adsense assíncrono

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Curso de Tear de Pente Liço. Montagem dos fios do Urdume– Aula 6

Aprenda a montar os fios do urdume no tear de pente liço. Veja como se faz para passar os fios nos furos e espaços do pente e a fixá-los nos rolos dianteiro e traseiro do tear.

Foto mostrando os fios do urdume já montados em um Tear de Pente Liço
by Telma M.
Nas aulas anteriores do nosso Curso de Tecelagem Manual aprendemos a dimensionar a quantidade dos fios de um urdume (Veja: Cálculo dos fios do Urdume – Aula 3), a cortar esses fios do urdume em um tamanho padronizado utilizando-nos do urdidor (Veja: Utilizando o Urdidor – Aula 4) e, também a preparar os fios do urdume para que depois possamos colocá-los no tear (Veja: Preparando o Urdume – Aula 5).

Depois de ver todos esses passos preparatórios, nesta aula vamos aprender a montar o urdume no tear.
Para prosseguir você vai precisar de: agulha pescador, pente 2x1 (dois furos em cada cm), fios do urdume já montados nas réguas e as réguas fixadas no tear segundo vimos na Aula 5 - Preparando o Urdume.


MONTAGEM DO URDUME NO TEAR

Esta aula é composta por três atividades distintas:
1- colocar os fios no pente,
2 - colocar os fios nos dentes do rolo traseiro e
3 - colocar os fios nos dentes do rolo dianteiro do tear.

Em primeiro lugar é preciso prender o pente nas bases laterais do tear, como mostra a foto abaixo.

foto mostrando a maneira de fixar o pente nas laterais do Tear antes da colocação dos fios do urdume.

O segundo passo é dividir os fios presos nas réguas em duas metades.
Deslize os fios sobre as réguas, esta operação vai ajudar a ”pentear” os fios de forma a desembaraçá-los, caso isso tenha ocorrido durante a colocação nas réguas.
Em seguida divida os fios, deixando um fio central e, o restante, metade de um lado e metade do outro lado desse fio central.

Divididos os fios, começamos a colocá-los no pente e a fixá-los nos dentes do rolo traseiro do tear.
Note que cada fio dividido estará ou na parte superior da régua ou na parte inferior da régua.
Os fios superiores sempre entrarão nos espaços do pente e os fios inferiores sempre entrarão nos furos do pente.

O primeiro fio a ser colocado no pente é o fio central superior da régua, o qual será puxado com a agulha pescador para dentro do espaço central do pente. Depois ele deverá ser encaixado no dente central do rolo traseiro do tear. Puxe a ponta do fio em sua direção. Deixe uma sobra de 10 cm de fio. Passe o fio para trás novamente, volte para você, volte para trás, volte para você. Essa operação de zig-zag é o que vai manter o fio bem preso.
 
Fotos mostrando uma agulha pescador contrastando-a com uma caneta para dar ideia de tamanho e detalhe de um pente, mostrando os furos e os espaços desse pente.

Em seguida puxe o fio seguinte, inferior, que está à direita do fio central, colocando-o dentro do furo vizinho da direita do espaço central. Prenda no dente do rolo da mesma maneira descrita acima para a operação zig-zag do primeiro fio.

Segue-se puxando todos os fios da direita do fio central, os superiores entram no espaço e os inferiores entram nos furos, prendendo cada um deles no rolo de trás.
último fio deverá ser duplo, isto é, puxe dois fios juntos para dar firmeza ao trabalho. Os dois devem ser colocados juntos no dente do rolo.

Agora faça a mesma coisa com os fios da esquerda, começando do centro para a esquerda.
Terminada a colocação dos fios no rolo traseiro, proteja-os com o protetor de dentes, que se encaixa sobre o trilho dos fios, amarre bem com retalhos de barbante.

Gire o rolo para encurtar os fios, separando os giros com uma folha de jornal, desta forma não ficarão emaranhados.
Pronto! Os fios da parte de trás estão presos.

O próximo passo será dedicado à colocação dos fios nos dentes do rolo dianteiro do tear.
Esta é uma fase simples, pois basta repetir todo o processo que usamos para colocar os fios nos dentes do rolo traseiro, só que agora no rolo da frente.

Posicione-se na frente do tear.
Selecione cuidadosamente o fio central (aquele mesmo fio que nós colocamos no espaço central no início), só que agora, trabalhando sua extremidade oposta.
Prenda-o no dente central do rolo dianteiro, usando a mesma técnica que usamos para prender os fios nos dentes do rolo traseiro.
Coloque todos os fios do lado direito e depois os fios do lado esquerdo.
Prenda os fios com o protetor de dentes; tudo da mesma maneira que fizemos na parte traseira.

Preparei um vídeo para mostrar, de forma dinâmica, tudo o que descrevi acima.
Veja o vídeo a seguir e entenda melhor todo o procedimento visualizando o processo.



Terminada a montagem do urdume no tear, estamos prontos para a próxima aula, onde iremos aprender a Como fazer o Ponto Peruano - aula 7. O Ponto Peruano é a primeira carreira da tecelagem em tear de pente liço.


Arquivos Recomendados:

9 comentários:

  1. Telma,
    na verdade a minha dúvida é fazer esses pontos em alto relevo. A aula 11, de setas já está disponibilizada em vídeo? Creio que assim entenderei melhor.

    Grata!
    Neusa

    ResponderExcluir
  2. Telma,

    muito esclarecedora a sua explicação. Porém, tem como vc me explicar como se faz com o pente 4:1? Eu tentei usar esse pente usando o mesmo procedimento do de 2:1, ou seja, dando as voltas necessárias para prender os fios, conforme instrução. No entanto, faltou pente para prendê-los no final. A largura do trabalho é de 45 cm, portanto 180 fios.

    Muito grata!

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo, pena que você não tenha se identificado.
    Lembre-se que são 182 fios, pois usa-se fios duplos nas laterais.
    O processo é o mesmo para pentes 4x1 ou para 2x1. Reveja os seus passos, você pode ter pulado alguns furos ou espaços do pente, por isso sobraram fios. Também pode ser que tenha contado errado, cortando mais do que 182 fios.
    Reveja a aula, se ainda sobrarem dúvidas, volte a falar comigo.
    Abraços
    Telma

    ResponderExcluir
  4. maria francisca já trabalho com tear faço o basico, só não sei fazer ficar xadrez por que o meu trabalho cobre toda a trama, ficando de uma cor só q devo fazer ? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lá Maria, para fazer xadrez no tear é preciso conhecer a técnica, mas não dá para ensinar aqui. Seriam necessárias algumas aulas. Considere a possibilidade de fazer um pequeno curso. Boa sorte.
      Telma

      Excluir
  5. Ola! Posso fazer trama com fits de cetim com tear de pente liço? As fitas não vão desfiar? Obrigada Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simone, você pode usar qualquer material, fitas ficam muito bem no tear, o resultado é bem interessante.
      Boa sorte.
      Telma

      Excluir
  6. quanto a pergunta do sr. anonimo. O meu tear e de 60cm. nele so cabem ate 120 cabos.E o dele? quantos cabos pode conter? nao sera ai que ele esta errando? Abracos Telma,muito boa suas aulas estou aproveitando muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nadya, obrigada por sua visita. Creio que você esteja se referindo ao pente 2x1, pois esse sim comporta 120 fios de urdume. No entanto de o sr. anônimo usou o pente 4x1, como ele mesmo disse, então são 4 vezes a largura do tapete. Ele disse ali em cima que o tapete dele é de 45 cm. Multiplicando 45 por 4 temos 180 fios. Eu sempre faço as laterais duplas, por isso cortaria 182 fios. Se tiver dúvidas é só me contatar. abraços.
      Telma

      Excluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...