adsense assíncrono

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Polineuropatia : Um distúrbio que atinge nervos próximos da superfície da pele

by Telma Manolio
Polineuropatia é um distúrbio neurológico que ocorre quando muitos nervos começam a não funcionar corretamente por todo o corpo.
É um distúrbio que pode aparecer sem nenhum aviso, de forma aguda ou pode ser crônico, quando se desenvolve lentamente ao longo do tempo.
As causas da polineuropatia podem ser várias. 
Uma infecção pode causar polineuropatia devido a uma toxina produzida por algumas bactérias (como na difteria) ou a uma reação auto-imune (como na síndrome de Guillain- Barré). Substâncias tóxicas podem lesar nervos periféricos e causar uma polineuropatia.  Um câncer pode causar uma polineuropatia invadindo ou comprimindo diretamente os nervos ou através da produção de substâncias tóxicas. As deficiências nutricionais e os distúrbios metabólicos podem causar polineuropatia, exemplo: a deficiência de vitamina B afeta os nervos periféricos de todo o corpo.

Seus principais sintomas são: formigamento, dormência, dor tipo queimação e incapacidade de sentir vibrações ou a posição dos membros superiores e inferiores. Os músculos podem enfraquecer e atrofiar. Muitas pessoas com polineuropatia periférica também apresentam anomalia do sistema nervoso autônomo( que controla as funções automáticas do corpo) tendo assim disfunções nos batimentos cardíacos, no controle da bexiga e do intestino e na pressão arterial.

O diagnóstico da polineuropatia é feito facilmente pelo médico, pelos sintomas. Exames físicos  e exames especiais (eletromiografia, exames de velocidade da condução nervosa) fornecem informações adicionais. Após o diagnóstico, as causas devem ser investigadas, pois  tanto o tratamento quanto a evolução final da polineuropatia  dependem de sua causa.

Artigos Recomendados:
 
 

2 comentários:

  1. Meu Deus, como existem coisas ligadas a saúde que nos causam espanto, estranhesa, e porque não dizer, medo. Um super e grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu tive guilian barré aos 13 anos e hj com 33, esrou sofrendo de novo com a polineuripatia, mas dessa vez não ligada ao guillian barré.

    Estou fazendo exames, é foda, ainda mais pelo sus....

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...