adsense assíncrono

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Como a dança pode ajudar a melhorar a memória na terceira idade?

Dança. Uma atividade que proporciona bem-estar, socialização e interação às pessoas da terceira idade


Casal de idosos dançando
 by Telma Manolio
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, a atividade física pode ajudar pessoas com mais de 50 anos até a melhorar a memória. A dança entra no rol de atividades que podem  proporcionar o bem-estar, a socialização e a interação às pessoas da terceira idade principalmente, para aquelas com AVC, depressão e Alzheimer, doenças que atingem cerca
de 10,5% do total da população do Brasil, de acordo com o IBGE.
Pesquisadores brasileiros também chegaram a essa conclusão. Segundo um estudo realizado na PUC do Rio Grande do Sul, na faculdade de Educação Física, pela aluna Indara J. Leal e pela professora doutora Aline N. Haasl, a dança é importante porque proporciona bem-estar físico, social e psicológico; é benéfica para a saúde e é uma ativida­de que traz satisfação pessoal.
Casal da terceira idade dançando
Esses estudos científicos envolvendo dança e idosos, comprovam as contribuições para a saúde física e mental, principalmente em relação aos ganhos ligados à força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade. Para os pesquisadores, as atividades físicas, quando praticadas regularmente, retardam as doenças que podem acometer os idosos e, no caso da dança, por ser uma atividade aeróbica, muitas vezes ela é recomendação médica para amenizar sintomas de doenças como hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão e problemas de memória. A dança pode ainda trabalhar a mobilidade, estimular a circulação, a coordenação motora, e a percepção espacial e corporal, além de proporcionar um agradável convívio social.
Casal de idosos fazendo a terapia da dança
No Brasil, já existem muitas escolas de dança, com aulas voltadas exclusivamente à terceira idade, cujo propósito é ajudar os idosos a envelhecer de forma saudável. Essa prática, que surgiu em 1974 na Alemanha, veio para o Brasil em 1978 e consiste em desenvolver a geronto-ativação, que são exercícios que buscam preservar a força muscular, prevenir a rigidez articular e a perda do domínio dos movimentos coordenados. Dança de salão e outras têm sido cada vez mais procuradas por esse público da terceira idade.
Resumo: como evitar doenças, diversão para idosos, prevenção de doenças na terceira idade, benefícios da dança para idosos, como melhorar a saúde física e mental na terceira idade


Artigos Recomendados:  

Um comentário:

  1. Olá Telma,
    Excelente texto, bastante esclarecedor quanto a importancia das atividades físicas na vida do idoso. Quanto à dança, creio que proporciona uma interatividade maior, pois envolve a música e o contato físico entre pessoas, o que contribui para a sensação do prazer.. elevando a auto-estima.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...