adsense assíncrono

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os vários tipos do Arroz nosso de cada dia.

by Roberto M.
O principal item da cesta básica dos brasileiros é o arroz
De origem asiática, veio para o Brasil por intermédio dos portugueses e tornou-se o alimento mais popular do nosso povo.
Mas além de gostoso, o arroz tem muitas qualidades nutricionais, que variam de acordo com o tipo de grão do cereal.

Vamos conferir abaixo, de uma maneira mais detalhada, as diferenças existentes nas propriedades nutricionais dos vários tipos de arroz:

1-) Arroz Polido (comumente chamado de arroz branco):
É o tipo mais consumido no Brasil. Apesar de não ser dos mais nutritivos, é rico em carboidratos e proteínas.
Para se conseguir esse tipo de arroz, é necessário processar ou beneficiar o grão. Nesse processo são retirados casca, película e germes e em seguida o grão é polido, ficando com a cor branca.
No beneficiamento, o arroz perde a maior parte de seus elementos: óleo, enzimas, vitaminas, minerais e fibras, mas mesmo assim é uma fonte indispensável de carboidratos.



2-) Arroz Parboilizado
Esse arroz, quando ainda está na casca, passa por um tratamento com água fervente que leva nutrientes para dentro do grão. Após isso ele é secado, descascado e empacotado. Esse processo faz com que se preserve uma riqueza enorme de nutrientes: concentra vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio.



3-) Arroz Integral
Esse arroz não sofre processo de clareamento, ele apresenta uma coloração marrom. Do grão, só é retirada a casca. Nele ficam o germe, o farelo e  endospermas (película que reveste o grão, sob a casca). É um grão rico em fibras (proporciona maior saciedade) e tem uma concentração muito maior de vitaminas (complexo B) e minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro, sódio, magnésio e selênio).



4-) Arroz Selvagem
É um tipo de arroz cujo grão é escuro por fora e branco por dentro. É longo, fino e integral. Seu sabor faz lembrar nozes e amêndoas e tem um odor muito parecido com o do chá preto, devido à grande quantidade de flavonóides (substância com propriedades antiinflamatórias). Tem maior teor de fibras, vitaminas e minerais que qualquer outro tipo de arroz, além de apresentar uma quantidade superior de lisina (importante no combate ao herpes labial).



5-) Arroz Arbóreo
É um arroz ideal para risotos, pois quando cozido fica bastante empapado e cremoso. Tem um grão arredondado, grosso e branco. É muito rico em fibras.



Arquivos Recomendados:

Um comentário:

  1. Moro em uma regiao onde o arroz e produzido em pequenas propriedades familiares.
    O IBAMA e a lei ambiental estao querendo acabar com esta atividade na regiao e criar uma legiao de favelados.
    Precisamos tomar uma atitude.

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...