adsense assíncrono

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Adubando as plantinhas com composto orgânico.

O adubo orgânico natural é uma alternativa boa e barata para fertilizar as plantas. E ainda contribui com a sustentabilidade do meio ambiente
by Roberto M.
Como adubar uma planta? Qual adubo utilizar para fertilizar meu jardim?
Quase todo mundo tem dúvida sobre qual adubo utilizar para fertilizar seu canteiro, sua horta, seu jardim ou mesmo o vaso da varanda com sua planta de estimação.
Adubo químico (NPK), farinha de ossos, esterco de galinha ou de gado... São muitas as opções, cada uma se adequando melhor para uma ou outra finalidade.

 Para tentar se prevenir, pensando resolver várias situações de uma só vez, muitas pessoas fazem verdadeiros coquetéis de fertilizantes. Engano total. Misturar indiscriminadamente os fertilizantes, pode até ser prejudicial às plantas.

As plantas, para se desenvolverem, necessitam de vários nutrientes: o nitrogênio estimula brotos e folhagens, o fósforo instiga a floração e a frutificação, o potássio dá maior resistência contra as pragas e fortalece os tecidos vegetais. Mas não são somente esses os elementos nutrientes. Existem outros, também importantes e igualmente necessários, tais como o Cálcio, o Magnésio, o Enxofre, o Boro, o Ferro, o Zinco, o Cobre, o Molibdênio, o Cloro e o Manganês.
Aprender a dosar todos esses elementos, para que as plantas fiquem plena e corretamente saciadas, você não vai querer, é muito complicado. Mas também, não é necessário, a própria natureza se encarrega disso. Basta utilizar o chamado composto orgânico.

O composto orgânico nada mais é do que a imitação de um processo que acontece espontaneamente na natureza.
Como exemplo, para ilustrar, vamos ver o que acontece numa floresta. Quem é que fornece às plantas da floresta, todos os nutrientes necessários? É lógico que é a própria natureza. As plantas retiram os seus nutrientes do próprio solo da floresta. E os nutrientes estarão sempre lá, devido à reciclagem da matéria orgânica que cai no chão (desde folhas e animais mortos, até excrementos). Estes restos orgânicos (vegetais e animais) são decompostos por microorganismos e acabam incorporando à terra os nutrientes que as plantas necessitam.

Para fertilizar suas plantas com adubo natural, você pode comprar o composto orgânico nas casas de jardinagem ou fazê-lo você mesmo.
Se tiver espaço para isso, veja meu artigo no blog Só Faz Quem Sabe: Aprenda a fazer Composto Orgânico, o adubo natural. Além de ter a certeza de que seu adubo será de excelente qualidade, você ainda estará contribuindo para o bem estar do meio ambiente e com a sustentabilidade do planeta, pois estará utilizando o lixo da casa e do jardim, imitando a natureza.

Mas não se esqueça, composto orgânico não substitui a terra. Ele deve ser misturado a ela numa proporção de uma parte de composto para duas partes de terra. Outra mistura tradicionalmente usada em vasos é: uma parte de composto, uma de terra e uma de areia.

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Seu artigo é esclarecedor, eu uso nos jardins, na horta do sítio só orgânico, resto de gramas e folhas que caem no jardim.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro jardinagem. Já tem quase um ano que não planto e cuido de roseirinhas. Eu tenho planos de voltar a te-las, achei otimo vir aqui e aprender.

    Beijos

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...