adsense assíncrono

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Guia Básico para medir os ingredientes mais comuns utilizados nas receitas culinárias.

Medir corretamente os ingrediente que compõem uma receita é de suma importância para o sucesso do prato. Cada ingrediente tem um modo especial de ser medido. Aprenda a medi-los da maneira certa seguindo as dicas desse guia.

Como medir os ingredientes de uma receita culinária corretamente.
by Roberto M.
Ao bom cozinheiro, é imprescindível a habilidade de medir com precisão.
Quem está inventando uma receita tem de saber, exatamente, as medidas que está utilizando para que, na próxima vez que for executá-la, ou use as mesmas medidas no caso de ter dado certo, ou as modifique para tentar conseguir o efeito que desejava. Depois disso ele terá uma receita para passar ao mundo.

Quem está seguindo uma receita de outrem, tem de seguir, exatamente, as medidas fornecidas para que o prato saia igual ao conseguido pelo seu inventor.
Por tudo isso, é muito importante saber medir os ingredientes corretamente.
Aqui está um guia básico que dá dicas de como medir os ingredientes mais comuns utilizados na cozinha.

Farinha:

Antes de pegar a porção desejada, agite a farinha no próprio recipiente em que está armazenada. Em seguida, utilizando uma colher grande, encha suavemente, com colheradas de farinha, a xícara ou copo de medição. Não bata o copo para não adensar a farinha. Usando as costas de uma faca ou espátula, tire o excesso, nivelando com a borda superior da xícara medidora.

Nunca use o próprio medidor para tirar a farinha do recipiente. Se fizer isso, você pode deteriorar sua medição completamente. Uma xícara de chá de farinha, quando corretamente medida, deve pesar cerca de 120 gramas.

Fermento em pó e bicarbonato de sódio:

Agite bem o recipiente em que o pó está armazenado. Usando a colher de medição, retire suavemente o pó do recipiente. Use as costas de uma faca para nivelar o ingrediente com a borda superior da colher de medição.

Açúcar mascavo:

O açúcar mascavo precisa ser adensado na xícara de medição. Ele deve reter a forma do medidor quando for colocado sobre os outros ingredientes.

Ingredientes líquidos:

O líquidos precisam ser medidos no nível dos olhos. Use o copo medidor de líquidos despejando o líquido dentro dele. Em seguida, certifique-se de que você esteja no mesmo nível das marcas de medição. O líquido deverá estar exatamente na marca de medição que você deseja, nem acima, nem abaixo.

Manteiga, margarina e gorduras sólidas:

Normalmente, os tabletes de manteiga e margarina culinária têm marcas de medida nos lados dos papeis que os envolvem. Cada 100 g de manteiga ou margarina equivalem a ½ xícara de chá.
Você também pode usar o método de deslocamento volumétrico de líquido para medir as gorduras sólidas. Por exemplo: 

Se você necessitar de ½ xícara de gordura, encha um copo de medição de líquido com água fria até a marca de ½ xícara. Em seguida, vá adicionando a gordura, à água fria, até que o nível de água atinja a marca de 1 xícara. Isso significa que o volume de sólido acrescentado é exatamente ½ xícara, pois, se o volume total é 1 xícara e sabemos que o volume de água é ½ xícara, o volume de gordura só pode ser ½ xícara. Agora, é só despejar a água e usar a margarina ou manteiga medida. Não se esqueça de sempre medir os líquidos na altura dos olhos.

Ingredientes líquidos em colheres:

Nunca meça pequenas quantidades de ingredientes líquidos sobre a tigela em que você está misturando os outros ingredientes. É muito fácil derramar mais do que o necessário e, você não vai querer 2 colheres de chá de extrato de amêndoa, quando a receita pede apenas 1 colher de chá.

Ingredientes picados:

Preste muita atenção às várias possibilidades de se cortar os ingredientes. Eles podem ser fatiados, cortados em cubos, moídos ou simplesmente picados.
É muito importante, também, verificar se a receita pede que eles sejam medidos antes ou depois do fracionamento.

Por exemplo:
- 1 xícara de nozes, picadas. (Medir antes de picar).
É completamente diferente de:
- 1 xícara, de nozes picadas. (Picar antes de medir).

Após ter certeza do que medir, coloque o alimento no recipiente de medição e nivele com a borda superior para obter a quantidade desejada.

Nas receitas de biscoitos, bolos, pães, massas de tortas e doces, medir com precisão é realmente imprescindível para o sucesso do prato. Quando dos preparos de sopas, carnes e guisados, os valores podem ter um maior grau de variação que o resultado final ainda vai ser bom.

Usando essas dicas, você pode ter certeza que qualquer receita que você enfrentar terá uma grande possibilidade de ser um sucesso.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...