adsense assíncrono

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

USP e UNICAMP: Lista de livros - Vestibular 2013, 2014 e 2015.

Veja aqui a lista unificada dos livros obrigatórios dos vestibulares da FUVEST e da UNICAMP para os anos de 2013, 2014 e 2015. Veja, também, o link das listas para o vestibular até 2017.

Lista de livros de leitura obrigatória que serão cobrados pela Fuvest e pela Unicamp nos vestibulares de 2013, 2014 e 2015
by Roberto M.
A FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) responsável pelos concursos vestibulares das faculdades da USP (Universidade de São Paulo) e a CONVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares) responsável pelos concursos vestibulares das faculdades da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) divulgaram no dia 19/01/2012 a nova Lista Unificada de Livros que serão exigidos nos próximos concursos vestibulares de ambas as instituições.

Essa nova lista será cobrada nos próximos três anos e suas obras literárias serão abordadas nos vestibulares de 2013, 2014 e 2015.
Em relação à lista anterior, que durou dois anos e serviu para os vestibulares de 2011 e 2012, houve quatro alterações, ou seja, foram substituídas quatro obras. Dessa maneira, cinco obras permanecem e quatro são novas.

Tanto a USP como a UNICAMP exigem dos candidatos aos concursos vestibulares a leitura prévia e completa do texto integral das nove obras. Por isso, quem pretende chegar aos exames, bem preparado, não pode perder tempo, é bom começar já a se preocupar com a leitura.

E o que se espera do candidato no que diz respeito a essas obras literárias?

A FUVEST, no manual do candidato de 2012 dizia: “no que se refere aos textos literários, espera-se o conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa. O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia. Implica também a capacidade de relacionar o texto com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos e com seu contexto histórico e cultural".

A CONVEST, no manual do candidato de 2012 dizia: “Considerando-se que é possível acessar, por meio da literatura, um tipo específico de experiência acumulada numa cultura, espera-se que o candidato tenha tido contato com textos narrativos, líricos e dramáticos em língua portuguesa. Embora o texto literário se preste, por sua própria natureza, a múltiplas leituras e interpretações, que dependem em parte das circunstâncias histórico-sociais e dos objetivos do leitor, há sempre um núcleo de leituras possíveis que são delimitadas pelo próprio texto e constituem a base para qualquer interpretação posterior. No Vestibular Unicamp, essas leituras são usadas como parâmetro para elaborar as questões e avaliar o candidato quanto ao conhecimento de uma parte representativa de textos literários em língua portuguesa. Não se espera que o candidato tenha tido contato com análises literárias especializadas, que, embora adequadas no contexto acadêmico e crítico, escapam às expectativas em relação à sua formação no âmbito do ensino médio”. 

A seguir, veja a Lista Unificada de Livros de leitura obrigatória para os vestibulares de 2013, 2014 e 2015 da USP (FUVEST) e da UNICAMP (CONVEST) contendo as nove obras indicadas:

  1. Viagens na minha terra – Almeida Garrett;
  2. Til – José de Alencar;
  3. Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida;
  4. Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
  5. O cortiço - Aluísio Azevedo;
  6. A cidade e as serras - Eça de Queirós;
  7. Vidas secas - Graciliano Ramos;
  8. Capitães da areia – Jorge Amado;
  9. Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade.
As obras destacadas em vermelho são as novas obras indicadas, as outras permaneceram.
As obras que eram indicadas nos vestibulares anteriores, e que deixaram de constar da nova lista são: Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente; Iracema - José de Alencar; Dom Casmurro - Machado de Assis e Antologia Poética - Vinicius de Moraes.


Atualizando as informações: 


***Para o ano de 2016 a lista de livros obrigatórios não será mais unificada. Cada universidade divulgará a sua lista. Essas listas já foram divulgadas. Você pode conhecer as listas dos livros obrigatórios para leitura para os concursos vestibulares da FUVEST e da UNICAMP clicando nesse link: "USP e UNICAMP: Listas de livros para o Vestibular de 2016 da FUVEST e da CONVEST." ***

***Já existe uma atualização da postagem anterior mostrando a lista de livros de leitura obrigatória para o vestibular de 2017 da UNICAMP (CONVEST) e, também, a lista de livros de leitura obrigatória para o vestibular de 2017 da FUVEST (USP).***

***Veja a atualização mostrando a lista dos livros obrigatórios para o Vestibular de 2018 da UNICAMP e também a lista dos livros obrigatórios para os vestibulares de 2018 e 2019 da FUVEST ***

Bibliografia: 1) Site da FUVEST
                      2) Site da UNICAMP
                      3) Manual do candidato de 2012 da Fuvest e da Unicamp

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...