adsense assíncrono

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Escolha o xampu certo para seus Cabelos

by Roberto M.
Qual é o melhor xampu (shampoo) para cabelos ressecados? E para cabelos oleosos? Tem um tipo certo de xampu para queda de cabelos? Como escolher o xampu correto para cada tipo de cabelo?
Existe tantas opções no mercado, que fica difícil escolher um produto apropriado para cada tipo de cabelo. Daremos aqui algumas dicas para ajudar na escolha do melhor xampu, afinal cabelo bonito começa na hora da lavagem.

Vamos começar explicando a estrutura de um fio de cabelo, pois é nele que os xampus vão agir. Um fio de cabelo é constituído por três camadas: 

a) Medula - O componente localizado na parte central. 

b) Córtex – É a parte mais volumosa (cerca de 70% da massa do fio de cabelo). É formada pelas chamadas microfibras (estruturas fibrilares) e por outros componentes, entre eles, os grânulos de pigmento (melanina) responsáveis pela cor dos cabelos. 

c) Cutícula – É a camada mais externa do fio. É formada por células queratinizadas que se sobrepõe umas sobre as outras dando à cutícula uma característica de multicamadas. É ela a principal barreira à penetração de agentes químicos para o interior do fio. Ações mecânicas (escovar, pentear, secar), produtos químicos (xampus, tinturas) e agentes externos (vento, sol, raios ultravioletas, piscinas) são os causadores da deterioração da cutícula do fio de cabelo.
 

Agora, vamos aos xampus indicados para algumas das anomalias existentes nos fios de cabelo:

1) Quando falta brilho nos fios, é sinal que a cutícula está aberta e tem acúmulo de impurezas. É bom usar xampu anti-resíduo a cada 15 dias. Outros aliados são os xampus compostos por ceramidas, queratina, silicone ou vitaminas.

2) Para combater os fios arrepiados, as melhores opções são os produtos em cuja fórmula estão aloe vera, lanolina e manteiga de Karitê.

3) Para diminuir o aspecto de palha do cabelo quebradiço e deixá-lo mais disciplinado e menos quebradiço ao longo do tempo, o indicado é xampu à base de manteiga de karitê, pantenol, proteínas e queratina.

4) Para os cabelos ressecados, produtos à base de aloe vera, ceramidas, colágeno, lanolina, manteiga de Karitê, pantenol e queratina ajudam a hidratar e reduzem a perda de água.

5) Quem tem fios oleosos deve procurar produtos que têm em sua formulação substâncias naturais adstringentes para controlar a gordura, tais como: alecrim, algas marinhas, arnica, extrato de limão, hortelã, jaborandi ou menta.

6) Agora se os cabelos estão caindo além do normal, é sinal que algo não vai bem no organismo. Neste caso, além de procurar resolver o motivo da queda, é bom usar produtos desenvolvidos com extrato de argila, cetoconazol, jaborandi, jojoba, pois eles ajudam no tratamento no que diz respeito à limpeza do couro cabeludo. 

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Oi Telminha querida!
    Taí algo que sempre me deixa tempo avaliando propriedades e benefícios! Nunca sei se pego para cabelos ressecados, quebradiços, rebeldes, fracos...enfim... É bom conhecer a composição para fazer a compra certa, não é?
    Grande beijo e obrigada pela dica!
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica, excelente post, super informativo! Parabéns...

    passa no meu blog ;)
    http://dicasdemadame.blogspot.com/
    @dicasdemadame

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...