adsense assíncrono

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Aproveitamento do Lixo Urbano para gerar Energia.

by Telma M.
Olha só que notícia interessante eu encontrei navegando por esse imenso mar da internet. Estão sendo realizados estudos para verificar a viabilidade de ser construída uma usina para transformar lixo urbano em energia elétrica!
No instante em que li a notícia fui arremessada violentamente para o filme “De volta para o futuro 2”, lançado em 1989, onde o professor Doc Brown (Christopher Lloyd), inventou um bio-combustível feito de lixo urbano e o usou em seu carro futurista que levou o personagem Marty McFly (Michael J. Fox) para o futuro (2015).

Ora vejam só, naquela época aquilo era cômico, inimaginável, ficção pura, hoje tem gente estudando a possibilidade real de colocar em prática o uso de bio-combustível originado do lixo urbano na geração de energia elétrica...
Isso é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro através do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ) e a Companhia Municipal de Limpeza Urbana da cidade do Rio de Janeiro (Comlurb), que pretendem reutilizar o lixo e aumentar o potencial energético da cidade.

Luciano Basto, pesquisador do Coppe-UFRJ e coordenador do projeto, pretende utilizar e atualizar estudos já existentes no mundo sobre esse assunto e, compatibilizá-los com aspectos jurídicos para ver o que é possível ser feito. Essa usina seria a primeira na América Latina. Já foi feita até uma estimativa de abastecimento de 1,5 milhões de residências com consumo médio de 200KWh/mês.
Se isso for mesmo verdade os aterros sanitários agradecem e o mundo sorri com expectativas de voltar a ter esperanças na possível continuação da vida no planeta.

O custo é alto, adverte o pesquisador que garante que seria compensado pelos benefícios advindos do projeto.
 Só que agora eu é que não acredito mais no avanço das pesquisas. O custo é muito maior do que os custos de usinas hidroelétricas, dez vezes maior...
Não há político que abrace essa idéia, meu costumeiro pessimismo prevê.
Se você quiser ler o artigo completo do blog da UFRJ, pode acessá-lo nesse link.
Resumo: Transformação do lixo urbano, destinação do lixo urbano, tecnologia do lixo, ecologia, ecossistema, sustentabilidade do planeta, viabilidade econômica do lixo, reutilização do lixo, preservação do meio ambiente, aproveitamento de resíduos sólidos

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. essa ponte da imagem e de Varzea Grande MT ?

    ResponderExcluir
  2. A ponte ao fundo da imagem é a ponte Sergio Motta, que liga Cuiabá a Várzea Grande em Mato Grosso.

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...