adsense assíncrono

domingo, 26 de setembro de 2010

Os Malefícios de uma Chuva Ácida

 by Roberto M.
Quando chove em uma região muito poluida, as águas que caem carregam algumas substâncias que estão presentes no ar e provocam alguns efeitos muito danosos. Essas precipitações, que podem ocorrer sob a forma de chuva, geada, neblina ou neve, são as chamadas chuvas ácidas.
Entretanto,os poluentes do ar podem ser carregados pelos ventos e viajar milhares de quilômetros; assim, as chuvas ácidas podem cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando até outros países.

A chuva ácida, contamina o solo, as plantações, os rios, os lagos, os poços e acaba levando as substâncias venenosas trazidas da atmosfera até locais muito distantes do ponto de precipitação.

Os poluentes presentes na chuva ácida são produzidos pela combustão dos derivados de petróleo em geral (gasolina, óleo diesel, etc), e do carvão mineral. 
Quando em contato com o vapor d'agua da atmosfera, esses poluentes ainda produzem por meio de reações químicas, algumas outras substâncias, tais como o ácido sulfúrico e o ácido nítrico, ambas muito tóxicas e prejudiciais quando precipitadas.
A chuva ácida e as coisas que acontecem em função dela, têm alto poder destruidor nos locais em que ocorrem. As florestas são destruidas pela queima das folhas das árvores, pelo solo ácido ou erodido. Os elementos do solo, tais como alumínio, cálcio, magnésio e potássio, são deslocados e quando liberados são levados pelas enxurradas e ventos, podendo causar alterações químicas dos solos e envenenamento dos cursos d'agua.

As chuvas ácidas são danosas a metais e pedras. As latarias dos carros das regiões onde elas ocorrem, se deterioram mais rapidamente. Estátuas e monumentos, podem sofrer sérios danos. Redes elétricas podem se danificar.
Quando a água dessa chuva atinge rios e lagos, pode matar os peixes, plantas aquáticas e outros organismos vivos que lá vivem. A água contaminada da chuva ácida, se consumida por pessoas, pode provocar vários problemas de saúde, tais como alergias, problemas gástricos e até disturbios do sistema nervoso. Afeta o ecossistema deteriorando as fontes alimentares de várias espécies de animais, que morrem por falta de alimentos.

A chuva ácida tem sua origem na poluição atmosférica das grandes cidades, portanto a maneira de evitá-la é diminuindo a poluição.
Usar transporte coletivo (ônibus, trem, metrô), fontes de energia menos poluentes, combustíveis com baixo teor de enxôfre são exemplos de atitudes que ajudariam no declínio da poluição.
Resumo: o que é chuva ácida, como ocorre a chuva ácida, quais são os poluentes da chuva ácida, quais as consequências da chuva ácida, quais os danos que a chuva ácida causa, danos ao meio ambiente, danos ao ecossistema, poluição ambiental, como evitar a chuva ácida, problemas ambientais

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...