adsense assíncrono

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estrias. Difícil de acabar, mas dá prá melhorar.

by Roberto M.
O que é estria? Como surgem as estrias? Existe tratamento para acabar com as estrias? Dá para prevenir o surgimento da estria?
A estria é um rompimento da pele, que acontece quando ela se estica acima de sua capacidade elástica.
Ao romper-se, o tecido da pele forma uma fissura que é preenchida por um outro tipo de tecido.

O aparecimento de estrias tem tendência genética. Isso não significa que todas as pessoas da família terão estrias, mas se ninguém da família tiver predisposição, a estria não surge espontaneamente.

Uma das causas do aparecimento de estrias é o rompimento da pele pelo crescimento repentino. Esse tipo de estria ocorre principalmente em adolescentes, pois na adolescência, observa-se um intenso crescimento do esqueleto, denominado estirão puberal.

Outra causa do rompimento da pele e o conseqüente aparecimento de estrias é o aumento das gorduras localizadas, principalmente nas coxas, na barriga, nas nádegas e nos seios.

O aumento exagerado da musculatura também pode fazer com que a pele não acompanhe o processo, se rompa e provoque estrias. Isso ocorre principalmente nas costas, quando a pessoa pratica musculação em doses exageradas.

Um emagrecimento rápido deixa a pele flácida; a flacidez também pode provocar estrias.
A alteração rápida de peso (tanto para cima quanto para baixo) é um dos principais vilões causadores de estrias. Principalmente para quem já tem tendência, é fundamental evitar o “efeito sanfona” de emagrecer e engordar várias vezes seguidas, para prevenir o aparecimento das estrias.

Dá para atenuar a probabilidade do aparecimento de estrias, hidratando e tonificando a pele, com cremes e óleos, como o de amêndoa, por exemplo.

Mulheres grávidas devem usar esses hidratantes e tonificantes, na barriga e no seio, durante toda a gestação e também depois que o bebê nascer, pois após o nascimento, a produção de leite faz aumentar o volume do seio e a pele pode não suportar.

Não existe tratamento 100% eficaz para estrias. Cremes e óleos não acabam com elas, apenas reduzem a visibilidade, clareiam e diminuem a profundidade. Mas cada caso é um caso. Tudo depende do tempo de existência da estria no corpo.

As estrias têm colorações diferentes conforme vai passando o tempo em que elas surgiram.
Até um mês de idade, elas têm um tom rosado e são claras. O tratamento nessa época tem um bom resultado, já que pode torná-las quase transparentes.

Num segundo momento, que dura de 30 dias a um ano, predomina a cor roxa, e as estrias ficam mais largas, longas e salientes. Nesse período, a eficácia do tratamento chega a cerca de 60%.

Após um ano, a estria se cicatriza e apresenta uma cor esbranquiçada, podendo ter até dois centímetros de largura. Nesse estágio, o tratamento consegue apenas um estreitamento e diminuição da profundidade das estrias, a chance de reduzir a visibilidade é muito pequena.

Os tratamentos podem ser feitos em clínicas de estética ou com dermatologistas, dependendo da gravidade do caso. Geralmente, são utilizados cremes à base de ácido retinóico (usado para proteger a pele do envelhecimento) que exige certo afastamento do sol e a microdermoabrasão, uma espécie de lixamento da pele, feito com pomada anestésica. Há também a mesoterapia, em que se aplicam substâncias que renovam as células, tornando-as mais fortes e aumentando a elasticidade; existem tratamentos a laser; peelings químicos e lifting com correntes galvânicas.

Todas as técnicas de tratamento visam melhorar a aparência e o aspecto estético, estimulando a formação de tecido colágeno nas estrias.

Vale lembrar, que todos os tratamentos citados acima são procedimentos médicos, devendo por isso, ser realizados, sempre, sob a orientação de profissionais especializados e qualificados.

Artigos Recomendados:


4 comentários:

  1. Infelizmente sofro com esse mal o que me deixa muito triste... Porém ainda tenho a esperança de um tratamente de 100% de eficacia

    ResponderExcluir
  2. nossa gostaria de me livrar desas estrias que me deixam,muito constrangida nâo consigo me espor em lugares publicos tenho a sensaçâo ki todo mundo tá me olhando.Sofro muito com isso.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho estrias nos seios, barriga nádega e perna! :( sao muitasss...eu era magrinha e qndo engravidei engordei 30 kg! minha mae e irma tambm tem! e muito triste! antes pensava ah qndo eu comecar a malhar e perde peso eu vou me sentir melhor...bom,... ja perdi qse td, so falta 5 kg e nao estou feliz, agora meu problema sao com as estrias, tenho vergonha de por um biquini, um short ou saia, e triste :(

    ResponderExcluir
  4. ninguém merece mesmo estraga todo o nosso corpo, fico perplexa quando reparo algumjas estrias em mim fico mal pra caramba,não são muitas,mais me encomodam de mais..

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...