adsense assíncrono

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dicas para Planejar e Preparar um bom Churrasco.

Preparar um churrasco não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é necessário planejar: a escolha e a quantidade das carnes, das bebidas e do carvão. Veja algumas dicas sobre isso.

Dicas para planejar churrasco.
by Roberto M.
Como planejar um bom churrasco? Como acender a churrasqueira? Como escolher as carnes? Quais os acompanhamentos para um churrasco? Qual é a quantidade necessária de carne, de carvão, dos acompanhamentos e da bebida? Como servir o churrasco?  Quais as sobremesas do churrasco?
Planejar é o primeiro passo para um bom churrasco.
Devem-se escolher as peças de carne, a quantidade e os acompanhamentos.

Tudo de acordo com o número de pessoas e também é lógico com a preferência.
O carvão deve ser de boa qualidade e o acendimento da churrasqueira deve ser preparado com muito carinho.
É preciso pensar nos instrumentos necessários para o churrasqueiro e até mesmo no próprio churrasqueiro.

O churrasqueiro não precisa ser nenhum gaúcho, mas é ele quem toma conta do perímetro da churrasqueira e do braseiro. Pelo menos um da turma deve gostar e saber fazer o serviço para que o churrasco saia a contento; basicamente seus instrumentos são: uma faca grande e bem afiada, uma tábua de carne, um garfo de churrasco, espetos, grelha e muita disposição.

Instrumentos necessários para preparar churrasco.

Para acender a churrasqueira, há várias opções. O velho pão embebido em álcool é o mais comum para dar início ao fogo, mas existem outros produtos, desde acendedores elétricos até os bastões de parafina e cera.
O ato de acender uma churrasqueira requer alguma prática e só um pouco de carvão. Em média, são necessários de 20 a 30 minutos para que se acenda e se chegue a uma temperatura ideal para assar a carne. Depois é só manter. 

O braseiro não deve ter chamas na superfície e a temperatura deve ser bastante elevada. Os pedaços maiores de carvão duram mais. É bom manter carvões ao lado do braseiro para ir alimentando de vez em quando. Para se ter uma idéia de quantidade, calcular aproximadamente 5 Kg de carvão para um churrasco com 10 pessoas, mas sempre tenha alguns sacos de reserva.

Braseiro de carvão para preparar churrasco.

Escolher as carnes deve ser um processo cuidadoso. As peças menores (até 1,2 Kg) são mais fáceis de manusear, evitar as que tenham pouco sangue e gordura amarelada.
A quantidade de carne deve ser calculada de acordo com o número de pessoas. Como regra, 500 g de carne para cada homem e 300 g para cada mulher são suficientes para satisfazer todo mundo.

A quantidade total já leva em conta todos os tipos de carne (lingüiça, coração, frango, picanha, maminha, etc.)
Tirar a carne da embalagem, lavar rapidamente e salgar imediatamente. Para evitar choque térmico, antes de colocá-la na brasa, sua temperatura deve estar parecida com a temperatura ambiente.

Peças de picanha para preparar churrasco.

O churrasco nunca sai imediatamente, então é imprescindível a presença dos acompanhamentos à mesa. Eles serão os responsáveis pelo entretenimento da fome do pessoal enquanto aguarda o churrasco ficar pronto.

Algumas dicas de acompanhamentos são: ovos de codorna, farofa, maioneses, vinagrete, salada de folhas, arroz carreteiro ou outra variação qualquer.
Agora, tudo pronto, é só se deliciar com os acompanhamentos e carnes que irão desfilar.
No início deve-se servir linguiça fatiada e coração de galinha. Em seguida as peças mais nobres (picanha, maminha, alcatra)

Linguiças fatiadas para servir no início do churrasco.

Para beber nada melhor que a nossa cervejinha bem gelada. Veja aqui como conseguir uma cerveja geladíssima rapidamente.
A quantidade de cerveja necessária para um churrasco depende do clima e da duração do evento, mas como base pode-se considerar que num calor forte seis ou sete latas por pessoa deve dar conta do recado. Não esquecer do refrigerante e da água mineral para os que não consomem bebida alcoólica.

Como sobremesa, as sugestões são as seguintes: frutas em geral (melão, melancia, abacaxi), sorvete de frutas, bananas assadas com canela na chapa do churrasco.
Assar um abacaxi no espeto fica uma delícia.

Artigos Recomendados:  

2 comentários:

  1. Olá Telma !!

    Adorei seu texto !!
    Vim ver se faço tudo direitinho, pois eu que sou a churrasqueira da família !
    Tinha um avô gaúcho que me ensinou e agora sobrou pra mim !! kkk mas eu adoro !!
    Muito boas as dicas !

    Grande beijo !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post! Vou fazer um post sobre churrasco no meu blog e o seu texto ajudou muito!

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...