quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Como a dança pode ajudar a melhorar a memória na terceira idade?

Dança. Uma atividade que proporciona bem-estar, socialização e interação às pessoas da terceira idade


Casal de idosos dançando
 by Telma Manolio
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, a atividade física pode ajudar pessoas com mais de 50 anos até a melhorar a memória. A dança entra no rol de atividades que podem  proporcionar o bem-estar, a socialização e a interação às pessoas da terceira idade principalmente, para aquelas com AVC, depressão e Alzheimer, doenças que atingem cerca
de 10,5% do total da população do Brasil, de acordo com o IBGE.
Pesquisadores brasileiros também chegaram a essa conclusão. Segundo um estudo realizado na PUC do Rio Grande do Sul, na faculdade de Educação Física, pela aluna Indara J. Leal e pela professora doutora Aline N. Haasl, a dança é importante porque proporciona bem-estar físico, social e psicológico; é benéfica para a saúde e é uma ativida­de que traz satisfação pessoal.
Casal da terceira idade dançando
Esses estudos científicos envolvendo dança e idosos, comprovam as contribuições para a saúde física e mental, principalmente em relação aos ganhos ligados à força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade. Para os pesquisadores, as atividades físicas, quando praticadas regularmente, retardam as doenças que podem acometer os idosos e, no caso da dança, por ser uma atividade aeróbica, muitas vezes ela é recomendação médica para amenizar sintomas de doenças como hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão e problemas de memória. A dança pode ainda trabalhar a mobilidade, estimular a circulação, a coordenação motora, e a percepção espacial e corporal, além de proporcionar um agradável convívio social.
Casal de idosos fazendo a terapia da dança
No Brasil, já existem muitas escolas de dança, com aulas voltadas exclusivamente à terceira idade, cujo propósito é ajudar os idosos a envelhecer de forma saudável. Essa prática, que surgiu em 1974 na Alemanha, veio para o Brasil em 1978 e consiste em desenvolver a geronto-ativação, que são exercícios que buscam preservar a força muscular, prevenir a rigidez articular e a perda do domínio dos movimentos coordenados. Dança de salão e outras têm sido cada vez mais procuradas por esse público da terceira idade.
Resumo: como evitar doenças, diversão para idosos, prevenção de doenças na terceira idade, benefícios da dança para idosos, como melhorar a saúde física e mental na terceira idade


Artigos Recomendados:  

Um comentário:

  1. Olá Telma,
    Excelente texto, bastante esclarecedor quanto a importancia das atividades físicas na vida do idoso. Quanto à dança, creio que proporciona uma interatividade maior, pois envolve a música e o contato físico entre pessoas, o que contribui para a sensação do prazer.. elevando a auto-estima.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..

NOTE QUE: Como os comentários realizados vão sempre aparecendo no fim da lista, ÀS VEZES, nas postagens com grande número de comentários, será necessário clicar no "CARREGAR MAIS" ou "CARREGANDO", que está logo aí acima, para que se possa visualizar o comentário feito e suas respectivas. respostas.
Faça isso até chegar ao final da listagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...