adsense assíncrono

sábado, 27 de outubro de 2012

Curso de Tear de Pente Liço. Cálculo dos Fios da Trama - Aula 2

Segunda aula do Curso de Tear de Pente Liço. Vamos calcular a quantidade necessária de fios para se fazer a trama de nosso trabalho de tecelagem manual.

Cálculo dos fios da Trama.
by Telma M.
Nas aulas anteriores, após uma introdução, vimos os materiais básicos necessários para se começar a trabalhar com tear.
Hoje, no nosso Curso de Tecelagem Manual, vamos dar início ao trabalho propriamente dito, vamos aprender a fazer os cálculos dos fios da trama, ou seja, quanto de fio deveremos comprar para conseguirmos fazer a trama do trabalho no tamanho que desejamos.

Para ficar mais fácil de entender, vamos calcular a quantidade em um exemplo prático: Vamos considerar um tapete de tamanho  42 cm de largura por 60 cm de comprimento.

Teremos o seguinte:

42 cm = 0,42 m; 
60 cm = 0,60 m; 
se multiplicarmos: 0,42 m x 0,60 m = 0,252 m2


Regra

Sabe-se que para fazer 1 m2 de tapete é preciso cerca de 1,8 Kg de fios.

Cálculo do Total de Fios da Trama

Portanto, através de uma simples regrinha de três:

Se para 1 m2  de tapete necessitamos de 1,8 kg de fios
Para 0,252 m2 necessitaremos de  y Kg de fios

Logo  y = 1,8 kg x 0,252 m2  / 1 m2  e 

y = 0,4536 kg

Dessa maneira, concluímos que vamos precisar de 0,4536 Kg de fios, ou meio quilo de fio para fazer o tapete. (Faremos um tapete de barbante, portanto precisaremos de meio quilo de barbante).

Cálculo das Quantidades Parciais (das várias cores)

Esse meio quilo de barbante é a quantidade total. 
Como nosso tapete tem várias cores,  é preciso fazer os cálculos para cada uma das cores, ou seja, temos que verificar a proporção que cada cor representa no total do tapete. 

Exemplo:
- Se uma cor representar 10% do tapete, precisaremos de 10% de meio quilo dessa cor ( 50 gramas); 
- Se outra cor representar 20% do tapete, necessitaremos de 20% de meio quilo dessa cor (100 gramas) e assim por diante.

Se você ficou com dúvidas, não se preocupe, mande um email para:: telma@tearderetalhos.com, ou deixe um comentário neste blog, que teremos prazer em ajudar.
Cuidado! Se os cálculos não forem bem feitos, pode faltar fio para terminar o trabalho.
Bom trabalho!

Na próxima aula veremos como se faz o cálculo dos fios do para o urdume.

Artigos Recomendados:

18 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber como eu faço para fazer o mesmo desenho nas duas extremidades de um tapete tecido em um Tear de Pente Liço, sendo que à medida em que eu teço é necessário ir enrolando o trabalho já pronto, e como saber quando estou exatamente no meio da peça.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sonia, obrigada por sua visita. Olha, eu costumo fazer um pequeno projeto do trabalho da seguinte forma: Usando uma folha de papel quadriculado faço um desenho da metade do tapete. Depois basta você seguir o desenho da extremidade para o centro do papel. Quando chegar na metade vire o desenho 180 graus na horizontal, de modo que a folha fique de ponta cabeça. Aí você continua seguindo o desenho, só que do centro para a extremidade.
    Será que consegui esclarecer suas dúvidas? Fique à vontade para perguntar se não entender. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ok. entendi. Mas....quando você fala em seguir o desenho isso quer dizer que eu tenho que seguir em centímetros?
    Por exemplo, eu estou louca para fazer um poncho estilo peruano que é tecido em duas partes e o mesmo desenho nas duas extremidades e um detalhe no centro da peça, que ao fazer a união esse detalhe fica justamente na região do pescoço(local onde haverá uma abertura para passar a cabeça)
    Até aí tudo bem, só que eu não tenho o gráfico desse poncho, consigo apenas determinar as medidas e tecer, então será que ficaria mais fácil, ou melhor, com uma probabilidade menor das peças sairem com os desenhos desencontrados se eu fizesse o que você me falou?
    Um abraço e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Sonia, boa tarde e obrigada por sua visita! Os quadradinhos do papel quadriculado têm meio centímetro de lado, então use escalas. Um exemplo de como usar escalas é quando cada quadradinho de meio centímetro do papel representa um quadrado de 4 cm no trabalho real, assim o tecido fica 4 vezes maior do que o desenho. Quanto à semelhança dos desenhos, é difícil fazer dois desenhos exatamente iguais por diversas razões, mas SIM, seguindo um gráfico (feito por você) o desenho fica mais semelhante. Vou tentar elaborar uma aula voltada para esse tema, mas por enquanto pode perguntar o que quiser saber. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Telma boa tarde, com relação ao cálculo da quantidade de rolos que preciso ter para fazer a trama de uma manta, ( 85 cm de largura por 180 cm de comprimento), quantos rolos de 100 gramas teria que comprar? pelos cálculos cheguei a 27,54 rolos (2,754 quilos). Poderia me ajudar? bjs!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! Gostaria de saber como é feito o cálculo de quantidade para trama em lã.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana, se você pretende fazer um tapete com uso de lã Paratapet, o calculo é o mesmo mostrado no artigo acima. Porem se você pretende fazer cachecol ou outra peça qualquer, será preciso analisar e calcular o caso específico. Neste caso entre em contato comigo via e.mail, quem sabe combinamos uma aula, não é? Abraços.

      Excluir
  7. Quero saber como consigo fazer esse urdume, aquele rolo que tem os dentes, que nas extremidades do tear na horizontal? Não sei onde encontro essas peças para comprar, já que não tenho condições financeiras de comprar um desse dai que tanto sonho, então pelo menos comprar as peças separadamente. Agora caso né vendam um igual a esse da amostra q está acima, só posso comprar com frete grátis para ceo 5701410, e dividir valor do tear pente liço no cartão.como todo mundo vende seus objetos.obrigada, e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, em São Paulo tem um fabricante de teares chamado Arte Madeira teares. Em Florianópolis tem outro fabricante chamado Arte Viva teares. Verifique se algum desses tem o que você procura. Boa sorte.
      Telma

      Excluir
  8. Boa noite, estou iniciando no tear e os trabalhos que me arrisquei a fazer tenho um problema ou faz uma "barriga" no meio ou um lado fica maior que outro ,geralmente o lado direito. O que estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  9. Olá Cristina, obrigada por sua visita e pelo contato.
    A "barriga" pode ser a tensão do fio da trama. Quando a tensão da trama for muito forte, o trabalho forma cintura ou barriga, caso a tensão esteja frouxa. Já com relação ao tamanho diferentes dos lados, é possível que você esteja batendo o pente de forma irregular.
    Se precisar de maiores detalhes, saiba que eu posso dar aulas através da internet, é só entrar em contato novamente. Boa sorte com seus aprendizados.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Telma. Sou apaixonada por tear. Gostaria de me iniciar.Como faço para adquirir o tear? É muito caro?

    ResponderExcluir
  11. Olá Sandra, obrigada por seu contato. O tear de pente liço não é um equipamento barato, porem caro ou barato é relativo, depende de vários fatores, inclusive depende do quanto você tem interesse nele. Há vários tamanhos com preços variados. Alem disso existem teares usados com preços muito interessantes.
    Não desista de seus sonhos.
    Se precisar de aulas, fale comigo. Podemos combinar preços e horários bastante variáveis.
    Abraços, boa sorte.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Telma , gostaria de começar a trabalhar com tear de pente liço, porém to em dúvida do tamanho do tear. Estou pensando no de 60 cm da arte viva , seria esse o melhor para começar.? Assim que resolver o tear , vamos falar sobre as aulas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, eu gosto muito do tear de 60cm, ele não é tão grande, mas possibilita fazer peças interessantes. Como um tear inicial é legal comprar esse sim. Quanto ao fabricante, é boa escolha, o material é de boa qualidade, embora hajam outros muito bons também.
      Se quiser falar de aulas é só nos contatar.

      Excluir
  13. Gostaria de receber informações sobre aulas presenciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Senhor ou Senhora Anônimo, pena você não ter se identificado. Quanto às aulas, eu dou aulas particulares. Pode enviar e.mail para "telmatrm@tearderetalhos.com" para maiores informações sobre as aulas. Se preferir whatsapp, é só enviar mensagem para (11)9.9442-9486. Até breve.

      Excluir
  14. Muitas dicas úteis p a tecelagem artesanal ,muito obrigado mesmo.abraços.

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...