sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os segredos das claras em neve.

Batendo Claras em Neve
by Telma M.
Quantas vezes você já se deparou com receitas que parecem deliciosas e pedem claras em neveInúmeras, não é mesmo?
É que as claras dão leveza à receita, ajudam “aerar” a massa juntamente com o fermento, ou muitas vezes substituindo o fermento, como é o caso dos suflês, que não levam fermento, mas crescem bastante.

Sozinhas as claras em neve servem para poucas receitas (mashmellow, suspiro, cobertura de bolos, pudim de claras e outros), seu maior valor é como auxiliar incontestável nas receitas culinárias.

Receitas de bolos ficam muito mais leves e fofinhas se tiverem claras em neve. Muffins ficam muito mais delicados com as claras em neve. Mousses de chocolate ou de maracujá ficam mais cremosos e leves se levarem claras em neve. Coberturas de bolos e pudins ficam melhores se tiverem claras em neve.

Em muitas situações a receita pede claras em neve e que seja reservada enquanto se prepara outra etapa da receita.

Neste caso tenha muita atenção, se você bater as claras em neve e reservar sem o açúcar, elas vão “desandar”. As claras não têm estabilidade para permanecer em neve e lentamente voltarão ao estado natural. O papel do açúcar é exatamente o de dar estabilidade à “neve”.

Portanto, fazer claras em neve e “reservar”, só colocando açúcar e claras em neve com açúcar só servem para preparar doces.

Quando a receita for salgada e pedir claras em neve, elas devem ser batidas e utilizadas imediatamente para não desandar.

Veja o passo a passo de como fazer claras em neve nesse artigo que eu fiz para o blog Só faz quem Sabe.

Uma dica: aprendi que é preciso colocar 2 colheres de açúcar para cada clara em neve, mas a experiência me ensinou que 1 colher de açúcar é suficiente para dar estabilidade às claras batidas; o que é bom em termos de redução de calorias.

Artigos Recomendados:

3 comentários:

  1. Ola Telma,

    Confesso que não sou nada boa em cozinha, mas sempre sou atenta a certas dicas simples e interessantes, realmente ja fiz a clara em neve e a reservei e quando fui utilizá la ja não tinha neve nenhuma rs, ja ouvi dizer também que devem ser bem batidas para não ficar com o cheiro fortíssimo de ovo...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília, tem razão, o cheiro de claras mal batidas é muito ruim. Se forem bem batidas e com açúcar mais uns pedacinhos de casca de limão... aí fica bom!
      Obrigado por sua visita e abraços

      Excluir
  2. legal! só uma perguntinha: pode ser açúcar de confeiteiro? vou aproveitar essa dica é hoje!!! muito obrigada:). um abraço.
    Rosa

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...