quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

USP e UNICAMP: Lista de livros - Vestibular 2013, 2014 e 2015.

Lista de livros de leitura obrigatória que serão cobrados pela Fuvest e pela Unicamp nos vestibulares de 2013, 2014 e 2015
by Roberto M.
A FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) responsável pelos concursos vestibulares das faculdades da USP (Universidade de São Paulo) e a CONVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares) responsável pelos concursos vestibulares das faculdades da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) divulgaram no dia 19/01/2012 a nova Lista Unificada de Livros que serão
exigidos nos próximos concursos vestibulares de ambas as instituições.

Essa nova lista será cobrada nos próximos três anos e suas obras literárias serão abordadas nos vestibulares de 2013, 2014 e 2015.
Em relação à lista anterior, que durou dois anos e serviu para os vestibulares de 2011 e 2012, houve quatro alterações, ou seja, foram substituídas quatro obras. Dessa maneira, cinco obras permanecem e quatro são novas.

Tanto a USP como a UNICAMP exigem dos candidatos aos concursos vestibulares a leitura prévia e completa do texto integral das nove obras. Por isso, quem pretende chegar aos exames, bem preparado, não pode perder tempo, é bom começar já a se preocupar com a leitura.

E o que se espera do candidato no que diz respeito a essas obras literárias?

A FUVEST, no manual do candidato de 2012 dizia: “no que se refere aos textos literários, espera-se o conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa. O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia. Implica também a capacidade de relacionar o texto com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos e com seu contexto histórico e cultural".

A CONVEST, no manual do candidato de 2012 dizia: “Considerando-se que é possível acessar, por meio da literatura, um tipo específico de experiência acumulada numa cultura, espera-se que o candidato tenha tido contato com textos narrativos, líricos e dramáticos em língua portuguesa. Embora o texto literário se preste, por sua própria natureza, a múltiplas leituras e interpretações, que dependem em parte das circunstâncias histórico-sociais e dos objetivos do leitor, há sempre um núcleo de leituras possíveis que são delimitadas pelo próprio texto e constituem a base para qualquer interpretação posterior. No Vestibular Unicamp, essas leituras são usadas como parâmetro para elaborar as questões e avaliar o candidato quanto ao conhecimento de uma parte representativa de textos literários em língua portuguesa. Não se espera que o candidato tenha tido contato com análises literárias especializadas, que, embora adequadas no contexto acadêmico e crítico, escapam às expectativas em relação à sua formação no âmbito do ensino médio”. 

A seguir, veja a Lista Unificada de Livros de leitura obrigatória para os vestibulares de 2013, 2014 e 2015 da USP (FUVEST) e da UNICAMP (CONVEST) contendo as nove obras indicadas:

  1. Viagens na minha terra – Almeida Garrett;
  2. Til – José de Alencar;
  3. Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida;
  4. Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
  5. O cortiço - Aluísio Azevedo;
  6. A cidade e as serras - Eça de Queirós;
  7. Vidas secas - Graciliano Ramos;
  8. Capitães da areia – Jorge Amado;
  9. Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade.
As obras destacadas em vermelho são as novas obras indicadas, as outras permaneceram.
As obras que eram indicadas nos vestibulares anteriores, e que deixaram de constar da nova lista são: Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente; Iracema - José de Alencar; Dom Casmurro - Machado de Assis e Antologia Poética - Vinicius de Moraes.
Bibliografia: 1) Site da FUVEST
                      2) Site da UNICAMP
                      3) Manual do candidato de 2012 da Fuvest e da Unicamp

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..

NOTE QUE: Como os comentários realizados vão sempre aparecendo no fim da lista, ÀS VEZES, nas postagens com grande número de comentários, será necessário clicar no "CARREGAR MAIS" ou "CARREGANDO", que está logo aí acima, para que se possa visualizar o comentário feito e suas respectivas. respostas.
Faça isso até chegar ao final da listagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...