adsense assíncrono

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Poncho ou Pala gaucho executado, no tear, sem emenda.

Poncho gaúcho sem emendas. Pala gaúcho sem gola e sem costura. Poncho ou Pala gaúcho executado no tear de pente liço sem emendas ou costuras. Artesanato. Tecelagem.

Poncho ou Pala gaúcho feito no tear de pente liço em peça única, sem emendas e costuras.
by Telma M.
O Poncho é uma vestimenta tradicional dos gaúchos que vivem no sul do Brasil e também em toda a região dos pampas sul-americanos. O Poncho ou Pala, como também é conhecido, é considerado indispensável para eles, assim como outras vestimentas folclóricas da região.
É uma peça, normalmente de lã, que é usada como agasalho, sobre outras roupas, para proteger do frio e do vento.

Quem gosta de tecer em tear manual e quer aprender a executar um Poncho bem quentinho e bonito, pode seguir algumas dicas que estou colocando aqui no blog.

Há duas maneiras básicas de fazer um Poncho no tear manual de pente liço: com uma costura no meio, no sentido do comprimento ou uma peça única, inteira, sem costura nenhuma.

Outro dia, dei dicas de como fazer um poncho gaúcho sem gola e com uma costura no meio.

Quem tem um tear pequeno não consegue fazer o modelo sem costuras, pois a largura do Poncho sai muito pequena também. Por isso, tem que fazer duas peças e costurar com uma costura invisível depois.
Já, quem tem um tear grande, maior do que 1,20m de largura, consegue fazer um Poncho sem emendas.

Uma pessoa adulta, com altura média de 1,65m, tem cerca de 1,60m de envergadura de braços, isto é, com os braços abertos, a medida de um pulso até o outro é 1,60m. Esta é a largura que um Poncho deve ter.
Quanto ao comprimento, depende do gosto, pode ser curto, até o meio da coxa, pode ser maior, abaixo dos joelhos... Você decide.

Hoje vou dar dicas para executar, no tear de pente liço, um Poncho, também sem gola, mas sem costura.

Para executar esta peça é necessário saber tecer em tear manual. Quem ainda não sabe, pode ver as aulas de tear onde eu ensino passos básicos de como tecer em tear de pente liço. Depois volte aqui e aprenda a fazer um Poncho bem bacana e fácil, além de quentinho.

Bem, após planejar direitinho o comprimento e a largura do Poncho, o tamanho dos fios, a quantidade de lã, o desenho que você pretende utilizar, as cores de seu agrado, os pontos que vai usar, então já pode começar a colocar os fios do Urdume no tear.
Vá tecendo seu Poncho até atingir a altura que corresponde ao início do decote. Esse ponto varia conforme a altura da pessoa, mas em geral é um ponto no meio do tórax, bem no centro, conforme a estrelinha da figura abaixo.

Definindo o início do decote do poncho gaúcho a ser executado no tear de pente liço.

Para definir essa medida, use uma fita métrica e meça desde onde você quer o comprimento do seu poncho até onde você quer que comece o decote. Por exemplo, se você quer o Poncho até o joelho, então meça do joelho até o decote.

Quando seu Poncho atingir esse tamanho, comece a tecer os dois lados separadamente, usando a técnica do Kilin aberto.
Esta é uma técnica usada para fazer desenhos com cores diferentes, mas aqui, neste caso, as cores não mudam, apenas se trabalha em duas partes, deixando uma fenda no centro da peça para o decote.

Faça assim: divida os fios do Urdume ao meio. Vá tecendo cada metade com navetes diferentes, porém com fios idênticos, como se fossem duas peças sendo tecidas ao mesmo tempo.
Faça uns 52 cm e volte a trabalhar como uma única peça, até atingir o comprimento planejado.

Esquema da evolução da trama no tear, mostrando o início do killim aberto para execução do poncho gaúcho

Retire do tear e Arremate, escondendo os fios soltos, dobre ao meio e pronto!
Já pode usar para aquecer o inverno que está chegando.

Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...