adsense assíncrono

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Óleo de cozinha usado. O que fazer com ele?

É possível reaproveitar o óleo de cozinha após o uso em frituras: reutilizá-lo para a fabricação doméstica de sabão ou enviá-lo para uma entidade que o reaproveite. Muita gente não sabe, mas, quando descartado no ralo da pia ou junto com o lixo de casa, é altamente prejudicial ao ambiente.

Óleo de fritura usado.
by Telma M.
Depois da fritura dos pastéis ou da batatinha, a única coisa que fica sobrando é o óleo utilizado para fritá-los. E agora, o que fazer com ele? Podemos reutilizá-lo em novas frituras? Óleo usado faz mal para a saúde?
A primeira coisa que se deve saber é que esse óleo usado jamais poderá ser utilizado novamente na cozinha, seja para novas frituras ou para fazer qualquer outro tipo de comida.

Isso porque, depois de aquecido, aumenta a quantidade de substâncias tóxicas no óleo que podem passar para os alimentos e para o organismo.

POR QUE O ÓLEO USADO É TÓXICO

O aumento dessas substâncias tóxicas se deve ao fato de que na fritura observa-se um processo simultâneo de transferência de calor e massa.
O calor é transferido do óleo para o alimento; a água que evapora do alimento é absorvida pelo óleo.

Assim, os fatores que afetam a transferência de calor e massa, afetam as propriedades térmicas e físico-químicas do óleo e do alimento.
O processo de fritura é realizado em recipientes abertos, à temperatura elevada (180 – 200°C), em contato direto com o ar. Estas condições provocam modificações físico-químicas nos óleos (termo-oxidação, rancificação, etc.), algumas das quais visíveis, como o escurecimento, aumento da viscosidade, formação de espuma e fumaça.

Essas transformações afetam as características sensoriais do óleo e produzem efeitos tóxicos como irritação gastrointestinal, inibição de enzimas, destruição de vitaminas e carcinogênese, quando da ingestão contínua e prolongada de produtos rancificados.
Por isso, o indicado é descartar corretamente esse óleo usado.

EFEITOS DO ÓLEO USADO NA NATUREZA

O descarte correto é uma questão de educação ambiental.
Nunca se deve jogá-lo no ralo da pia ou na bacia sanitária.
Você sabia que um litro de óleo jogado no ralo contamina cerca de um milhão de litros de água?

Quando o descarte ocorre na rede de coleta de esgotos, o óleo absorve outras substâncias provocando o entupimento e vazamento da rede coletora.
Despejado na natureza impermeabiliza o solo e os leitos dos rios contribuindo para enchentes.
Não se pode esquecer, reciclar é sempre bom para a natureza e esse é o caminho.
Atitudes de cidadania podem ser bem fáceis.

FABRICAÇÃO DE SABÃO EM CASA

Uma delas está bem ao alcance de nossas mãos: reutilizá-lo para a fabricação doméstica de sabão caseiro.
Vejam a receita de como fazer sabão utilizando óleo usado, que uma aluna lá do projeto Bem Viver da Igreja São Judas Tadeu (onde dou aulas de tricô e crochê) me deu.
Confesso que nunca havia tentado fazer sabão em casa antes por achar muito difícil. Mas essa aluna faz com tanta facilidade que resolvi tentar.
E não é que é fácil mesmo? Experimentei, gostei e coloquei o modo de fazer sabão em casa com óleo de fritura usado no meu outro blog, o Só faz quem Sabe. Experimentem.

ENVIO PARA POSTOS DE COLETA

Outra maneira é enviá-lo para alguma entidade que o reaproveite.
Existem muitas maneiras de se fazer isso. Basta acumular o óleo usado (eu por, por exemplo, vou acumulando em garrafas pet usadas) e depois é só enviá-lo para um posto de coleta.

Hoje em dia está muito fácil. Existem postos de coleta em muitos lugares.
Há vários supermercados que têm um local onde se pode descartar o óleo usado.
Há entidades que passam pelos locais das residências recolhendo o material.
Sempre existirá um modo de enviar o óleo usado para algum posto de coleta.

Quem tiver interesse pode entrar no site da Akatu – Consumo consciente para um futuro sustentável, eles elaboraram uma lista nacional com endereços de postos de coleta. Lá dá para escolher onde entregar o óleo de cozinha usado.

Artigos Recomendados:

6 comentários:

  1. Olá querida Telma, como vai? :)

    Nossa, eu não sabia que óleo usado poderia ser prejudicial assim, muito importantes estas informações! Na hora me recordei do restaurante que minha mãe almoça todos os dias a anos, e ela sempre fala do óleo velho que devem utilizar pois chega a dar gosto forte... Vou enviar este artigo agora pra ela! Fazem uns 7 anos que ela come lá... Melhor levar algo de casa, pois pelo que expôs aqui para nós, não é nada saudável , não é mesmo? Gostei também das dicas da reutilização em sabão ou enviar para as coletas, cou me informar aqui no meu bairro :)
    Faço muita fritura aos fins de semana e tem óleo velho pra dar e vender rsrsrs
    Obrigadíssimo pelas dicas e esclarecimentos!
    Grande beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Samanta, obrigada pela visita, minha querida. Viu só como nem precisamos fazer muito esforço para melhorar a qualidade de vida da nossa própria família e de nossos amigos? Eu fiz o tal sabão e gostei muito. Agora só vou aperfeiçoar, acrescentando aromas. Beijos.

      Excluir
  2. Telma,

    Hoje mesmo conversava com minha irmã sobre a utilização e descarte do óleo. Foi excelente ler este artigo. Parabens, é de utilidade publica.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, Obrigada pelos elogios e por compartilhar. Sabe que depois de ter feito o tal sabão com óleo usado eu vi o quanto a gente pode evitar de jogar gorduras pelo ralo abaixo. Com um litro de óleo eu obtive um montão de barras de excelente sabão. Agora só quero saber de aperfeiçoar.
      Beijos

      Excluir
  3. Compartilhei no Facebook.

    Bjs

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...