adsense assíncrono

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quatro itens que exigem atenção na prevenção de acidentes de trânsito

by Roberto M. 
Para que serve a suspensão do automóvel? Qual a conseqüência de um sistema de direção com defeito? Quais os principais problemas com o sistema de iluminação de um veículo? É importante a manutenção do sistema de freios?
Abaixo algumas dicas sobre quatro sistemas de suma importância para que um veículo seja seguro: suspensão, direção, iluminação e freio.


Suspensão
A suspensão e os amortecedores servem para manter a estabilidade do veículo. Se estiverem gastos, pode haver a perda do controle do veículo e seu capotamento, principalmente nas curvas e nas frenagens.
Para se precaver contra isso, verificar periodicamente o estado de conservação e funcionamento do sistema de suspensão e amortecedores levando o veículo a pessoal especializado.

Direção
O sistema de direção é um dos responsáveis pela dirigibilidade, sendo por isso um dos mais importantes componentes de segurança do veículo. Qualquer folga ou defeito nesse sistema, faz com que veículo “puxe” para um dos lados e isso leva o condutor a perder o controle. Nas frenagens, os problemas são potencializados.  O funcionamento correto do sistema de direção deve ser verificado periodicamente por profissionais especializados.

Sistema de Iluminação
O sistema de iluminação do veículo é fundamental para que o condutor veja e seja visto por todos os usuários da via. Se o veículo não tiver iluminação, ou esta for deficiente, muitos acidentes poderão acontecer.
Os seguintes problemas são usuais:
- Os faróis em mau estado de conservação, sejam eles queimados ou desalinhados, reduzem a visibilidade panorâmica e não se consegue enxergar tudo o que seria necessário.
- Luzes de freio deficientes, não sinalizam corretamente aos outros motoristas quando da frenagem do veículo e isso compromete o tempo e a distância para uma frenagem segura do veículo que vem atrás.
- As lanternas de posição defeituosas também comprometem o reconhecimento do veículo pelos demais usuários da via. Isso piora à noite ou em ambientes escurecidos como chuva e penumbra.
- As luzes indicadoras de direção com funcionamento debilitado, não mostram aos outros motoristas a intenção de manobra do veículo e isso pode causar acidentes.
O hábito de verificar constantemente o funcionamento das luzes e lanternas é prevenção para muitos acidentes.

Freios
Quanto pior for o estado do sistema de freios, maior vai ser a distância para uma frenagem segura e isso pode causar acidentes de trânsito.
Os principais componentes do sistema de freios são: sistema hidráulico, fluido, discos, pastilhas e lonas.
Normalmente, o veículo perde eficiência por um desses motivos:
- Nível de fluido baixo
- Vazamento de fluido
- Disco e pastilhas gastos
- Lonas gastas
Nos veículos com freios a lona, o sistema de frenagem perde eficiência momentaneamente quando passa por locais encharcados. Pisar no pedal várias vezes, após reduzir a velocidade e observar as condições do trânsito no local, faz com que os freios voltem à normalidade.
Nos veículos com sistema ABS, luzes indicativas no painel, mostram qualquer problema no funcionamento. Nesse sistema, a roda envia sinais para uma central eletrônica que gerencia a pressão no cilindro e no comando dos freios, evitando assim o bloqueio das rodas.
Freadas bruscas e desnecessárias desgastam mais rapidamente as peças do sistema de freios.
O funcionamento correto, o nível de desgaste e o estado de conservação do sistema de freios devem ser verificados periodicamente por profissionais especializados.
Bibliografia: Direção Defensiva (Denatran/Ministério das Cidades - Fundação Carlos Chagas)

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...