adsense assíncrono

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Curso de tear de Pente Liço. Introdução – Aula 0

Aula introdutória do Curso de Tecelagem Manual através do Tear de Pente Liço. Descrição de alguns termos usados nesse tipo de artesanato e, também, a visão filosófica existente entre esse tipo de arte e a mente.

Tecelagem Manual em tear de Pente Liço.
by Telma M.
Vou começar aqui, nessa aula introdutória, um Curso de Tecelagem Manual. Espero que tenha alguma utilidade para aqueles que desejam começar a se enveredar pelos meandros do artesanato em tear, tanto profissionalmente quanto em um simples modo de relaxar a mente.
A arte de tecer em um tear manual pode ser considerada um elo entre a matéria e o espírito. Há quem diga que usar as habilidades manuais para tecer é a própria essência Divina manifestada no agir humano.

A verdade é que esse processo é muito usado e difundido para aliviar o stress, deficiências físicas, busca da harmonia interior e outras dificuldades próprias do nosso tempo.
Há médicos que orientam o paciente, vítima de AVC (acidente vasculhar cerebral) a fazer terapia com tecelagem manual, para ter de volta seus movimentos perdidos com a doença.
Muitas pessoas com síndrome de down ou outras necessidades especiais podem se beneficiar com a terapia do tear, desenvolvendo muitas habilidades desconhecidas de si mesmo e conseguindo uma inclusão social muito satisfatória.
A todas as pessoas sensíveis, o tear é uma benção que permite a criação de peças que são pura arte, pura manifestação de Deus em nós.

Pode-se fazer um paralelo entre a atividade de tecer e nossa mente. Dessa forma a montagem dos fios no tear e a urdidura representam nosso plano de trabalho na terra e nosso destino.
A trama, a escolha dos fios, pontos, cores e formas representam nosso livre arbítrio.
Finalmente, o entrelaçamento destes fatores inseparáveis representa nossa caminhada no processo evolutivo individual em busca da Luz!
Baseada nesta filosofia, resolvi tentar passar minha experiência de tecelã para aqueles que têm vontade de aprender tecelagem manual em tear de pente liço, através de um curso básico composto de algumas aulas.
Este curso começa aqui com alguns conceitos que são necessários para entender o funcionamento de um tear de pente liço e para começar a tecer os primeiros trabalhos.
   
Esquema de um tear, mostrando os principais nomes utilizados.

Tear: equipamento bastante simples que permite entrelaçar fios, denominados trama e urdidura tendo como resultado uma malha que chamamos de tecido.

Urdidura: é formada por um conjunto de fios tensos, paralelos e colocados previamente no sentido do comprimento do tear (também chamado de vertical ou longitudinal).

Trama: é o segundo conjunto de fios, passados no sentido transversal ou horizontal, com auxílio de uma agulha, conhecida por navete. A trama é passada entre os fios da urdidura por uma abertura denominada cala.

Cala: abertura entre os fios ímpares e pares da urdidura, por onde passa a trama.

Pente: peça básica no tear pente liço que permite levantar e abaixar alternadamente os fios da urdidura, para permitir a abertura da cala e posterior passagem da trama.

A urdidura é colocada através do pente e seus fios são mantidos com tensão constante. O movimento vertical do pente faz surgir a abertura denominada cala, por onde é passada a trama, sucessivamente de um lado para outro, entrelaçando-se desta maneira os dois conjuntos de fios.

No artigo Fotos de Tear de Pente Liçomostro alguns detalhes do tear e de seus componentes.
Resumo: como funciona um tear de pente liço, terapia através da tecelagem manual, curso de tecelagem manual, como tecer em tear manual, artesanato em tear

Artigos Recomendados:

16 comentários:

  1. Amei seu blog, sobretudo conhecer a história do tear e ver as obras de arte que são possíveis construir com ele. Sou aluna iniciante, estou trabalhando com tear com pregos, mas gostaria de aprender a manejar esse de pente liço. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valerie, veja as aulas do blog e divirta-se. Se morar em São Paulo, saiba que dou aulas de tear e aceito encomendas também.
      Abraços.

      Excluir
  2. Olá Telma,

    adorei o paralelo espiritual! muito legal e verdadeiro!
    estive em Rezende Costa esse fim de semana e vi um tear de dois pedais.
    Gostaria de saber se as suas aulas de pente liço servem como introdução para o uso do tear de dois pedais.

    abs
    Clarissa Belletti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarissa,
      obrigada por sua visita.
      O tear de pedal é bem diferente do tear de pente liço. Uma das diferenças é que o tear de pedais tem mais recursos para se fazer padronagens mais complexas.
      No entanto os conceitos de tecelagem são os mesmos para qualquer tipo de tear.
      Minhas aulas básicas podem ajudá-la, mas você terá que procurar orientação sobre a forma de uso dos pedais.
      Boa sorte, e me conte dos seus progressos.
      abraços,
      Telma

      Excluir
  3. Adorei seu blog!!! Estou lendo vorazmente as informações!!!

    bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força e por sua visita tão simpática.
      Fique à vontade e aproveite as dicas.
      Abraços

      Excluir
  4. Bom dia Telma,

    Li em uma de suas respostas que você dá aulas de Tear aqui em São Paulo. Por favor, qual o endereço?

    Parabéns pelos trabalhos.

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, obrigada por sua visita. Sim, eu dou aulas de tear e outras artes manuais em São Paulo, na vila Mariana. Se quiser falar comigo, pode ser por e.mail: telmatrm@tearderetalhos.com ou por telefone: (11) 9.9442.9486.
      Abraços

      Excluir
  5. Adorei....
    Você pode me recomendar um curso no Rio de Janeiro.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá sou de Rondônia, amei seu Blog. Trabalho com Jovens com necessidades especias na oficina de tear,gostaria que tirasse uma dúvida ,por que os tapetes funilam,estamos perdendo muitas peças,o tear é pente liço.Agradeço se puder responder,bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Núbia, veja a aula número 8 aqui no blog. Lá tem uma explicação bem legal sobre os ângulos para fazer a trama e deixar o trabalho bem retinho, nem afunilado nem aberto demais. Depois me conte se deu tudo certo. Parabéns por seu trabalho e obrigada por sua visita ao blog. Abraços.

      Excluir
  7. Ola Telma'
    Ate agora voce da aulas de tear aqui em sao paulo
    por favor qual e o endereço
    Obrigada
    '

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, aqui logo acima tem meu telefone e e.mail para contato. Mas não custa nada repetir: F: (11) 9.9442-9486 e e.mail: telmatrm@tearderetalhos.com
      Abraços
      Telma

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,Telma,sempre tive uma paixão por tear,mas nunca tive oportunidade de conhecer pessoalmente as técnicas nem teares,apenas vejo fotos ou trabalhos prontos, mesmo assim ,sinto algo muito forte,chego a imaginar fazendo aquele trabalho, numa época passada.Nossa! Me emocionei com tuas palavras, eu sabia dos benefícios,como terapia,mas unir o tear com o divino,foi lindo... Amo os elementos ,madeira e barro,achava que era pela rusticidade do tear,que tinha essa inexplicável ligação. Olha querida fazendo pesquisa sobre o assunto,que te encontrei, vou utilizar cada aula,cada dica,para comprar materiais e aprender,realizando meu sonho,vou aprimorando,comprando materiais didáticos,moro em Pernambuco,não posso assistir suas aulas presenciais, que seria ideal,mas um dia quem sabe! Aqui não conheço cursos sobre tear. Obrigada,querida,muita saúde e paz pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betânia, que bom que minhas aulas estão fazendo bem a tanta gente! Imagine como isso me alegra! As aulas aqui do blog são apenas introdutórias, mas já ajudam a tecer as primeiras peças. Continue assistindo as aulas e indique o blog aos seus amigos. Obrigada pelos votos de saúde e paz! Boa sorte em sua caminhada!

      Excluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...