel ou gel-creme livres de óleo. Isso evita o ressecamento e o excesso de oleosidade.

É interessante saber que os hidratantes em loção ou gel têm uma capacidade hidratante menor do que os cremosos, mas dependendo do tipo de pele são os mais indicados, pois os cremes, que contém mais óleo, facilitam o aparecimento de acne e foliculite.

Uma alternativa eventual para evitar o ressecamento da pele (mas que nunca deve substituir o hidratante diário) é passar óleo de banho no lugar do hidratante. É bem prático, pois pode ser usado sobre a pele molhada durante o banho. Entretanto, ele não tem a mesma eficiência do hidratante. O óleo tem ação emoliente, ou seja, forma uma película protetora sobre a pele, que impede a evaporação da água.

Por fim, vale lembrar que existe um tipo de hidratante para cada parte do corpo. O hidratante corporal, por exemplo, nem sempre funciona no rosto. A pele do rosto é mais sensível, e o uso de hidratante corporal poderá produzir ardor.
Procure sempre a orientação de um dermatologista para saber o produto adequado para o seu tipo de pele.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. Gostei muito da materia, publiquei no twitter saude melhor idade. Com o passar dos anos a nossa pele tende a ressecar. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...