adsense assíncrono

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

No Mundo dos Bordados Manuais. Os acessórios necessários para bordar à mão.

Para fazer bordados à mão, com linha de bordar, pouca coisa é necessária além da agulha: a tesoura, o dedal, o desenho e, talvez, um bastidor de bordar para prender o pano.

Tesouras, agulhas, linhas e dedal. acessórios para o bordado à mão.
by Roberto M.
Sabemos que o bordado é um trabalho manual dos mais ancestrais. Existem exemplares que sobrevivem desde séculos antes de Cristo e, tão bem elaborados, que nos fazem deduzir que, nessa época, já tinham experimentado uma grande evolução.
Outro dia comecei a falar sobre a arte de bordar e escrevi um artigo intitulado No Mundo dos Bordados Manuais. Evolução e História.

Lá vimos, resumidamente, o que é bordado, como surgiu e como se comportou, no tempo, a arte de bordar; desde os seus primórdios até os dias atuais. Quem quiser relembrar pode clicar no link acima.
Quase todo mundo, ao ver um trabalho bordado, acha bonito. Existem muitas pessoas que gostariam de aprender a bordar para, no mínimo, acalmar a mente através de um trabalho manual, pois bordar é uma verdadeira terapia.

Pensando nisso, resolvi dar continuidade ao assunto e não ficar somente na história.
Hoje vou falar sobre os materiais e acessórios necessários para se executar o bordado manual.

Para se bordar com qualidade, além da criatividade, não é necessário muita coisa. Basicamente o que se precisa é da agulha, da linha, do tecido que será adornado e do motivo (desenho riscado ou aplicado sobre o tecido).
O emprego equilibrado do tecido, linha, agulha, desenho e pontos, cuidadosamente combinados para um perfeito entrosamento, é a base para um bordado verdadeiramente bonito.

Uma das poucas regras básicas do bordado é a seguinte: a linha e o tecido devem sempre harmonizar-se. Quanto mais fino for o tecido, tanto mais fina tem que ser a linha e a agulha com que se borda. A qualidade da linha deve ser, também, escolhida de acordo com as características do tecido.
Além disso, a bordadeira (ou bordador, pois bordar não é uma arte exclusiva do sexo feminino) não pode dispensar tesouras apropriadas e afiadas, de lâminas pontiagudas, dedal e bastidores.

Tesouras de ponta fina, dedal e agulhas. Acessórios para o bordado manual.

O dedal protege o dedo e deve ser de boa qualidade, ajustando-se perfeitamente ao dedo médio da mão direita. É lógico que para os canhotos a mão é a esquerda.
Alguns bordados, executados com certos tipos de pontos, fazem com que o tecido fique enrugado ou franzido no decorrer do trabalho. Neste caso, recomenda-se o uso de um bastidor para mantê-lo esticado e liso.

Bastidores para prender o tecido para bordar à mão.

Geralmente o bastidor consiste de duas peças circulares de madeira ou metal, uma ajustada dentro da outra. O tipo preferido pela maioria das bordadeiras e bordadores é aquele que no aro maior tem uma rosca para afrouxar ou apertar, oque permite o uso de tecido de qualquer espessura.

Bastidor para bordados manuais com parafuso para regular a espessura do tecido.

Para bordar peças grandes e pesadas há ainda bastidores quadrados ou retangulares. O tecido é colocado sobre a peça menor e prensado pela maior; em ambos os casos é importante que os fios da trama e do urdimento fiquem bem retos no bastidor.

Bordado preso no bastidor para bordados manuais.

Agora, já dá para ter uma noção de como começar a se prepara para a arte de bordar manualmente.
No próximo artigo falarei sobre as técnicas e tipos de bordados. Acompanhem.

Artigos recomendados:

Um comentário:

  1. boa noite !
    minha mãe era bordadeira da ilha da madeira,lembro-me vagamente que para riscar os tecidos ela utilizava papel manteiga em cima do desenho, em seguida furava os desenhos com uma agulha , fazia uma trouxinha com anil em pó molhava no álcool de leve.nossa ficava perfeito

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...