adsense assíncrono

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Glossário de termos utilizados no Tear de Pente Liço.

Para facilitar o entendimento de quem quer se aventurar no mundo da tecelagem, aqui está um pequeno glossário dos termos utilizados normalmente no Tear de Pente Liço, tais como: urdume, navete, cala ou calada, duite, urdidor e outros.

Foto de tear de pente liço, mostrando o urdume, o pente, a cala, a navete, etc.
by Roberto M.
Quem acompanha nossas Aulas de Tear certamente se depara com vários termos específicos dessa arte que é a tecelagemNormalmente, os significados são explicados nas lições em que eles aparecem pela primeira vez. Com o tempo a gente vai se familiarizando com eles, mas, no início, geralmente nos atrapalhamos e, sempre tem algum termo que, quando aparece, precisamos sair procurando de lição em lição para encontrar o que ele significa.

Para facilitar essa procura, resolvi fazer um pequeno glossário dos termos específicos mais utilizados nas aulas e, assim, quando tivermos que consultar o significado de algum deles, saberemos onde encontrar rapidamente, sem a necessidade de ficar procurando de artigo em artigo.

GLOSSÁRIO DE TERMOS DO TEAR DE PENTE LIÇO

Borboletinha: 

É uma peça de apoio na tecelagem, tão importante quanto as navetes. Ela tem a mesma função da navete, isto é, a borboletinha também serve para transportar o fio através do urdume, fazendo surgir a trama. A diferença é que a borboletinha é, geralmente, usada quando o trabalho tem muitas cores lado a lado e as navetes ficariam grandes e desajeitadas.


Calada: 

Separação entre os fios da urdidura por onde passa a trama, formando o tecido.

Cala ou Calada: 

Abertura entre os fios da urdidura por onde passam os fios da trama.

Dentes da Franja: 

Complemento dos rolos (do urdidor e do tecido) utilizado para fixar as extremidades dos fios da urdidura.

Duite: 

É um termo usado para designar uma “carreira” da trama no tear, significa ir e voltar. É a menor unidade da trama, ou seja, duas passadas da navete (ida e volta), formando a linha. Utilizando duítes, conseguiremos fazer desenhos nos trabalhos em tear. O termo “meia duíte” é um movimento só de ida, sem voltar com a Navete.

Liço: 

Complemento do tear que através de um orifício em sua região mediana conduz os fios da urdidura na formação da calada.

Meia Duite: 

Vide explicação em Duite.

Navete: 

Instrumento de madeira que armazena e conduz o fio da trama. É uma das mais importantes peças de apoio à tecelagem. Ela serve para passar os fios dentro da cala para fazer a trama. Há vários tamanhos de navetes, cada um deles é apropriado para uma largura de trabalho. Assim como a agulha de costura transporta a linha através do tecido, a navete serve para transportar o fio através do urdume, fazendo surgir a trama.

Pente: 

Peça do tear por onde passam os fios da urdidura. Sua medida determina a quantidade de fios por centímetro. Os pentes mais usados nos teares manuais modelo pente-liço são 1:1, 2:1, 3:1 e 4:1. Esta titulagem indica quantos fios de urdidura o pente comporta em 1 cm. Ex: numa peça de 40 cm de largura com pente 2:1 precisamos de 80 fios.

Pente-liço: 

Modelo de tear manual onde o pente do tear alem de bater o tecido também é responsável pela formação da calada.

Ponto Peruano: 

É a primeira carreira do trabalho de tecelagem em tear de pente liço. O ponto peruano confere firmeza e estabilidade à peça, ajudando a proteger a trama, além, é claro, de embelezar o trabalho de tear. É feita manualmente. Após ela é que se começa a tecer a trama.

Rolo do tecido: 

Peça do tear utilizada para enrolar o tecido já tramado.

Rolo urdidor: 

Peça do tear para fixar e enrolar os fios da urdidura.

Trama: 

Fios que passam entre a urdidura formando o tecido.

Urdideira ou Urdidor: 

Peça para medir com precisão os fios da urdidura.

Urdidura: 

Também chamada de urdume ou teia; vide Urdume.

Urdume: 

Também chamado de urdidura ou teia, são os fios verticais do tear, também chamados longitudinais. São formados por um conjunto de fios tensos, paralelos e colocados antes de começar a tecer. Correspondem ao comprimento do tecido. São eles que servem de base para a trama que iremos fazer para criar uma peça tecida no tear manual de pente-liço.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...