adsense assíncrono

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dicas de comportamento na hora de procurar emprego.

Procurando um novo emprego? Conheça algumas dicas, dadas por especialistas em recursos humanos, que mostram erros fatais que devem ser evitados na hora de enviar currículos e nas entrevistas de um processo seletivo.

Saiba como agir
by Telma M.
Você está procurando emprego? Sabe como se comportar na hora de enviar currículos ou em uma entrevista? Como agir depois da entrevista, o que fazer enquanto se aguarda uma resposta do selecionador?
A revista exame publicou no dia 7.10.2012, em uma reportagem da jornalista Camila Pati, dicas interessantíssimas sobre os cuidados que se deve ter na hora de procurar um emprego.
Como gostei da reportagem, resolvi fazer um resumo das dicas da revista. Talvez elas possam ajudar aos “felizes” candidatos a vagas de emprego a melhorarem suas chances de alcançar o trabalho tão almejado.
São dicas valiosas dadas por especialistas da área de Seleção de Pessoal de grandes empresas. Elas ajudam a não cometer erros na hora de enviar currículos ou mesmo na entrevista e no período de espera para a resposta. 

Mesmo que sejamos excelentes profissionais e tenhamos uma trajetória brilhante, muitas vezes nossas atitudes podem atrapalhar a decisão do selecionador e botar tudo a perder, desviando uma provável aprovação num processo seletivo para um desastre total.

Vamos, então, ver as sugestões dos especialistas:

1 – Não mande seu currículo várias vezes para a mesma empresa. Ao contrário do que se imagina, a “pulverização”, que é o nome que se dá a esse tipo de atitude, não aumenta as chances, mas cria uma exposição negativa do candidato insistente.
Melhor seria procurar saber quais são os canais adequados para encaminhar o currículo. Pode ser o departamento de seleção, um cadastro no site da empresa ou, até, através de redes sociais. Procure redes sociais voltadas para assuntos profissionais.

2 – Não caia na armadilha de ficar atormentando amigos ou conhecidos. O máximo que vai conseguir é espantá-los. Mais produtivo seria obter, com eles, informações sobre o processo de seleção das empresas em que trabalham e buscar o emprego por seus próprios meios.
Mas aceite a ajuda dos amigos se lhe forem oferecidas. Isso sim auxilia, pois neste caso eles se esforçarão para ajudar.

3 – Não se adiante enviando cópias de documentos antes de serem solicitados. Espere que a empresa peça documentos ou certificados que comprovem sua formação. Enviar documentos antecipadamente não mostra que você é proativo, ao contrário, entope os canais do empregador e pode afugentá-lo. Espere o tempo certo, espere os passos do processo seletivo, aguarde ser chamado.

4 – Nunca chegue atrasado às entrevistas, isso irrita qualquer entrevistador. Chegue mais cedo, porém sem exageros, não marque duas entrevistas no mesmo dia, deixe a agenda livre só para uma entrevista.

5 – Dedique algum tempo para pesquisar as características da empresa onde fará a entrevista. Estude sobre o segmento da qual ela faz parte, informe-se através da internet. Vivemos numa época em que não há desculpas para não saber nada da empresa, basta procurar em qualquer buscador que sempre se encontra informações delas. Inclusive, seria bom saber um pouco sobre os concorrentes. Se sua trajetória profissional tiver pontos de interesse para a empresa, valorize-os. Estas informações costumam conquistar os entrevistadores.

6 - Mas atenção, na ânsia de mostrar conhecimento, não caia no erro de apontar falhas da empresa nem tentar mostrar soluções, isso é um ponto negativo e desfavorável ao candidato. Caso descubra algum problema que afetaria seu trabalho, melhor seria nem se candidatar à vaga.

7 – Nem pense em mentir sobre suas habilidades e conhecimentos. Os entrevistadores usam estratégias muito bem desenvolvidas para detectar mentiras e contradições nos currículos. Procure ser verdadeiro sempre.

8 – A discrição na forma de se vestir e de falar são itens bastante analisados no candidato. Não cometa pecados como usar gírias, gerundismos e chavões, nem cometa erros gramaticais, isso alerta os entrevistadores negativamente. Redações mal escritas são eliminatórias.
A roupa também deve ser objeto de cuidados. Não use roupas desalinhadas nem provocantes demais ou extremamente esportivas, como bermudas ou decotes exagerados. Isso dá uma sensação de desleixo e abuso. Modos mais formais podem ser mais positivos.

9 - Mesmo que o entrevistador se mostre simpático, não se engane, melhor manter certa formalidade sem excesso de intimidade. Não saia por aí procurando o entrevistador nas redes sociais, pode parecer invasão de privacidade, mesmo que todo mundo faça isso, não significa que esteja certo. Melhor seria procurar redes sociais voltadas para assuntos profissionais.

10- Outra atitude incômoda, muito comum, é o candidato ficar cobrando resultados. Não ligue insistentemente para o entrevistador perguntando se foi aprovado, isso demonstra ansiedade e gera pontos negativos. Melhor seria combinar com o entrevistador uma data para a resposta. Se não obtiver uma resposta depois desse prazo, então ligue, mas uma vez só é suficiente, não se arrisque a ser taxado de chato e inconveniente.

Artigos Recomendados:


2 comentários:

  1. Olá querida Telma, como vai? Espero que tudo bem :)

    Muito boas as dicas que compartilhou conosco! Todas muito importantes e úteis para esta fase delicada de nossas vidas. É mesmo muito importante estar atento a cada detalhe e prezar pelo bom senso, pois um erro que pode parecer simples, com certeza pode nos prejudicar e tirar nossas chances de conseguir a vaga.
    Pelo que vi, sempre agi direitinho, então quando precisar novamente, vou manter a conduta neste mesmo pé ;)
    Obrigada por compartilhar conosco!

    Aproveito a oportunidade para lhe agradecer por tudo neste ano que passou, pela amizade virtual, por estar sempre presente no blog para conversarmos e prestigiando os artigos com seus comentários, obrigado pelo carinho!
    Desejo-lhe um belo Natal, cheio de alegrias e que o novo ano venha repleto de felicidades, paz, amor, saúde e realizações para você e sua família!
    Gostaria de poder vir conversar mais vezes, mas saiba que sempre que venho é com muita alegria e satisfação, pois esta interação com pessoas como você me alegram e também me fazem uma pessoa melhor ;)

    Um abração bem apertado e tudo de bom para você :D

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Bem... Espero não necessitar dessas dicas futuramente.

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...