adsense assíncrono

terça-feira, 19 de julho de 2016

FUVEST – Lista de Livros de Leitura Obrigatória para o Vestibular de 2017 das faculdades da USP

Conheça, aqui, a lista publicada pela FUVEST dos livros que serão exigidos para o vestibular de 2017das faculdades da USP.

Foto de um livro sendo apontado por um dedo indicador chamando a atenção das leituras obrigatórias para o vestibular de 2017 da FUVEST
by Roberto M.
A USP exige dos candidatos ao concurso vestibular a leitura prévia e completa do texto integral de várias obras. Por isso, quem pretende chegar aos exames, bem preparado, não pode perder tempo, é bom começar já a se preocupar com a leitura.
Já desde o último processo vestibular em 2016, a FUVEST deixou de ter uma lista unificada com a UNICAMP e passou a adotar uma listagem própria de livros.

A FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) responsável pelos concursos vestibulares das faculdades da USP (Universidade de São Paulo) divulgou a nova Lista de Livros que serão exigidos no próximo concurso vestibular em 2017.

Com a lista própria, a USP continua a exigir a leitura de 9 obras. Houve alteração em relação ao vestibular passado.
A lista para o Vestibular 2017 apresenta quatro obras novas em relação à anterior.
Cinco obras da lista anterior estão mantidas na lista válida a para 2017.

A seguir, veja a Lista de Livros de leitura obrigatória para o vestibular de 2017 da FUVEST (USP) contendo as nove obras indicadas.

As obras marcadas em negrito são as que foram mantidas da lista anterior. As obras destacadas em vermelho são as novas obras indicadas.

1 - Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis.
2- O cortiço - Aluísio Azevedo.
3- A cidade e as serras - Eça de Queirós.
4 - Vidas secas - Graciliano Ramos.
5- Capitães da areia – Jorge Amado.
6 – Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade.
7 – Iracema – José de Alencar.
8 – Sagarana – João Guimarães Rosa.
9 – Mayombe – Pepetela.

Praticamente todos os títulos da lista são de consagrados autores da literatura brasileira ou portuguesa que fazem parte do conteúdo esperado para o ensino médio. A surpresa deste ano é a inclusão de uma obra do angolano Pepetela (Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos), que foi guerrilheiro do MPLA, político e governante.

Seu livro Mayombe é uma narrativa que mergulha fundo na organização dos combatentes no MPLA.
O MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) é um partido político de Angola, que governa o país desde sua independência de Portugal em 1975. Foi, inicialmente, um movimento de luta pela independência de Angola, transformando-se num partido político após a Guerra de Independência de 1961-74.

Quem quiser ver a lista da UNICAMP para o vestibular de 2017 acesse “UNICAMP – Lista de Livros de Leitura Obrigatória para o Vestibular de 2017 da CONVEST

***Veja a atualização mostrando a lista dos livros obrigatórios para o Vestibular de 2018 da UNICAMP e também a lista dos livros obrigatórios para os vestibulares de 2018 e 2019 da FUVEST***
Bibliografia: Site da FUVEST

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...