adsense assíncrono

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os segredos das claras em neve.

Batendo Claras em Neve
by Telma M.
Quantas vezes você já se deparou com receitas que parecem deliciosas e pedem claras em neveInúmeras, não é mesmo?
É que as claras dão leveza à receita, ajudam “aerar” a massa juntamente com o fermento, ou muitas vezes substituindo o fermento, como é o caso dos suflês, que não levam fermento, mas crescem bastante.

Sozinhas as claras em neve servem para poucas receitas (mashmellow, suspiro, cobertura de bolos, pudim de claras e outros), seu maior valor é como auxiliar incontestável nas receitas culinárias.

Receitas de bolos ficam muito mais leves e fofinhas se tiverem claras em neve. Muffins ficam muito mais delicados com as claras em neve. Mousses de chocolate ou de maracujá ficam mais cremosos e leves se levarem claras em neve. Coberturas de bolos e pudins ficam melhores se tiverem claras em neve.

Em muitas situações a receita pede claras em neve e que seja reservada enquanto se prepara outra etapa da receita.

Neste caso tenha muita atenção, se você bater as claras em neve e reservar sem o açúcar, elas vão “desandar”. As claras não têm estabilidade para permanecer em neve e lentamente voltarão ao estado natural. O papel do açúcar é exatamente o de dar estabilidade à “neve”.

Portanto, fazer claras em neve e “reservar”, só colocando açúcar e claras em neve com açúcar só servem para preparar doces.

Quando a receita for salgada e pedir claras em neve, elas devem ser batidas e utilizadas imediatamente para não desandar.

Veja o passo a passo de como fazer claras em neve nesse artigo que eu fiz para o blog Só faz quem Sabe.

Uma dica: aprendi que é preciso colocar 2 colheres de açúcar para cada clara em neve, mas a experiência me ensinou que 1 colher de açúcar é suficiente para dar estabilidade às claras batidas; o que é bom em termos de redução de calorias.

Artigos Recomendados:

5 comentários:

  1. Ola Telma,

    Confesso que não sou nada boa em cozinha, mas sempre sou atenta a certas dicas simples e interessantes, realmente ja fiz a clara em neve e a reservei e quando fui utilizá la ja não tinha neve nenhuma rs, ja ouvi dizer também que devem ser bem batidas para não ficar com o cheiro fortíssimo de ovo...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília, tem razão, o cheiro de claras mal batidas é muito ruim. Se forem bem batidas e com açúcar mais uns pedacinhos de casca de limão... aí fica bom!
      Obrigado por sua visita e abraços

      Excluir
  2. legal! só uma perguntinha: pode ser açúcar de confeiteiro? vou aproveitar essa dica é hoje!!! muito obrigada:). um abraço.
    Rosa

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica, mas pode ser açúcar cristal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por seu contato. Não sei responder se açúcar cristal fica bom nas claras em neve. Você poderia fazer o teste e depois nos dizer o que achou. Seria muito bom ter uma dica a mais por aqui. Abraços.

      Excluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...