adsense assíncrono

sábado, 8 de dezembro de 2012

Futebol poético: regras e melodia. Abusando da Regra Três.

Quantos dos jogadores sentados no banco de reservas podem entrar na partida substituindo algum companheiro? Cada tipo de jogo, amistoso ou oficial, tem uma certa regulamentação. É sobre isso que dispõe a famosa “Regra Três”: quando e como os suplentes podem adentrar ao gramado.

A regra três das leis do futebol dispõe sobre a utilização dos suplentes que se encontram no banco de reservas
by Gabriel M.
“Tantas você fez que ela cansou, porque você, rapaz.
Abusou da regra três, onde menos vale mais “...
Muita gente conhece esta música de autoria de Toquinho e Vinícius de Moraes, dois dos maiores poetas da MPB.
Com melodia suave e palavras simples, eles constroem uma letra de engenhosidade e inteligência naturais, com um conteúdo poético amplo, diferente de muitas coisas que ouvimos hoje em dia.

Musicalidade à parte, o que pouca gente sabe é a relação da estrofe com o futebol.
Sim, o futebol.
A letra menciona a famosa regra três do esporte tão amado pelos brasileiros.

Essa regra aborda a questão do número de jogadores permitidos em uma partida de futebol, e consequentemente, o número de substituições possíveis, ou seja, quantos dos jogadores suplentes, sentados no banco de reservas, podem ser utilizados em uma determinada peleja.

A música refere-se exatamente a esta parte da regra: o rapaz faz tantas substituições, usa tanto as suplentes, que sua mulher se cansa e o abandona.
Em um relacionamento, quanto menos substituições existirem, melhor.

Voltando para o futebol.
De maneira geral, a regra três dispõe sobre o número de jogadores, o número de substituições possíveis em competições oficiais (organizadas pela FIFA – direta ou indiretamente) ou em outras partidas (amistosas e/ou não oficiais), o procedimento de substituição (como elas devem ser feitas), a troca de goleiro, as eventuais infrações/sanções realizadas durante o processo de troca de jogadores e as expulsões.

Você tem curiosidade de conhecer melhor a Regra Três e também as outras que compõem as 17 regras das leis do futebol? Então, visite o link das “Regras do Futebol” no site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Lá serão encontrados os textos da lei, suas interpretações e observações gerais sobre as normas. Tudo editado pelo órgão máximo do futebol brasileiro.
Essas são as diretrizes que o árbitro deve saber e interpretar na hora do jogo, para que os espectadores possam desfrutar de um bom espetáculo.
Aliás, não só o árbitro, mas também o poeta.

Artigos Recomendados:



Um comentário:

  1. Nelsina Ventura11/12/12 22:20

    Olha Gabriel, eu não entendo nada de futebol, aliás, nada é muito, eu entendo menos do que nada. Sentiu o tamanho da minha ignorância? Pois não é que eu entendi esse negócio de regra três? Será que já dá para sair por aí discutindo futebol com meus amigos?
    abraços

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...