adsense assíncrono

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Motocicleta é um veículo como outro qualquer. Motociclista também deve obedecer às regras de trânsito.

by Roberto M. 
É lógico que existem motociclistas que respeitam as regras de trânsito e que cumprem fielmente aquilo que aprenderam quando tiraram a carteira de habilitação.
É certo também que existem motociclistas que não se consideram superiores a tudo e a todos, acima do bem e do mal e que se comportam como cidadãos normais que cumprem as leis de trânsito assim como todos deveriam cumprir.
Entretanto, um grande número de motociclistas precisa urgentemente mudar sua forma de dirigir.
O que se vê por aí é algo quase que insano. Circular entre veículos em movimento sem guardar distância segura, mudar constantemente de faixa, ultrapassar pela direita, circular em velocidades incompatíveis com a segurança e com a via têm resultado num aumento muito preocupante no número de acidentes envolvendo motocicletas em todo o país.
Mortes e ferimentos graves com invalidez permanente estão acontecendo num número muito elevado.
E isso poderia ser evitado de um modo muito simples. Apenas com o motociclista cumprindo as regras como todo ser mortal deveria cumprir.
Quem dirige uma moto deve raciocinar um pouquinho, se conscientizar e não deixar de seguir as orientações abaixo, que são as regras de segurança para condutores de motocicletas:
- O uso de capacete de segurança é obrigatório tanto para o condutor quanto para o passageiro;
- É obrigatório também o uso de viseiras ou óculos de proteção;
- É proibido transportar crianças com menos de sete anos de idade;
- É obrigatório manter o farol aceso quando a moto está em movimento, tanto de dia quanto de noite;
- Assim como para todos os veículos automotores (e motocicleta é um deles) as ultrapassagens devem ser feitas sempre e somente pela esquerda;
- A moto deve ter uma velocidade compatível com as condições e circunstâncias do momento, além de respeitar os limites fixados pela regulamentação da via;
- Não circular entre faixas de tráfego;
- Tanto o condutor quanto o passageiro devem utilizar roupas claras;
- Para garantir a estabilidade nas curvas, solicitar ao “carona” que movimente o corpo da mesma maneira que o condutor;
- Segurar sempre o guidão com as duas mãos.

Os condutores de ciclomotores (veículo de duas rodas, motorizados, de até 50 cilindradas) devem também seguir todas as regras de trânsito e ainda conhecer mais duas regras:
- Este tipo de veículo deve ser conduzido pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no lado direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a ele destinada;
- É proibida a circulação de ciclomotores nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.
Motocicletas são como os demais veículos: devem respeitar os limites de velocidade, manter distância segura, ultrapassar apenas pela esquerda e não circular entre veículos.
Bibliografia: Direção Defensiva (Denatran/Ministério das Cidades - Fundação Carlos Chagas)

Arquivos Recomendados:

9 comentários:

  1. Não é por menos que temos tantos acidentes envolvendo motociclistas ...

    ResponderExcluir
  2. É obrigatório manter o farol aceso quando a moto está em movimento, tanto de dia quanto de noite;

    Essa infração são 7 pontos na Habilitação e perde suspende o direito de dirigir...

    Froiddddd manoooo

    ResponderExcluir
  3. Isso tudo é muito lindo, realmente funcionaria se o motociclista não tivesse que se preocupar também, com o fator SEGURANÇA PÚBLICA, que particularmente não me permite rodar a 60km/h em uma via de 60km/h. Parar no farol? Sim, também é uma atitude louvável, porém IMPOSSÍVEL dependendo do horário.
    Infelizmente temos que escolher, o risco de um acidente ou o risco de perdermos a moto para meliantes que preferem tirar 2,4 ou mais anos de trabalho suado para a aquisição de uma moto.
    Sem contar os impostos absurdos e as multas que eventualmente acontecem numa terra onde a lei funciona apenas para a classe normal, classe alta e bandidos não respondem legalmente.
    Infelizmente, SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a lei não se aplica de fato, só no papel. E o resultado são esses animais barbarizando o trânsito e achando que estão com a razão.

    ResponderExcluir
  5. Pq. o motoqueiro sempre quer ficar na frente, qdo. o sinal fecha? Mesmo que seja em cima da faixa de pedestre. Têm alguma vantagem, economiza gasolina, ganha tempo, ou o que?

    ResponderExcluir
  6. se as motos começarem a utilizar a mesma faixa que os carros, andar na mesma velocidade, os congestionamento serão maiores, e terão mais tempo... Quanto ao alto numero de acidentes, é simples, IMPRUDÊNCIA (Educação, cultura, etc), má formacão dos condutores, pouca fiscalização (pq sim concordo com texto sobre o não respeito dos condutores) ... Existe uma grande diferença no perfil dos condutores que utilizam a moto para IR trabalhar, e aqueles que usam ela como meio financeiro (NÃO TODOS IMAGINO). Como colocar na cabeça de um cidadão, que ele deve andar mais devagar, e ele dizer .. " mas ai vou deixar de ganhar X reais amais no fim do dia " Esse é o 1º pensamento dele, é ganhar $ para se sustentar, sustentar familia, se importa menos com sua integridade física, alias não deve nem passar isso pela cabeça... Como vamos mudar essa mentalidade ? Agora, concordo com alguns desrespeitos de leis, como má concervação do veículo, adaptações de pneu, escapamento, etc. Itens de segurança devem estar como a lei manda, documentos em dia, etc. AGORA COMO MUDAR A CABEÇA DE UM CIDADÃO que faz a motocicleta dele, um carnaval ? escapamento barulhento ? pneu careca, etc.. provavelmente um cidadão desses também votou no tiririca pra fazer protesto !!! Nao deve ter lido um livro, não sabe o custos e consequências fisicas de um acidente grave, e no mínimo não ta preocupado com isso, até que aconteça com ele... Enfim, mais que passar a respeitar as leis, é buscar cultura, conciência, respeito ao próximo, seriedade como cidadão, etc.

    ResponderExcluir
  7. E aquela motos que vem por trás, buzinando, e achando que tem a mesma preferência que uma ambulância a serviço?
    Ultrapassagens em curvas e tantos outros absurdos praticados por motociclistas.
    Sério mesmo, há muitas mortes entre motociclistas, mas acredito que esse n° só não é maior porque os MOTORISTAS acabam dirigindo prevendo as barbeiragens do pessoal de moto.
    Eu mesmo perdi as contas de quantas vezes tive que frear para não derrubar uma moto que me fechava. Eles não tem consciência que, entre os carros, são os mais frágeis.
    São como crianças irresponsáveis no trânsito: se nós não cuidarmos deles, morrem.

    ResponderExcluir
  8. Sou motociclista e totalmente contra os "motoqueiros", que não respeitam sinalização e leis de transito!

    ResponderExcluir
  9. Como ja foi dito, existe a diferença da imprudencia. Mas nao se pode ignorar que, a motocicleta como um meio de transporte agil, tem caracteristicas proprias. Enquanto 99% dos motoristas de carro, qdo abre o sinal, "engata a 1ª, solta freio de mao, acelera" a motocicleta simplesmente solta embreagem e acelera! a resposta e mto mais rapida, ocasionando o condutor da mesma chegar a um determinado ponto, mesmo obedecendo a velocidade permitida, mais rapido que o carro convecional.
    Segundo: as estatiscas contam mais de 1 milhao de motos em circulaçao no Brasil, agora imagine vc as 6 hrs da tarde, e as motos paradas na faixa lado a lado e de 2 em 2 ocupando o lugar de um carro pequeno. Agora imagine vc no seu carro, onde estaria obedecendo todas as caracteristicas acima citadas. No minimo 3 km depois das motos! As estatisticas mostram tbm, que 90% dos acidentes de moto, sao de "motoboys" e nao de motociclistas.O que se observa mto é o motorista ver a luz de uma moto e pensar "la vem o motoboy" e mtas vezes nao é, é um trabalhador como vc, um pai de familia, que TEM UMA MOTO e pronto, so isso! O que deve sim levar em conta é: respeito e bom senso! Se vc pode andar em linha com seu carro, deixando espaço pra moto passar..pronto! Resolvido, pq na sua frente, tera outro carro e nao 2 motos
    congestinando o transito ainda mais.
    Paz!

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...