adsense assíncrono

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Curso de Tear de Pente Liço. Como Fazer o Ponto Peruano – Aula 7

O Ponto Peruano é a primeira carreira do trabalho de tecelagem em tear de pente liço. O ponto peruano confere firmeza e estabilidade à peça, ajudando a proteger a trama, além, é claro, de embelezar o trabalho de tear.

Foto mostrando o início da execução do ponto peruano, a primeira carreira da trama de um trabalho de tear de pente liço.
by Telma M.
Depois de aprendermos, no nosso Curso de Tecelagem Manual, a dimensionar a quantidade de fios do urdume (Veja: Cálculo dos fios do Urdume – Aula 3); a cortar os fios do urdume de uma forma padronizada através do urdidor (Veja: Utilizando o Urdidor – Aula 4); a preparar os fios do urdume para colocá-los no tear (Veja: Preparando o Urdume – Aula 5) e a montar o urdume no tear (Veja: Montagem dos fios do Urdume – Aula 6), chegou a hora de começarmos a tecer a trama.

Nesta Aula vamos aprender o Ponto Peruano, a primeira carreira do trabalho de tecelagem em tear de pente liço.
Essa primeira carreira, em ponto peruano, serve para dar firmeza e estabilidade à peça, ajudando a proteger a trama, além, é claro, de embelezar o trabalho de tear.
Para prosseguir precisaremos que o Urdume já esteja montado no tear.

Necessitaremos de uma régua de papel medindo 3 cm de largura e comprimento igual ou maior à largura do trabalho e, também, de dois fios de barbante medindo três vezes a largura do trabalho a ser executado.

Foto mostrando o urdume montado no tear; uma régua de papel entre os fios do urdume e os fios necessários para fazer o ponto peruano.

Comece dobrando uma folha de papel de modo que forme uma régua de 3 cm de largura.
Levante o pente do tear e encaixe no suporte de modo a fazer surgir a cala. Coloque a régua de papel na cala (entre os fios do urdume). Abaixe o pente novamente, após colocar a régua de papel.
Essa régua de papel serve, apenas, como um artifício que utilizamos para limitar as batidas do pente no início do trabalho.

Foto mostrando a sequência para a colocação da régua de papel na cala do urdume antes de começar a fazer o ponto peruano

O segundo passo é cortar dois fios de barbante cujo comprimento deverá ser três vezes a largura do trabalho a ser executado. Um deles será usado na primeira carreira, reserve o outro para finalizar o trabalho.


FAZENDO O PONTO PERUANO

Segure o fio à sua frente, com uma ponta em cada mão. Passe a ponta que está na sua mão direita sob o primeiro fio do urdume (o fio duplo). Puxe de tal forma que as duas pontas fiquem unidas e o fio dividido em duas metades. 

Foto mostrando o início da execução do ponto peruano.

Agora, vá cruzando as duas metades do fio, passando por baixo dos fios do urdume, um de cada vez, intercaladamente, até chegar ao último fio do urdume, (que também é duplo). Amarre e passe os fios para baixo do trabalho.
O vídeo a seguir mostra esse processo detalhadamente. Vendo fica mais fácil de entender, pois somente com palavras é difícil de explicar. 


2 comentários:

  1. Adorei. Comprei um tear de pente liço e estou começando a aprender desde o zero. Suas aulas são muito legais. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Comecei agora a aprender tecelagem e descobri a sua página que acho muito interessante. Desde já obrigada pelas aulas que são muito bem explicadas. É possível fazer desenhos com o ponto peruano sem deixar espaços entre as cores? Obrigada.

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...