adsense assíncrono

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Lavagem a seco. Lavando sem usar água.

Lavagem a seco, apesar do nome, é uma lavagem molhada, só que não com água, mas com produtos químicos. Entenda como funciona.

Na lavagem a seco não se usa água. Usa-se solvente químico que tira a sujeira e não é absorvido pelas fibras do tecido
by Roberto M.
O que é lavagem a seco? Como funciona esse tipo de lavagem? Dá para lavar a seco em casa, ou é só em lavanderia? Quais as vantagens da lavagem a seco? Toda lavagem a seco é igual?
É recomendável, sempre, antes de lavar ou passar alguma peça de roupa, dar uma olhadinha na etiqueta. Dê uma olhadinha nesse artigo e veja  “O que significam os símbolos das etiquetas das roupas.

São várias as peças de roupa que, hoje em dia, pedem na respectiva etiqueta, uma lavagem a seco.
Entretanto, o que poucos sabem, é que de seco essa lavagem não tem nada, ela é completamente molhada, só que não de água.
As roupas são totalmente embebidas em líquidos especiais, onde mergulham totalmente. Esses líquidos são solventes que passam pela trama dos fios do tecido, removem a sujeira e não são absorvidos por eles.

Mas por que, então, recebe o nome de “lavagem a seco”
Simplesmente porque esses produtos não contêm água. Por serem solventes, esses produtos secam (evaporam) mais rapidamente e não deixam aquela sensação do molhado da água.

Em lavagens comuns, as fibras dos tecidos são deformadas ao “incharem e desincharem” pela absorção e secagem da água. Algumas roupas, mais sensíveis, podem até desbotar, encolher e perder totalmente a forma quando lavadas em água.
Por não conter água, a lavagem a seco não provoca o encolhimento dos tecidos. Desse modo, qualquer tipo de roupa (vestidos, calças, paletós ou roupas finas) pode se conservar limpo e como novo por um tempo maior.

As lavanderias oferecem esse serviço, cada uma usando o seu próprio processo. Tanto os líquidos de lavagem, quanto os produtos para remoção de manchas podem ser diferentes. O resultado final da lavagem depende mais dos profissionais que a realizam, que dos produtos utilizados.

Existem no mercado, kits de lavagem de roupas que dispensam o uso de água e que tornam possível fazer a lavagem a seco em casa. Entretanto, esses kits necessitam de uma secadora para o processo. Quem não tem secadora não consegue lavar a seco, em casa, com eles.

Vale lembrar que, qualquer que seja o nome, dry-cleaning, dry- wash ou lavagem a seco, os produtos costumam ser inflamáveis e tóxicos. Por isso, se for manuseá-los em casa, tome muito cuidado e deixe-os fora do alcance de crianças. 

No artigo "Dicas de lavagem a seco. Soluções caseiras" você tem algumas idéias de como lavar a seco em casa, sem a necessidade de kits e secadoras. Confira.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...