adsense assíncrono

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Batom. Sensualidade, beleza e proteção.

Curiosidades sobre o batom: conheça um pouco de sua história, do que ele é feito e algumas dicas para utilizá-lo, de acordo com a conveniência que se deseja.

O batom, além de ser sensual, embeleza e dá proteção aos lábios
by Roberto M.
Para que serve o batom? Como surgiu o batom? Qual a composição do batom? Como usar o batom?
O batom é usado para atribuir cor, forma e aparência atraente aos lábios. Além de acentuar os lábios, também esconde as imperfeições e ainda serve para proteger os lábios de poluentes e radicais livres nocivos. Considerado a maquiagem que mais valoriza o rosto das mulheres, o batom é hoje fundamental. 

Ele hidrata e protege os lábios, formando uma camada que impede alergias provocadas por partículas presentes no ar ou levadas pelas próprias mãos.
Cores e composições fazem do batom a arma mais poderosa na busca de uma imagem elegante e sensual.

Um pouco da história do batom

Pintar os lábios em busca de sensualidade é um hábito cultivado pelas mulheres desde o Mundo Antigo. Desde 7000 anos a.C., no tempo dos sumérios, existem notícias do uso do batom. Esta prática vem sendo transmitida de geração em geração (egípcios, assírios, babilônios, persas, gregos, romanos) até às civilizações modernas.
Desde então o uso do batom foi se popularizando e viveu vários modismos.

As mulheres gregas adornavam seus lábios com pastas elaboradas à base de ervas esmagadas; no século XVII, com a evolução científica, as pomadas coloridas de pintar lábios tornaram-se mais seguras e acessíveis.
Em 1921, em Paris, surgiu pela primeira vez o batom embalado em um tubo e comercializado em cartucho.

Até aí, a boca era somente ligeiramente sublinhada, mas a partir de meados da década de 1920 tem início uma audácia um pouco maior, e a boca começa a ser pintada com cores e sombras mais abundantes.
No início dos anos 60 a moda é batom claro, quase branco. Nos anos 70, os lábios passam a ter uma coloração mais acentuada com tonalidades de cobre e marrom. Em seguida, chegam os batons de cores chocantes: rosas azuladas, laranja, roxo. Surgem novos efeitos: perolizados, irisados, metalizados.

Após o ano de 1985, vem uma onda de calmaria, voltam os tons vermelhos com algumas nuances de rosa e marrom. Nos anos 90 a tendência diversifica-se e, ao lado dos perolizados e brilhantes, surgem os mates (batons com acabamento opaco e sem brilho, que ressaltam e fidelizam a cor escolhida; um batom com efeito mate dura várias horas, evitando assim retoques constantes).

Composição do batom

Os batons são misturas de ceras, óleos e pigmentos em concentrações variáveis para produzir a característica que se deseja no produto final.
Quando se deseja um batom que permaneça nos lábios por um período prolongado, são utilizadas altas concentrações de cera e pigmento e baixas de óleo. Já, quando a necessidade é dar uma sensação cremosa e suave aos lábios, utiliza-se baixo teor de cera e alto de óleo.

As ceras mais utilizadas na formulação dos batons são: abelha branca, candelilla, carnaúba, ozoquerita, lanolina, ceresina.
Os óleos utilizados são: de rícino, mineral branco, de lanolina, vegetais hidrogenados. Os óleos são necessários para dispersão dos pigmentos.

Mais recentemente, além das ceras, óleos e pigmentos, alguns outros ingredientes passaram a integrar a composição dos batons: hidratantes, vitaminas A e E, aloe vera, colágenos, aminoácidos e filtros solares.

Dicas de Utilização do batom

Quando se aplica uma camada de batom mais escuro com uma sombra mais clara no topo, os lábios finos parecerão mais largos.

Para dar um efeito sensual e de aumento aos lábios, use um batom cintilante no centro da boca. Aumente os lábios usando contorno mais escuro que o batom.

Para diminuir o volume dos lábios, aplique um corretivo para apagar o contorno natural e depois, preencha os lábios com o batom. Prefira batons mais escuros e opacos.

Para que o batom tenha maior durabilidade em seus lábios, passe o batom e tire o excesso com um lenço de papel. Em seguida aplique uma camada de pó facial nos lábios; por fim aplique novamente outra camada de batom.

A cor do batom pode variar mais que a de qualquer outro cosmético; é escolhida não apenas com base no tom da pele, mas também de acordo com as cores da roupa usada.

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Sempre gosto de usar batom, parabéns pelo post.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que belo texto, ainda que escrito bem em cima de pesquisa documental. Parabéns pela seletividade do conteúdo, pois foi de muita utilidade. VALEU!

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...