adsense assíncrono

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Gol de placa: a consagração e a grandeza da expressão.

Para ser considerado um verdadeiro “gol de placa” e lembrado para todo o sempre, não basta apenas que o gol seja bonito e descomunal, ele tem de ser feito por alguém que seja digno de ser chamado “ídolo”. Conheça a história do “primeiro gol de placa”, feito pelo maior ídolo do futebol de todos os tempos, o Rei Pelé.

A placa do Joelmir - homenagem ao gol de placa de Pelé no Maracanã no jogo contra o fluminense em 5/3/1961
by Gabriel M.
De tempos em tempos surge nos assuntos e discussões dos brasileiros, principalmente daqueles que apreciam o futebol, a referência ao “gol de placa”.
Essa expressão, nascida de uma ideia do jornalista Joelmir Beting, foi imortalizada por Pelé, o rei do futebol, que em uma jogada esplêndida e genial, em um jogo contra o Fluminense em 5/3/1961, partiu do meio de campo com a bola, driblou metade do time e concluiu para o gol em um momento inesquecível.

Infelizmente, quem não estava no estádio aquele dia não consegue acessar o Youtube e assistir a um vídeo que mostre o gol real, já que câmeras filmadoras não eram tão comuns naquela época... Além disso, a única filmagem que existia da partida foi danificada justamente no pedaço em que aparecia o lance desse gol.
O lance então foi gravado e eternizado em uma placa, para que todos, posteriormente, pudessem saber que foi um golaço.

Para homenagear este memorável gol do Rei Pelé, Joelmir, na época repórter do jornal "O Esporte" encomendou uma placa com os dizeres "neste campo, no dia 5 de março de 1961, Pelé marcou o tento mais bonito da história do Maracanã".

Agora, não basta fazer um golaço, uma pintura, ou um lance genial para fazer o gol de placa. O protagonista deve ser um ícone. Aposto que quem joga futebol já teve seu dia de astro, marcando aquele gol inesquecível. Eu mesmo já tive esse dia. A grande diferença é que o gol só foi importante naquele dia, e só você se lembra dele...

O gol, o momento mais importante do futebol, não é nada sem o protagonista. Esse é o peso de ser bom, esse é o peso de ser grande, esse é o peso de ser competente.
O “gol de placa” não é só um golaço; é antes de tudo a consagração do ídolo.

Veja a história e uma animação do primeiro gol de placa


Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...