adsense assíncrono

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dicas de Direção Defensiva para evitar acidentes no trânsito.

by Roberto M.
O que é direção defensiva? Quais as causas dos acidentes? O que fazer para evitar acidentes no trânsito? Quais os procedimentos para uma direção segura? Quais os riscos e perigos do trânsito?
Direção defensiva, ou direção segura, é a forma
de dirigir, que permite ao motorista reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com ele, com os acompanhantes, com o veículo e com os outros usuários da via, até mesmo quando houver ações incorretas de outros condutores ou pedestres.

Para isso, é necessário conhecer os conceitos da direção defensiva e usar este conhecimento com eficiência. Dirigir sempre com atenção, prever o que fazer com antecedência e tomar decisões corretas para que os acidentes não aconteçam.
O acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar. Na grande maioria das vezes, o fator humano está presente, ou seja, são os motoristas e os pedestres os responsáveis. Qualquer tragédia quando previsível é evitável.
As causas dos riscos e perigos dos acidentes no trânsito estão sempre relacionadas a um dos seguintes itens: veículos, condutores, vias de trânsito, ambiente e comportamento das pessoas.
Conhecendo os principais riscos e perigos, podemos praticar a direção defensiva e evitar a maioria dos acidentes. Vamos examinar os principais:

Veículos
Os veículos possuem equipamentos e sistemas importantes para evitar situações de perigo e situações que possam levar a acidentes, tais como: freios, suspensão, cinto de segurança, sistema de direção, iluminação, pneus entre outros. Todos eles se desgastam com o uso e o desgaste de uns prejudicam o funcionamento de outros, comprometendo a segurança. Para manter o veículo em condições seguras, é necessário criar o hábito de fazer uma manutenção preventiva periodicamente, isso é fundamental para que os riscos de acidentes diminuam.

Condutores
Manter uma posição correta ao dirigir para evitar desgaste físico contribui para evitar situações de perigo.
O uso correto dos retrovisores é um fator que também diminui os riscos de acidente, pois quanto mais se enxerga o que acontece à volta enquanto se dirige, menor é a chance de haver surpresas ou seja, que aconteça algo que não se está esperando e que leve a uma situação de risco.
Manter sempre o máximo de concentração na direção. A concentração e o reflexo diminuem muito com o uso de álcool e drogas. Dormir mal ou não dormir também afeta o reflexo e a concentração. Dirigir cansado, com sono ou sob o efeito de drogas leva o motorista a não ter o reflexo suficiente em uma eventual necessidade.
Dirigir exige aperfeiçoamento e atualização constantes para  melhorar o desempenho. Revisar e aperfeiçoar os conhecimentos sobre leis e assuntos de trânsito é sempre muito importante.

As Vias de Trânsito
Via pública é tudo aquilo por onde se transita, compreende a pista, a calçada, o acostamento, a ilha e o canteiro central. As vias podem ser urbanas ou rurais. Ruas, avenidas, estradas ou rodovias.
Cada via tem características próprias, que devem ser observadas para que os acidentes não aconteçam.
Respeitar os limites de velocidade estabelecidos. Diminuir a velocidade nas curvas. Atenção nos declives acentuados.
Não ultrapassar em locais que a sinalização não permita. Onde permitido, só ultrapasse com segurança.
Acostamento foi feito para emergências e tráfego de pedestres e ciclistas, é proibido e perigoso trafegar pelo acostamento.
Ao perceber antecipadamente buracos, depressões ou lombadas na pista, reduza a velocidade, usando os freios.

O Ambiente
Algumas condições climáticas e naturais afetam as condições de segurança do trânsito. Sob chuva, neblina, cerração, vento forte, fumaça de queimadas, excesso ou falta de iluminação, você deverá adotar atitudes que garantam a sua segurança e a dos demais usuários da via.

O Comportamento das pessoas.
O bom relacionamento entre as pessoas é de suma importância, pois valoriza comportamentos necessários à segurança no trânsito e à efetivação do direito de mobilidade a todos os cidadãos.
O respeito à pessoa humana e a convivência solidária tornam o trânsito mais seguro.
Bibliografia: Direção Defensiva (Denatran/Ministério das Cidades - Fundação Carlos Chagas)
  
Artigos Recomendados:

.

Um comentário:

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...