by Telma M.
Fazer artesanato é uma das minhas paixões, gosto de quase tudo relacionado com a arte, principalmente as artes manuais.
Já me atrevi a fazer tanta coisa que perdi a conta. Em geral eu vejo uma novidade e fico não apenas admirando, mas tentando entender como ela foi confeccionada.
Tão logo chego a minha casa já vou logo escarafunchando minha caixinha de inutilidades para ver se há algum objeto que eu possa utilizar para executar o tal artesanato que vi. Dificilmente não encontro uma coisa ou outra que me seja útil.
Essa mania de guardar coisas eu herdei de meu avô Serafim.
Foi ele também que me ensinou a fazer as esferas de argila. Ele fazia essas esferas para substituir as “bolinhas de gude” que meus irmãos viviam perdendo. Naquele tempo era moda os meninos brincarem no quintal jogando bolinhas.
Bem, eu descobri que essas bolinhas de argila servem para usar em vários artesanatos. Costumo preparar algumas e deixar guardadas em minha caixinha de inutilidades para usá-las quando for necessário.
Já usei essas bolinhas para decorar vasos, para fazer colares de bijuteria e estou procurando mais usos para as que eu tenho guardadas.
Se quiser aprender a fazer as tais bolinhas de argila, veja o passo-a-passo que eu preparei:
Você vai precisar de:
- Argila
- Bandeja de isopor
- saber enrolar brigadeiro
- Vontade de brincar com barro
Compre um pacote de argila. Geralmente esses pacotes têm 1 kg e são encontrados em lojas de material escolar ou de artesanatos.
Após abrir o pacote corte um pedaço que caiba na palma de sua mão e comece a apertá-lo, passando de uma mão para outra. Amasse-o muito, até que a massa de argila fique bem macia e homogênea. Umedeça bem as mãos antes de manipular a argila, para que fique mais fácil de trabalhar com ela e para que suas mãos não fiquem ressecadas. Se preferir, use luvas. Para cortar use uma faca velha ou um palito de sorvete.
Divida a porção manipulada em pedaços menores, mais ou menos do tamanho de uma bolinha de gude.
Comece a rolar o pedaço de argila na palma da mão, como se faz para preparar “brigadeiro”. Enrole várias vezes, até sentir que a bolinha está lisa, bem firme e homogênea.
Introduza um palito de dentes bem no centro da esfera, com cuidado para não quebrá-la, atravessando-a completamente.
Se preferir use uma agulha de tapeçaria para fazer esse furo, cuja função é permitir que se passe um cordão dentro da bolinha, caso você queira pendurá-la num vaso ou fazer um pingente.
Você pode, ainda, usar um palito de churrasco, para variar as formas, ou seja, o diâmetro do furo.
Faça várias bolinhas do mesmo tamanho, faça também outros tamanhos e formas, para usar em diferentes artesanatos.
Coloque todas sobre um pratinho de isopor e deixe secar durante uma semana. Depois desse prazo as bolinhas estarão prontas para serem usadas em seus artesanatos, inclusive para confeccionar suas bijuterias.
Se for encapar, como eu fiz no colar de roletê, não precisa pintar, mas, se for usar as bolinhas direto num cordão, pinte-as com tintas para artesanato, ou use esmalte e deixe secar bem antes de usar.
As orientações básicas são essas, mas você pode inventar usos para as bolinhas de argila. Pode criar outras formas como cubos, chapinhas, tubos, enfim... Crie, use sua capacidade de inventar. Depois pinte com cores atuais e dê asas à sua imaginação.
Além de criar bijuterias e objetos bonitos, você estará fazendo terapia, pois trabalhar com artesanato é muito relaxante.
realmente bem bacana, já vi várias bijuterias feitas com essas bolinhas e acho que são bem bonitas ....abçs
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirFiquei com uma duvida: por ser de argila, não ha a necessidade de queima?
Elas nao ficam muito frageis?
Grata,
Luciana
Olá Luciana, gostei da sua observação. Você tem razão, trabalhos com argila devem ser queimados para ter durabilidade. No entanto o que eu mostro nesta postagem é uma bijuteria simples, sem técnicas complexas. Mas não se preocupe, dura muito tempo, principalmente depois de passar algum tipo de tinta ou verniz. Tempo suficiente para você usufruir da sua bijuteria.
ExcluirAbraços