terça-feira, 24 de agosto de 2010

O que é a Depressão, quais os sintomas e como reconhecemos a Depressão

Dicas de como reconhecer a depressão. Essa doença pode incapacitar o ser humano.

 by Telma M.
O que é essa tal "Depressão", que está tão na moda?
A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou dados sobre o número de pessoas que hoje são atingidas pela depressão: em torno de 121 milhões de pessoas em todo o mundo! É uma das principais doenças que incapacitam o ser humano.
 

Entre os sintomas estão o humor melancólico, desinteresse geral e falta de prazer. Além disso a pessoa sofre com alterações do sono, falta de apetite e energia, dificuldades de concentração, falta de libido, pessimismo e sentimentos de culpa.

Estima-se que 15% dos portadores de depressão têm idéias de suicídio.
A demora em procurar tratamento acaba por piorar o quadro e trazer consequências desagradáveis  no trabalho e na família, às vezes até levando o indivíduo a obter êxito em tentativas de suicídio.

É importante o apoio e a compreensão da família e dos amigos. As formas de tratamento atuais incluem uma combinação de antidepressivos e psicoterapia, mas é útil saber que nem sempre tristeza é depressão. Quando perdemos um ente querido o tempo se encarrega de curar as feridas da grande tristeza, já a depressão persiste por longos períodos, não permitindo que a pessoa supere, sozinha, o desconforto emocional.

A ABRATA, Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos, dá algumas dicas de como reconhecer a Depressão:
  • Humor depressivo ou irritabilidade,
  • Falta de prazer em atividades que antes eram agradáveis,
  • Alterações do sono,
  • Falta de motivação,
  • Pessimismo,
  • Idéias de suicídio.
Deixe seu comentário sobre este assunto. Pode ser que ajude outras pessoas que estejam passando pelo mesmo problema.


Artigos Recomendados:


.

      5 comentários:

      1. Roberto Manolio26/8/10 01:01

        Muito bom esse artigo. Gostei muito das dicas sobre depressão.Eu pensava estar com depressão, mas como ainda não pensei em suicídio,nem tenho o sono atrapalhado, acho que estou apenas estressado.

        ResponderExcluir
      2. É verdade, o stress pode ter sintomas muito parecidos com a depressão e até confundir, pois os sintomas são subjetivos, além disso, cada pessoa reage de uma maneira, alguns podem sentir-se perturbados em situações que podem ser agradáveis para outros.
        O stres pode apresentar sintomas como insônia, pesadelos, dificuldade de concentração e aprendizagem, esquecimentos, dores nas costas,pés e mãos frios ou inquietos,irritabilidade, resfriados frequentes, úlceras, herpes, erupções cutâneas, flatulências, diarréias, resmungos, suspiros, dores no peito, palpitações, cansaço, fraqueza..
        Você pode ver como podemos nos enganar, por isso procurar um médico pode resolver muitos problemas.

        ResponderExcluir
      3. Gente!!!!!!
        Stress é uma coisa ,depressão é outra , não tem como
        confundir!sress é rritabilidade,cansaço ...e muitos outros sintomas.
        Depressão é insatisfação com tudo,apatia, vontade de ficar só na cama,tudo perde sentido,valor sentido,é horrível, só quem já passou sabe o qto nos faz mal.Precisa de tratamento rápido, a vida perde seus encantos ...valores.. sua auto estima acaba!!!!!!Bjos a todos...

        ResponderExcluir
      4. Qual o médico indicado para fazer esse diagnóstico de depressão e te encaminhar para um tratamento?

        ResponderExcluir
      5. Olá Pri, quem pode diagnosticar a depressão é o psiquiatra, mas o clínico geral também está preparado para encaminhar a pessoa para o especialista adequado. Além desses dois profissionais, ainda se pode procurar um psicólogo, que muitas vezes resolve os problemas sem necessidade de uso de medicamentos.
        Obrigada por sua visita.
        Telma

        ResponderExcluir

      Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
      Comente e critique se preferir..
      Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
      Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
      Contamos com a sua compreensão.

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...