quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Curso de Tear de Pente Liço. Fazendo o Acabamento–Aula 9

By Telma M
Curso de Tecelagem Manual 
Nesta Aula vamos aprender a fazer o acabamento do trabalho de tecelagem manual em tear de pente liço.
Primeiramente temos que tirar o trabalho que acabamos de tecer, do tear. Retiramos os protetores, desenroscamos todos os fios e teremos a peça em nossas mãos para darmos o

acabamento.
Para essa etapa, precisaremos de tesoura e agulha de tapeçaria.
Usando a técnica mostrada no esquema abaixo para fazer o nó, amarre os fios das franjas, dois a dois, para impedir que se soltem posteriormente, durante futuras lavagens e manuseios.
 
Depois esconda os fios soltos, usando a agulha de tapeçaria. Corte as pontas que sobrarem.
O último passo é acertar o comprimento das franjas. Use a régua para medir o comprimento desejado e corte todos os fios do mesmo tamanho.

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor todo o processo.


video
 
Esta é a última aula básica do curso de tecelagem em tear de pente liço.
Espero ter ajudado você a aprender os primeiros passos para conseguir fazer uma peça tecida em tear manual. Mas, mais dicas virão. Continue acompanhando as próximas aulas.
A imaginação é o limite para quem tem curiosidade e vontade de aprender.
Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário ou mande uma mensagem para telma@tearderetalhos.com, terei prazer em esclarecer. Seu comentário é muito importante para que nós possamos melhorar cada vez mais este site.

Artigos Recomendados:
.

19 comentários:

  1. Telma, muito obrigada pela sua aula básica de tear de pente liço. Muito tempo atrás tive aulas com Marta Formosinho, depois Renato Embroisi, mas fiqueo um bom tempo impossibilitada e agora recomendações médicas estava procurando como voltar asa minhas atividades, com seu curso consegui lembrar muitas coisas.Vou escrever no seu e-mail melhor os esclarecimentos.Mas, Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Você não vai acreditar, mas quando cursei o ginásio (há cerca de 40 anos), no Colégio Estadual Visconde de Cairú, no Rio de Janeiro, fiz muitos tapetes utilizando esse sistema. A matéria chamava-se "trabalhos manuais". E dizem que a educação avançou!

    Parabéns pelo blog!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Carlos, eu também tive aulas de trabalhos manuais no colégio estadual "Carlos Augusto Froelich", em Pindorama, SP. Naquele tempo a gente aprendia tanta coisa... Quando o colégio terminava a gente tinha preparo e habilidade para quase tudo. Já hoje muitas crianças terminam o curso básico sem saber nem ler e escrever.
    Obrigada.
    Telma

    ResponderExcluir
  4. cleonice Damasceno20/1/11 19:11

    adorei,me ajudou muito tenho um tear,mas acho muito dificil prender os fios no dentindo,parece que não segura?faço ate uns nò.mas já fiz algumas coisas.meu nome e cleonice Damasceno moro no interior de são Paulo,em são miguel arcanjo,depois de pilar do sul.agradeço abraços ate mais

    ResponderExcluir
  5. Cleonice, obrigada por sua visita, ela é muito importante para mim.
    Fiquei muito feliz de saber que minha postagem a ajudou. Assista quantas vezes forem necessárias até aprender direitinho. Espero que você faça uma bela peça no seu tear. Bjs
    Telma

    ResponderExcluir
  6. Olá Telma, muitíssimo obrigada, sabe fiz a técnica básica e por incrivel que pareça esqueci do ponto peruano e sofria para fechar os nós porque a linha caia recordei voltei a aprender e estou fazendo exatamente como ensinou, mas já abusando vc poderia nos ensinar (eu não sei mesmo) a fazer as cores na vertical? meus trabalhos não ficam com a côr original sempre fica uma linha cobrindo a outra E torno a repetir muito obrigada, mesmo.
    Abraços,
    Elza

    ResponderExcluir
  7. Elza, eu é que agradeço sua visita.
    Olha, vou preparar uma aula de cores na vertical.
    Bjs
    Telma

    ResponderExcluir
  8. Telma,AMEI seu site,amei a maneira como v. mostra o passo a passo,achei v. uma pessoa maravilhosa,sem egoísmos,passando aos outros o que v. sabe com a maior boa vontade.Meus parabéns,v. é uma pessoa iluminada e eu agradeço muito.Aprendí muito.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Telma

    Deus abençoe a voce por ser uma pessoa tão maravilhosa e tão desprendida dos seus conhecimentos, pois eu tenho um tear de pente liço e já me bati muito procurando em meu Estado quem sabe fazer e não tem quem faça para ensinar. Por acaso encontrei o seu site e graças a Deus estou aprendendo a fazer alguma coisa; quando estiver com uma peça bem bonita enviarei a foto prá voce ver. Mais uma vez Deus te abençoe pelo seu desprendimento e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gladys, bençãos de Deus são sempre benvindas, obrigada. Faço questão de ver uma foto de seu trabalho quando estiver pronto. Boa sorte. Beijos.

      Excluir
  10. Olá boa tarde acabei de comprar um tear de pente liço gostari de saber se vcs tem videos de cursos.Obrigada ficarei aguadando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá senhor Anônimo, dê uma olhada acima, na aba onde está escrito "Aulas de Tear" e veja as aulas básicas. Depois, se tiver interesse, volte a me contatar para aulas mais aprofundadas.
      Boa sorte.

      Excluir
  11. Como fazer letras em tear de prego?
    penquem@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Desenhos como letras podem ser feitos com a técnica do kilin em teares de pente. Não é comum fazer essa técnica em teares de prego, mas quem controla a criatividade, não é mesmo? Dê uma olhada na técnica do kilin que eu descrevo nas aulas 12 e 13. Você pode encontrá-las lá em cima, na aba "aulas de tear". Só assegure-se de que os pregos estejam bem pertinho uns dos outros, assim o desenho vai aparecer. Mas não desanime, eu prometo pensar bastante sobre isso e pesquisar para encontrar uma resposta.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  13. Olá estou me aventurando na arte de tecer e fiquei encantada com suas aulas, tão bem explicadinho, tão carinhosas. Amei. Fiquei feliz. Muito Obrigada. Rachel.

    ResponderExcluir
  14. Olá Raquel, que bom que você gostou, então aproveite para fazer o curso e aprender os conceitos básicos.
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá Professora gostei muito das explicações. Há tempos estou procurando na internet uma aula de tear de pente liço. Tenho um de 30 cm que está guardado por não saber utilizar. Agora vou acompanhar as suas aulas e fazer algumas peças. Se possível gostaria de aprender a unir várias peças para formar roupas como: blusas e também peças arredondadas como para tampa de vaso sanitário. Estou muito feliz por conhece-la mesmo em vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. San, fico muito feliz por receber sua visita. Obrigada.
      Olha, não costumo fazer peças arredondadas, mas como adoro um desafio, vou pensar sobre isso e quando tiver solução publico aqui. Enquanto isso divirta-se com com minhas aulas. Abraços

      Excluir
  16. Andre Mangia6/3/14 13:08

    Parabéns é muito bom ver pessoas dispostas a compartilhar seus conhecimentos.

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..

NOTE QUE: Como os comentários realizados vão sempre aparecendo no fim da lista, ÀS VEZES, nas postagens com grande número de comentários, será necessário clicar no "CARREGAR MAIS" ou "CARREGANDO", que está logo aí acima, para que se possa visualizar o comentário feito e suas respectivas. respostas.
Faça isso até chegar ao final da listagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...