adsense assíncrono

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Guia Orientativo de Crochê para Canhotos: dicas de execução

Aprender a fazer crochê com a mão esquerda em um mundo destro pode ser realmente confuso! Não se desespere, a ajuda está a caminho com as nossas dicas úteis. Se você é canhoto e quer aprender a fazer crochê, dê uma olhada no nosso guia.

by Roberto M.
Muitos dos canhotos que aprenderam crochê no passado tiveram que aprender a arte de maneira oposta à sua abordagem natural, pois provavelmente aprenderam com um professor destro, ou seja, que usava a mão direita.

Guia de Orientação de Crochê para Canhotos - Dicas de execução

Hoje, isso não é mais necessário. Já existem professores, tutoriais, receitas e muito mais voltados para o crocheteiro canhoto.

Neste guia de orientação, você aprenderá os pontos básicos do crochê para canhotos e várias dicas para crochetear com a mão esquerda. Haverá orientações para adaptar as receitas existentes para destros, transformando-as para o estilo de fazer crochê com a mão esquerda.
O crocheteiro destro que quiser ensinar uma pessoa canhota a fazer crochê, também encontrará informações sobre isso nesse guia.

COMPREENSÃO BÁSICA DO CROCHÊ PARA CANHOTOS

O crochê para canhoto é, basicamente, uma imagem espelhada do crochê para destro. A pessoa canhota segura a agulha de crochê com a mão esquerda e o fio com a mão direita.
Aprender a segurar a agulha (na posição “estilo caneta” ou na posição "estilo faca") e manipular o fio é semelhante tanto para o crochê com a mão direita como para o crochê com a mão esquerda; siga seus professores e tutoriais, mas também descubra o que funciona melhor para você (relembre sobre como segurar a agulha e o fio lendo: “Preparando-se para começar a fazer Crochê. Como segurar a agulha e o fio“).

A maioria dos tutoriais de crochê, e quase todas as receitas de crochê, assim como os gráficos de símbolos, estão escritos para pessoas destras. No crochê para canhoto, você deverá seguir exatamente as mesmas instruções, mas deverá trabalhar na direção oposta.

Isso significa que, quando você estiver trabalhando linhas, elas serão trabalhadas, da esquerda para a direita, ou seja, a partir da correntinha inicial as linhas serão trabalhadas começando no lado esquerdo e indo para a direita. Isso deve ser bastante natural para você como canhoto. Também, quando estiver trabalhando em círculos, você estará crocheteando no sentido horário, em vez de no sentido anti-horário, normal para os destros.

COMO OS CANHOTOS FAZEM OS PONTOS BÁSICOS DO CROCHÊ

Neste guia, relembrarei como os canhotos devem fazer dois dos pontos básicos do crochê: correntinha e ponto baixo. Outros pontos e outras noções gerais da execução do crochê relembre lendo: “Como fazer pontos básicos de crochê. Noções gerais para destros e canhotos”.

CORRENTINHA

Sequência de execução da correntinha de crochê por um canhoto.

1 – Comece fazendo um nó corrediço
2 – Passe a linha sobre a agulha fazendo uma alça. Note que sempre que você fizer uma alça passando a linha sobre a agulha, você estará passando esse fio no sentido horário.
3 – Com o gancho puxe a alça por dentro da argola que já estava na agulha, soltando essa argola para formar a primeira correntinha  e com a nova alça formando uma nova argola na agulha.
4 – Repita os passos 2 e 3. Cada repetição será uma nova correntinha.


PONTO BAIXO

Sequência de execução do ponto baixo de crochê pelos canhotos

1 – Após fazer a correntinha explicada acima, mantenha a agulha dentro da última argola feita.
2 - Insira a agulha na primeira correntinha: sua agulha será mantida em sua mão esquerda, a correntinha estará se estendendo para a direita e você irá inserir a agulha na primeira corrente que fica à direita da agulha.
3 - Passe a linha sobre a agulha fazendo uma alça e puxe o fio passando por dentro da correntinha ficando com duas argolas na agulha.
4 – Passe a linha sobre a agulha novamente fazendo uma alça e puxe o fio passando por dentro das duas argolas da agulha. Soltando essas duas argolas para formar o primeiro ponto baixo e com a nova alça formando uma nova argola na agulha.
5 – Insira a agulha na próxima correntinha e repita os passos 3 a 4 até terminar a carreira.

DICAS IMPORTANTES PARA FAZER CROCHÊ COM A MÃO ESQUERDA

1 – Deixe sempre a ponta do fio do inicio de cada projeto pendurada no trabalho (não corte nem use essa ponta). Quando a receita mencionar “lado direito” ou “lado avesso” do trabalho, procure essa ponta como referência. Para os trabalhos realizados por um canhoto, o “lado direito” será aquele em que a ponta estiver no canto inferior direito.

A ponta do fio orienta o canhoto quanto ao lado direito ou avesso do trabalho

2 – Lembre-se de que todas as vezes em que você fizer um laço, ou seja, colocar a linha sobre a agulha, você fará essa volta no sentido horário. Suas laçadas serão sempre no sentido horário.

A laçada dos canhotos é no sentido horário

3 – É possível para os canhotos fazerem crochê utilizando receitas escritas ou visuais. Esquemas e gráficos podem ter a imagem revertida (veja abaixo na seção sobre a adaptação de padrões existentes) de modo que a imagem invertida sirva como guia.

COMO ADAPTAR RECEITAS DESTRAS DE CROCHÊ PARA CANHOTOS

Uma simples receita de crochê para destros pode ser seguida exatamente como está escrita, basta inverter a direção do trabalho. No entanto, algumas receitas precisarão ser revertidas por completo para funcionar corretamente.
Em crochê de tapeçaria e outros tipos de crochê colorido, você precisará reverter a receita ou terá uma imagem invertida, que poderá ser ao contrário, a menos que o design seja simétrico. Por exemplo, se você fizer uma receita de crochê filé que tenha uma palavra escrita, a palavra seria lida ao contrário caso, primeiro, a imagem não tenha sido invertida para se adaptar à  abordagem de crochê para canhoto.

Isso significa que você irá trabalhar as carreiras pares ou ímpares ao contrário de sua forma declarada na receita. Então, se um destro trabalhasse as carreiras ímpares da direita para a esquerda, você trabalharia essas carreiras ímpares da esquerda para a direita.
Os esquemas de símbolos são escritos para crocheteiros destros. Você fará exatamente os mesmos pontos, mas na direção oposta, como uma imagem espelhada do gráfico.

Então, como você inverte uma receita de crochê?
Algumas pessoas conseguem fazer isso mentalmente, apenas lembrando que estão trabalhando na direção oposta das instruções indicadas. No entanto, nem todos conseguem fazer isso. Então, será necessário criar uma imagem espelhada da receita.

Se você tiver um esquema, um gráfico ou instruções de símbolos, reverta-os. Use ferramentas de edição de fotos para simplesmente reverter a imagem no seu computador e usar a nova imagem como instrução. Segurar um espelho ante o padrão visual também funcionaria. Você também pode reverter vídeos fazendo uma "inversão horizontal (horizontal flip)"  com alguma ferramenta de edição no seu computador.

Exemplo de espelhamento de um esquema de crochê para adaptação aos canhotos

Quanto às receitas escritas, pode ser útil passar pela receita e destacar todas as pistas que indicam a direção do trabalho. Por exemplo, se a receita diz  "juntar fios no canto direito" ou "trabalhar no lado avesso do trabalho"; cada uma dessas instruções precisa ser revertida. Isso pode ser feito mentalmente ou realmente corrigindo as instruções para que digam: "juntar fios no canto esquerdo" ou "trabalhar no lado direito do trabalho".

COMO ENSINAR CROCHÊ PARA CANHOTOS

Muitos professores de crochê destros têm estudantes canhotos que gostariam de ajudar.
A maneira mais comum de ensinar uma pessoa a fazer crochê com a mão oposta, é sentar de frente um ao outro para que o aluno possa espelhar (ao invés de imitar) os passos do professor.

Se você é um professor que usa vídeos ou tutoriais de fotos, você pode criar seus tutoriais em sua técnica de crochê destra e, em seguida, inverter as instruções usando um software de edição imagens. Basta lembrar de considerar e incluir quaisquer instruções especiais onde o aluno precisa considerar a reversão com mais cuidado.

Finalmente, você ou seu aluno podem optar por aprender a usar a mão não dominante. Isso significa que você pode se dispor a ensinar crochê usando a mão esquerda para explicar ou o aluno estar disposto a aprender com a mão direita.

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Boa tarde,meu marido foi demitido em 29/12/17, trabalhou de carteira assinada por 4 anos, iniciou em 16/01/18 um trabalho temporário( foi registrado na parte de trás da carteira) que acabará em 15/04/18, a nossa dúvida é, ele pode dar entrada no auxílio agora ou precisa esperar o contrato temporário acabar? Visto que ainda estará no prazo de dar entrada. No aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Sou canhota e gostaria de receber algumas dicas para aprender croche como qual a agulha a firma de segurar na mão e como saber se o pnto esta bom tenho nocao mas nunca arrisquei por ser canhota.
    SE Puderem me ajugar ficarei imensamente grafa.

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...