adsense assíncrono

terça-feira, 9 de abril de 2013

Repensando pesos e medidas corporais. Índice de massa corporal, quadril e cintura.

O Índice de Massa Corporal (IMC) e a Proprção de Cintura e Quadril (PCQ) são dois índices utilizados para verificação da existência ou não da obesidade. Utilize-os para alcançar o peso ideal tão almejado.

O Gordo e o Magro, repensando pesos e medidas corporais.
by Roberto M.
Qual é o peso ideal? Quais os padrões que devemos adotar? Que objetivos almejar? 
Nos tempos de hoje, o peso corporal adquiriu uma importância nunca antes imaginada.
Seja por satisfação pessoal, necessidade ou mesmo vaidade, em algum momento de nossa vida teremos de nos curvar à dieta, aos exercícios físicos e à alimentação equilibrada para controlar nosso peso corporal. Que seja o quanto antes, então!

Se encararmos pelo ponto de vista pessoal, peso ideal é aquele em que a gente se sente bem. Nem sempre esse peso é o peso socialmente aceito (aquele que a sociedade encara como elegante e bonito), ou o peso saudável (aquele que a medicina moderna encara como o mais adequado para uma melhor qualidade de vida).

Cada um já tem seus próprios padrões de peso e medidas que desejaria manter ou atingir. Normalmente eles se relacionam ou se baseiam em alguma tabela já vista em algum momento.
As mais comuns, relacionam altura com peso, diminuem alguns quilos para o sexo feminino, aumentam alguns quilos para o sexo masculino ou aumentam outros quilos conforme se vai avançando na idade.

Mas, já há algum tempo, a ideia de peso ideal passou a ser balizada por outra tabela lançada em meados dos anos 90 pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Essa tabela, um pouco menos rigorosa que as antigas, aboliu a distinção das faixas etárias e eliminou a diferenciação entre sexos.

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL - IMC

Ela baseia-se no “Índice de Massa Corporal – IMC” e os relaciona com o risco de ocorrência de doenças.
É muito fácil calcular o IMC, basta dividir a massa do indivíduo em quilos (aquele número que lemos ao nos “pesarmos” em uma balança) pela sua altura elevada ao quadrado (altura multiplicada por ela mesma).

IMC = Massa / altura2

O normal é o IMC de uma pessoa ficar entre 20 e 25.
Valores acima desses parâmetros podem significar excesso de peso.
Quando o índice estiver em 30 ou mais, já podemos considerar que a pessoa está obesa.
Entretanto, esses valores são relativos. Um atleta, por exemplo, pode apresentar índice de massa corpórea elevado sem estar obeso, pois terá músculos desenvolvidos que pesam mais do que gordura e uma pessoa sedentária, que não faz exercícios, poderá ter um índice normal e ter mais gordura do que deveria no corpo.

PROPORÇÃO DE CINTURA E QUADRIL - PCQ

Outro fator importante e que deve ser levado em consideração, é a “Proporção de Cintura e Quadril – PCQ”, que determina se há excesso ou não de gordura na região do abdome, ou seja, a tal da “barriguinha de cerveja”.
Para se determinar esse índice, o cálculo, também, é muito simples. Basta dividir a medida da cintura pela do quadril.

PCQ = medida cintura / medida quadril

Um resultado saudável para as mulheres é ter PCQ menor que 0,8.
Já para os homens, o resultado deve ser igual ou inferior a 1.

RECOMENDAÇÕES ALIMENTARES E ATIVIDADES FÍSICAS

Mas, para se alcançar os índices almejados algumas recomendações têm de ser seguidas.
O consumo de frutas, legumes e verduras, e alguns minutos diários de exercícios físicos são ainda o melhor remédio contra a obesidade e os males dela decorrentes, como doenças cardíacas, câncer e diabetes.
Gordos e magros devem praticar exercícios físicos diariamente.

Cinco horas de atividade física moderada por semana podem eliminar dois quilos em três meses.
Outros benefícios dos exercícios físicos são a fortificação dos ossos, a diminuição da taxa de substâncias nocivas na corrente sanguínea, a diminuição da ansiedade e, consequentemente, do estresse.

Artigos Recomendados:

2 comentários:

  1. Olá Roberto e Telma, como vão? Gostei muito da postagem! Concordo que existem muitas variáveis para o cálculo do peso ideal, e que muitas vezes esta fórmula tão rígida acaba deixando algumas pessoas meio neuróticas. Isso aliado ao apelo da mídia para que sejam todos magérrimos, é algo complicado na nossa sociedade atual. Sei porque já passei por isso. Creio que devemos unir as coisas, manter um peso que seja saudável e que nos faça sentir bem :) Mas é sempre preciso levarmos em conta a saúde, algumas pessoas se sentem bem com 25 kgs e isso não é nada saudável... Sempre pratiquei esportes de alto impacto, mas tive que optar por atividades mais suaves depois que descobri um problema na coluna, com isso acabei engordando um pouco... Apesar de ainda estar na medida saudável, não gosto muito, mas estou tentando me adaptar e enfiar na cabeça que o importante é ter saúde :) E por isso procuro não desanimar dos exercícios e da boa alimentação :)

    Muito obrigado por compartilhar estas informações :)
    Um enorme abraço e bom restinho de semana :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samanta, o difícil é a gente fazer esses tais exercícios físicos... Mas tem considerar como se fosse um medicamento que precisa ser tomado. Bjs

      Excluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...