adsense assíncrono

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Casa das Rosas. Centro cultural onde se celebra a poesia, a literatura e a arte em geral.

Casa das Rosas, um centro cultural incrustado no meio da Avenida Paulista, onde se encontra biblioteca circulante, programações artísticas, poesias, literatura e artes em geral.

Fachada da Casa das Rosas. Centro Cultural de poesia e literatura
by Roberto M.
Quem gosta de leitura tem uma boa alternativa para ler bons livros em um dos pontos mais centrais e badalados da cidade de São Paulo.
É a biblioteca circulante da Casa das Rosas, uma biblioteca especializada em literatura e poesia com mais de 2500 títulos.

Inaugurada em 2004, é um local de livre acesso em que os leitores inscritos podem retirar até dois livros por vez, com direito à renovação desde que não haja reserva nem dano ao material emprestado.

A Casa das Rosas é uma das últimas mansões, construidas no início do século XX, que ainda está de pé no meio da imensa "selva de pedra", forrada de aranha-céus, que se tornou a Avenida Paulista. É um dos últimos casarões que sobreviveram ao processo de verticalização da Avenida Paulista. 

É um centro cultural que foi batizado como "Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura", isso em homenagem ao poeta paulistano que faleceu no ano de 2003. 
Mas, por si só a Casa das Rosas já é uma atração. Ela foi projetada e construída entre 1928 e 1935 pelo escritório de arquitetura de Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851 - 1929). 

Ramos de Azevedo foi o responsável por dezenas de projetos que ajudaram a definir São Paulo como uma grande metrópole (entre eles o Teatro Municipal de São Paulo).
Ele construiu a Casa das Rosas para sua filha Lúcia Ramos e seu marido, o engenheiro Ernesto Dias de Castro. 

A construção é uma mistura de vários estilos, com elementos Art Decó, Renascentistas, ingleses e neoclássicos. 
Tem 30 quartos e um jardim onde as rosas ainda teimam em crescer. 

Visite a casa que Ramos de Azevedo construiu para sua filha morar e veja o que ela representa: “um refúgio onde toda a expressão poética encontra seu espaço”, “com seu jardim, em contraste com a moderna estrutura urbana”.
Lá, além da biblioteca, existem várias programações culturais como palestras e recitais.
O centro hospeda exposições, cursos, peças teatrais, performances, e muitos outros eventos culturais e artísticos. A maioria deles gratuitos.

ENDEREÇO

A Casa das Rosas fica localizada na Avenida Paulista, 37 na Bela Vista, pertinho da estação Brigadeiro do metrô.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO


O funcionamento da Biblioteca Circulante da Casa das Rosas é de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, sendo que aos sábados, domingos e feriados funciona das 10h à 18h.
Para maiores informações, tanto das programações como da documentação necessária para se inscrever na biblioteca, visite o site da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura ou pelos telefones (11)3285-6986 / (11)3288-9447.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...