adsense assíncrono

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Embelezamento dos Olhos. Os problemas da região periocular.

A zona periocular, que é a região do contorno dos olhos está sujeita a alguns problemas que alteram a estética das pessoas
by Roberto M.
Por que aparecem as olheiras? Como surgem os edemas matinais na região ocular? O que são as bolsas palpebrais? Rugas de expressão e pés-de-galinha são a mesma coisa? Como encarar a flacidez da pálpebra superior?
A chamada zona periocular, ou seja, toda aquela pele situada no contorno dos olhos está submetida a esforços constantes. 

Ela está exposta ao sol, e, portanto aos raios ultravioletas, ao calor, ao frio, às agressões do meio ambiente e além de tudo isso, realiza cerca de 10 000 movimentações diárias, pois existem dois planos musculares bastante ativos que permitem uma grande mobilidade e fazem com que esta zona seja extremamente solicitada por movimentos permanentes das pálpebras e músculos da mímica facial (um dos músculos da cabeça), provocando o aparecimento precoce de pequenas linhas que, mais adiante, se transformarão em rugas, se não forem cuidadas a tempo.

O revestimento cutâneo dessa região é muito fino quando comparado ao restante do rosto. Enquanto a espessura do revestimento cutâneo do rosto varia entre 1,0 e 1,6 mm, a da zona periocular varia entre 0,33 e 0,36 mm. Aliado a isso, a epiderme dessa região é muito pouco irrigada e o manto hidrolipídico muito escasso, fazendo com que ela fique menos protegida e mais vulnerável às agressões externas.

Sob essa pele, existe um tecido que não contém gordura, mas que tem uma facilidade de distensão muito grande e isso explica a rapidez do aparecimento dos edemas.

Resumindo, além de a pele ser mais fina nessa região, as fileiras elásticas e os colágenos são menores, a evaporação da água é duas vezes maior e tudo isso leva a um aparecimento precoce de rugas nesta região, que ainda tem os problemas das bolsas (aparecem no início da flacidez das pálpebras) e das olheiras (que aparecem ao menor transtorno orgânico). Para agravar toda essa situação, ainda existem as linhas de expressão, que surgem quase que espontaneamente no ângulo externo do rosto, qualquer que seja a idade da pessoa.

Vamos agora, falar um pouco de cada um dos problemas da zona ocular de nossa face:

Olheiras

As olheiras se formam no contorno dos olhos devido a uma má circulação venosa e linfática
São zonas escuras abaixo dos olhos, com um tom azulado devido a uma congestão sanguínea. Normalmente, no contorno dos olhos existe uma circulação venosa e linfática realizada por vasos sanguíneos de grande calibre. Muitos detritos são arrastados por essa circulação de retorno. Se não houver uma boa circulação, os pigmentos sanguíneos ao invés de passarem para os vasos, se acumulam no tecido conjuntivo, dando um aspecto escurecido à pele.
As olheiras produzem um semicírculo escuro na pálpebra inferior e acabam contribuindo para tirar o brilho do olhar.
Em geral, o tratamento é realizado com produtos à base de extratos vegetais de plantas com propriedades descongestionantes e relaxantes (hamamelis, arnica, ruscus, camomila, malva, etc.), que devem ser aplicados em compressas sobre os olhos, de manhã e à noite.

Bolsas Palpebrais

Pequenas quantidades de gordura que se formam sob os olhos, distendem os tecidos cutâneos formando bolsas
São bolsas compostas de pequenas quantidades de gordura, que se formam sob os olhos, e acabam por distender os tecidos cutâneos. Com o repouso, essas bolsas são atenuadas, mas conforme os anos vão passando, a recuperação é cada vez menor.
 Existem produtos cosméticos que atuam sobre a micro-circulação e redução de gorduras, mas são tratamentos que exigem muita perseverança no uso para surtirem efeito.

Edemas Matinais

Pálpebras inchadas devido aos edemas matinais causados pela deficiência da micro-circulação linfática no contorno dos olhos
Acordar com as pálpebras inchadas e os olhos semicerrados é algo desconfortante. Isso acontece devido à deficiência da micro-circulação linfática do contorno dos olhos.
Durante o sono, devido à imobilidade das pálpebras, o sistema de bombeamento dos canais linfáticos diminui. O problema é agravado pelo acúmulo de água, sal e álcool mal eliminados pelo organismo e também pela posição na cama (que às vezes dificulta uma boa circulação). Semi-edemas muito pouco estéticos são formados nos tecidos.
A melhor garantia para se evitar os olhos inchados matinais são os bons hábitos (sono suficiente, alimentação sadia, diminuição da ingestão de álcool).
Existem cosméticos eficazes, destinados a ativar o sistema linfático e, consequentemente, diminuir os edemas e inchaços das pálpebras.
Quando ocorrerem, a aplicação de compressas geladas, de água mineral ou de hamamelis, ajudam a atenuar o problema.

Pés-de-galinha

O pé-de-galinha é o primeiro sinal do envelhecimento cutâneo
Como dito anteriormente, as rugas de expressão são linhas que aparecem quase que espontaneamente no ângulo externo do rosto, qualquer que seja a idade da pessoa. Elas não devem ser confundidas com as rugas causadas pelo envelhecimento devido à idade, ao sol, ao vento frio e à falta de cuidado.
As rugas de envelhecimento são chamadas de pés-de-galinha. Isto devido à sua disposição em forma de meia estrela. Elas aparecem nos ângulos externos dos olhos e são o primeiro sinal do envelhecimento cutâneo e são devidas, principalmente, à fragilidade da região, que tem uma pele muito fina e é submetida a agressões permanentemente.
Essas rugas são inevitáveis, mas dá para retardar seu aparecimento aplicando-se produtos específicos (hidratantes e anti-rugas) desde os 20 anos de idade. Para atenuá-las, a utilização de produtos ricos em princípios antienvelhecimento, desde os primeiros vestígios, é um bom método.
Aconselha-se também, uma boa proteção contra os raios solares, utilizando-se de óculos escuros e protetores solares quando das saídas ao sol.

Flacidez da Pálpebra Superior

A flacidez da pálpebra forma uma dobra que dá um aspecto de envelhecimento e cansaço permanente a quem a possui
A flacidez cutânea da pálpebra superior forma uma dobra, que tem como conseqüência a perda da intensidade do olhar, dando um aspecto de envelhecimento e cansaço eterno ao portador.
Essa flacidez é causada por uma anatomia muscular e pela distensão da pele da pálpebra devidas ao envelhecimento biológico, mas o modo de vida (tabaco, álcool, exposição excessiva ao sol, etc.) acelera o processo tremendamente.
Prevenção é o melhor remédio para o problema, mas quando a flacidez da pálpebra superior já estiver instalada, só a cirurgia estética poderá eliminar o excedente de pele.
Nos casos mais leves, para favorecer a tonicidade dos tecidos, pequenos pinçamentos muito suaves podem ser utilizados.

Os problemas da região periocular podem aparecer em qualquer idade, principalmente as olheiras e as bolsas, que podem ser de origem genética ou racial. Nunca é cedo para se iniciar a prevenção; com a utilização de produtos ou praticando bons hábitos, mesmo sendo pessoas muito jovens.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...