adsense assíncrono

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O que é RAIS e como saber se ela foi entregue corretamente pela empresa.

Aprenda a verificar, pela internet, se sua RAIS foi enviada ou não. Saiba, exatamente, para que serve a RAIS. Descubra os prazos legais da entrega da RAIS.

As informações da RAIS são necessárias para o recebimento do abono salarial do PIS
by Roberto M.
RAIS é um relatório de informações socioeconômicas que todas as pessoas jurídicas e outros empregadores têm que enviar ao Ministério do Trabalho, anualmente entre janeiro e março, com as informações do ano base anterior.
A RAIS é o principal documento para a obtenção do benefício do abono salarial do PIS e do PASEP.

Em um artigo anterior, já falei sobre o que é PIS e o que é PASEP, bem como sobre as diferenças sobre abono e rendimento do PIS e do PASEP. Lá vimos, também, quem tem direito ao abono e ao rendimento do PIS/PASEP, quando se recebe esses benefícios, como se recebe e qual o valor deles.

Quem quiser recordar sobre tudo isso pode acessar a postagem “PIS e PASEP. Abono salarial ou rendimento, esse direito é seu.
Fiz, também, uma postagem que fala sobre o “Calendário Atualizado de Pagamento do PIS e do PASEP”. Basta acessá-la para saber, direitinho, qual é a data do recebimento do benefício para aqueles que têm direito.

Existem vários requisitos para que o trabalhador tenha direito ao abono salarial do PIS (ou PASEP), como, por exemplo, os dois salários mínimos médios mensais.
Entretanto, o principal requisito, aquele que sem ele nada acontece, é o envio da RAIS com informações corretas pelo empregador ao Ministério do Trabalho.


O QUE É RAIS?

A RAIS – Relação Anual de Informações Sociais é um importante instrumento de coleta de dados utilizado para a gestão governamental do setor trabalhista.

A RAIS, Instituída pelo Decreto nº 76.900, de 23/12/75, tem por objetivo:
1 - suprir as necessidades de controle da atividade trabalhista no País,
2 – prover dados para a elaboração de estatísticas do trabalho,
3 – disponibilizar informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.

Os dados coletados pela RAIS constituem expressivos insumos para atendimento das necessidades:
1 - da legislação da nacionalização do trabalho;
2 - de controle dos registros do FGTS;
3 - dos Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários;
4 - de estudos técnicos de natureza estatística e atuarial;
5 - de identificação do trabalhador com direito ao abono salarial PIS/PASEP.

Resumindo, esse relatório faz com que o empregador informe, ao Ministério do Trabalho, dados importantes e necessários para comprovar o direito do trabalhador a vários benefícios, tais como: abono salarial do PIS/PASEP, seguro-desemprego, FGTS, etc.


RAIS x PIS/PASEP

O empregador tem de entregar a RAIS dentro de um prazo estipulado em lei.
Esse prazo vai de janeiro a março de cada ano e as informações são relativas ao ano base anterior.
As informações erradas e/ou fora do prazo irão prejudicar o processamento e, consequentemente, o pagamento dos benefícios ao trabalhador.
Há muita gente que, apesar de cumprir todos os requisitos, não recebe o abono do PIS simplesmente porque a empresa deu informações incorretas na RAIS ou não a entregou no prazo previsto em lei.

Quando a RAIS é entregue no prazo certo e com as informações corretas, os trabalhadores que têm direito ao benefício irão recebê-lo, religiosamente, nas datas previstas no calendário de pagamento do PIS.
Caso o empregador não cumpra o prazo legal de entrega da RAIS, existe apenas mais uma chance do empregado não ser prejudicado naquele ano base: é a RAIS ser entregue até outubro. Daí, o processamento vai atrasar e o calendário pode não ser cumprido.


CONSULTA TRABALHADOR DA RAIS

Agora, existe a possibilidade de o trabalhador verificar, pela internet, se a RAIS foi entregue corretamente dentro do prazo legal.
Essa consulta é possível acessando-se o site da RAIS no portal do Ministério do Trabalho.
Para isso, basta acessar a página do CONSULTAR TRABALHADOR (clicando no link).

Vai abrir uma tela parecida com a imagem seguinte:

Foto da tela de acesso ao consultar trabalhador da RAIS

Daí, é necessário digitar o número do PIS do interessado e, também, o código da imagem que irá aparecer. Cada um em seu respectivo campo.

Em seguida clique em avançar.

Irão aparecer, na tela, as informações sobre o PIS pesquisado, numa imagem parecida com a seguinte:

Tela com informações sobre a RAIS do trabalhador pesquisado

Como podemos ver, nessa tela aparecerão as informações relativas ao CNPJ e razão social do empregador, datas de admissão e demissão e a situação da RAIS, se foi entregue ou não.

Caso exista alguma irregularidade ou divergência, a empresa deverá ser contatada para que haja a correção do problema.
Vale ressaltar que, na consulta, a cada ano o Exercício e o Ano Base são modificados, pois as informações são relativas, somente, ao período vigente no momento da consulta.

Artigos Recomendados:

101 comentários:

  1. Como ver todos os dados informados pela a empresa . Tudo que a empresa informou tipo o valor que a empresa informou quanto a media salarial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja na empresa, uma cópia dos valores que ela declarou.

      Excluir
  2. Meu nome Patrícia..gostaria de saber se as férias entra na rais também ou só os 12 salários ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Férias é um salário também. Você o recebe sem trabalhar. Nas remunerações mensais, além do salário entram também as horas extras, o salário família, adicionais e outros benefícios pecuniários que por ventura aumentem o seu recebimento mensal. Tudo isso entra no cômputo do cálculo do salário médio. O 13º salário não entra no cálculo.

      Excluir
  3. Olá sou Mônica. Eu trabalhei em 2016 por 5 meses em um restaurante.faco aniversário em março.mais já verifiquei e não consta nada de PIS
    .Será q a empresa não enviou a RAIS .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica,
      Uma das exigências para se receber o abono salarial é ter as informações corretas na RAIS.
      Se você cumpre todas as outras exigências, é bem possível que a empresa não tenha entregado a RAIS ou não a tenha entregado corretamente. Entre em contato com a empresa para ver o que aconteceu.

      Excluir
    2. Primeiramente, faça a consulta pelo numero do seu PIS/NIS e etc... assim vc vrá se a empresa declarou ou não.

      Excluir
  4. Me chamo Jerry entrei na empresa em março sai em janeiro de 2017 mas não tenho saldo do pis

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 5 anos de carreira assinada, e trabalhei 10 meses ano passado, mas consulto meu Pis e tem apenas 157,00. O que fazer? Já me desliguei da empresa, e inclusive tive que colocar na justiça por não pagarem nada quando me mandaram embora sem justa causa. A audiencia já passou. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O abono do PIS é baseado nas informações da RAIS.
      Verifique se ela foi entregue corretamente pela empresa.

      Excluir
  6. Quanto tempo para dar baixa na RAIS no sistema? a empresa afirmou que foi entregue na data máxima de entrega, mas ate agora não foi dada baixa na data de demissão, e não consta PIS para ser recebido, já tenho mais de 5 anos de carteira assinada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A RAIS é um relatório de informações. Ela é entregue de Janeiro a Março de cada ano com informações referentes ao ano anterior. Por exemplo, as informações contidas na RAIS entregue em março de 2017 são referentes ao que aconteceu no ano de 2016.
      As informações relativas ao ano de 2017 só serão incorporadas na RAIS que será entregue em março de 2018.
      Não sei quanto tempo demoram para processar as informações; mas sei que os abonos que estão sendo pagos agora e irão ser pagos até final de junho/17 de acordo com o calendário, são relativos ao ano base de 2015. Os abonos relativos ao ano base de 2016, como de praxe, deverão começar a ser pagos em agosto/17 e irão até junho/18 de acordo com o calendário.

      Excluir
  7. Como saber se a empresa enviou a rais, é pela data de desligamento, a data do meu desligamento está em branco, então a empresa não enviou o rais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se, ao consultar, existir a informação é porque a RAIS foi entregue. Se ela não foi entregue, aparecerá uma informação dizendo: "Não existe informação para este código PIS na base RAIS, entre em contato com a sua empresa."

      Note que a informação existente atualmente refere-se ao exercício de 2016 - Ano base de 2015.

      O prazo legal de entrega da RAIS ano-base 2016 iniciou-se em 17 de Janeiro de 2017 e encerrou-se em 17 de Março de 2017, conforme Portaria nº. 1464, de 30 de Dezembro de 2016, publicada no Diário Oficial em 2 de Janeiro de 2017, mas ainda não está disponível na Consulta Trabalhador.

      Excluir
    2. Anônimo1/3/18 22:19

      O meu foi entregue e nao consta data de demissão, por este motivo nao receberei o Pis ?

      Excluir
  8. Fui na caixa econômica federal saber sobre o PIS e fui informada q não tem raís como faço para saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo "Consulta Trabalhador" indicado acima, você pode verificar se a RAIS do período referência indicado foi entregue ou não.
      A informação existente atualmente refere-se ao exercício 2016 - Ano base 2015.

      Excluir
    2. Olá, no meu caso consta que foi entregue agora em outubro, isso que dizer q não vou receber ?

      Excluir
    3. Não, quer dizer que eles vão demorar para processar e, se você tiver direito, vai receber só no começo do ano que vem.

      Excluir
  9. Olá me chamo Otávio. A empresa em que eu trabalho não declarou a Rais do ano base de 2015, sendo assim, não recebi o pis em 2016.
    Nós questionamos e caímos na conversa da burocracia. Fizemos uma nova consulta agora em 2017 e a Rais com o ano base de 2016 foi declarada. Minha pergunta é: A empresa pode declarar em 2016 sendo que deixou o ano de 2015 em aberto?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, a empresa que trabalho entregou a raiz fora do prazo. Entregou dia 06/07. Como sou aniversariante em Julho, eu sacaria fia 28/07 o Pis.
    Agora com esse atraso, quando conseguirei sacar?

    ResponderExcluir
  11. Olá boa tarde,tenho a seguinte duvida: meu primeiro trabalho foi no ano 2012 em uma empresa privada,fui demitido, e agora em 2017( no mes de junho) engressei no serviço publico, gostaria de saber como fica minha situaçao, posso receber o abono salarial??
    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cumprir os requisitos poderá ter direito ao abono.

      Excluir
  12. Boa noite...trabalhei o ano todo de 2016 e hoje fui no banco so tinha 235,00 na minha conta.Consutei minha rais pela internet e está assim
    ENTREGUE 17/03/2017DATA DE ADMISAO 9/10
    ENTREGUE 27/06/2017 DATA DE " " ""
    Por favor se alguém puder me ajudar a entender o aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que está informado na RAIS, pelo visto, é que você foi admitida em outubro e, portanto, trabalhou 3 meses no ano.
      O valor de 235,00 equivaleria a esses 3 meses de trabalho? Pode ser isso.

      Excluir
  13. Pedi as contas a 3 anos e entrei na prefeitura que estou a mais de 3, ganho menos de 2 salários mínimos nas quando fui ver a RAIZ só consta o tempo de prefeitura, não tenho direito de receber ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que estou entendendo você já tem mais de 5 anos de inscrição no PIS/PASEP ( o número é o mesmo).
      Portanto, se cumprir todos os requisitos você tem direito sim.

      Excluir
  14. ola sou juliana a empresa não envio o valor certo do PIS faltou 200$ como faço para ressarcir dinheiro faltando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a empresa que manda o dinheiro do PIS. A empresa só manda as informações, quem paga é a CAIXA.
      Se a empresa mandou as informações erradas ela tem que retificar.

      Excluir
  15. boa tarde!
    Me chamo luiz henrique, a empresa enviou minha rais 2016 no dia 15/03/2017, porem as minhas ferias que foram gozadas em fev/2016 foram pagas somente em novembro de 2016 e as ferias de fev/2017 foram pagas somente em Abril/2017 quer dizer fora do prazo da entrega da rais.
    fui consultar o meu pis e verifiquei que não tenho direito. nesse caso a empresa deveria recalcular a minha rais uma vez que a minhas ferias so foram pagas apos a entrega da mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A RAIS enviada em março/2017 contem informações relativas ao ano base de 2016 e nela entraram os dados relativos às férias de 2016. Os dados das férias relativas a 2017 só entrarão na RAIS do ano que vem. É muito provável que o seu "não direito" seja por causa de algum outro motivo.

      Excluir
  16. Olá..Gostaria de tirar uma dúvida...trabalhei 246 dias no ano de 2016 (04/01/2016 a 02/04/2016) e (04/04/2016 a 08/09/2016) o que dá em torno de 8 meses trabalhado...todavia efetuei a consulta na página do RAIS e as informações é que foram entregues em 16/03/2017 e as datas de entrada e saída estão conforme acima, porém ao efetuar a consulta do valor que tenho a receber este mês (mês do meu aniversário) pelo site da Caixa, consta apenas R$ 391,00, o que contradiz, pois pela tabela, de 225 a 254 dias teria que ser depositado R$ 625,00...o que devo fazer ou a quem devo procurar para correção desse erro...Caixa, MTE ou a Empresa?...Obs: esses dois períodos foram na mesma empresa, e o salário recebido foi de R$ 1.200,00 nesses dois períodos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por esses dados, você trabalhou 8 meses no ano de 2016. O valor do abono salarial anual é calculado na proporção de 1/12 do valor do salário mínimo vigente à época do pagamento, multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano-base correspondente. A fração igual ou superior a 15 dias será contada como mês integral para efeito de contagem dos meses trabalhados.
      O valor de 391,00 corresponde a 5 meses que parece ser o relativo ao segundo período de trabalho. Pelo visto não estão considerados os 3 meses do primeiro período (jan, fev e março).
      Talvez tenha havido algum erro nas informações da RAIS.

      Excluir
  17. Fui receber meu pasep e consta no sistema do banco que a prefeitura não entregou a Rais 2016 mas eu verifique e foi entregue no prazo certo. Então não sei o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  18. Olá. Sou funcionária pública municipal há 7 anos, e por algum motivo, não pude receber meu pasep, sendo que está na data correta. Ano passado recebi. Quando fui no banco sacar o pasep, vi que na minha conta não constava. Fui no RH da prefeitura, que me informaram que eu deveria levar o rais para o Ministério do Trabalho. Ao pesquisar no site da rais, vi que ele tinho sido entregue no dia 15/03/2017. Então, porque não recebi??? Estou com a rais em mãos, devo levar ? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom levar e pesquisar lá no Ministério o que está acontecendo.

      Excluir
  19. Ola eu trabalhei de dezembro de 2015 a fevereiro de 2017 faço aniversario agora em agosto tenho conta n caixa mas meu abono ainda nao caiu na minha conta ..vi varias pessoas falando em Rais entao entrei com o numero do meu pis e la ta minha situaçao entregue 10/08/2017 sera que vou conseguir sacar meu abono??Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito ela foi entregue atrasada. Isso deverá atrasar o processamento e o recebimento.

      Excluir
  20. Ola, me chamo Daniel e estou com uma duvida eu trabalhei menos d dois meses ano passado 2016* pelo raiz que a empresa imformou esta assim data admissão 19/05/2016 mas a data d desligamento consta dia 01/07 mas sem o ano isso pode ser o motivo de eu n ter direito ao pis? * ela imformou a raiz em 07/03/2017 oq seia dentro do prazo me ajuda ai

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde trabalho desde de 2006, funcionária pública, sempre recebi o Pasep, consultei a rais e foi entregue no prazo e está tudo correto, no entanto fui ao Banco do Brasil eles disseram que não foi informada no rais,o que devo fazer agora? pois já fui na prefeitura peguei o comprovante e tenho todos os requisitos para receber o meu abono.OBS está acontecendo com vários funcionários de outros municípios tbm, tentei ligar para 158 (Ministério do trabalho) mas não obtive atendimento

    ResponderExcluir
  22. Anônimo4/9/17 13:19

    Boa tarde. Estava em uma empresa de 2014 à Abril/2017, fui receber meu PIS agora em Julho, mês do meu aniversário e só tinha R$391,00 de abono. Quando fui conversar com o gerente da Caixa pra saber o porque, ele me informou que a empresa em que trabalhei informou apenas esses 5 meses. Procurei a empresa, pois a informação estava incorreta, e segundo eles, fizeram a retificação na RAIS. Minha dúvida é a seguinte: Quanto tempo demoro para receber esse valor restante que não foi pago?
    Att. Karla Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei te responder quanto tempo demora esse novo processamento dos dados.

      Excluir
  23. Olá, faço aniversário dia 26 de julho e nao recebi meu PIS. Minha chefe disse que deu um problema no site quando ela fez e que ia verificar e enviar de novo, e depois ela me disse que tinha enviado. Ela disse que eu posso receber ate janeiro do ano que vem... Mas o que me preocupa, é que quando acesso o site da rais pra pesquisar a situação diz que nao tem informações sobre os dados informados, e então isso me preocupa!
    Hoje já é dia 25 de setembro e não sei o que fazer.
    Me ajudem com orientação por favor

    ResponderExcluir
  24. oie boa noite eu trabalho ja tem oito anos de carteira mas nessa espresa qui eu to entregaram a rais errada sendo que era pra entregar a do doze meses trabalhado mas sso entregara como se eu tivesse trabalhado dois meses ai fora reetificar no ministerio do trabalho. quanto tempo demora pra eu receber o meu restante do meu pis? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente só no começo do ano que vem, lá por Janeiro.

      Excluir
  25. Ola! Fui consultar meu PIS E Não tinha nada disponivel...
    Fui pesquisar meu RAIS e verifiquei que nao havia a data de desligamento da ultima empresa que trabalhei... Isso ja e motivo para nao terem depositado o meu Pis? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divergências encontradas na RAIS costumam dar problemas, não sei se esse é o seu caso.

      Excluir
  26. boa noite trabalhei em uma empresa ano passado e ela mandou meu rais errado, liguei pedi para ratificar eles ratificarem .só queria saber quantos dias consta no sistema do mte. e se recebo ainda esse ano. grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a retificação foi feita corretamente e nela constar que o trabalhador tem direito, é comum o recebimento somente no começo do ano seguinte.

      Excluir
  27. bom dia!!meu primeiro emprego foi em 2011 no qual tenho um papel com o número do pasep, mas ainda n consegui tirar o beneficio numa consulta ao rais 2016/2017 tem a data de admissão em fevereiro de 2014, mas comecei trabalhar em 2011 isso significa que vou receber o pasep quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos critérios para o recebimento do abono é estar cadastrado no PIS/PASEP a mais de 5 anos. Pelo jeito, isso você já tem. Se cumprir os outros requisitos, você pode receber.

      Excluir
  28. Oi bom dia fui sacar ontem o PIS mais estava dando PIS inexistente ou sem saldo de parcelas acredito que a empresa não apresentou a Rais pois trabalhei 8 meses ano passado nessa empresa oque eu faço se a empresa apresentar a Rais esse dinheiro saí ou só ano que vem mesmo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, quando a empresa atrasa na entrega da RAIS os trabalhadores que têm direito ao abono do PIS só vão receber no inicio do ano seguinte.

      Excluir
  29. Como saber se meus dados foram mando errado pra arais

    ResponderExcluir
  30. trabalhei o ano de 2016 inteiro e com menos de 2 salários na carteira.
    hoje fui sacar meu PIS e só recebi 391,00
    pesquisei no site do RAIS e lá fala que foi entre6em 10/03/2017.
    eu não teria que receber o valor de 937,00??
    Se sim oq tenho que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você trabalhou os 12 meses teria que receber os 937,00.
      Os 391,00 são relativos a 5 meses de trabalho.
      Talvez tenha havido informações erradas na RAIS. Verifique na sua empresa.

      Excluir
  31. Boa tardetrabalheina prefeitura do meu município em 2016 completo hj fui ao Banco e lá me informaram que o meu pis/pasep ñ consta na rais. Por quem motivo ñ está constando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ter havido algum erro nas informações da RAIS.
      Procure o setor de pessoal da sua repartição para ver o que ocorreu.

      Excluir
  32. Boa tarde...minha empresa ainda não declarou (minha carteira foi asinada entre Março/abril 2017)a rais por isso estou sem saldo no pis..se ela declarar entre janeiro e março recebo o pis em 2018?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo ano, entre janeiro e março, a empresa envia ao Ministério do Trabalho as informações da RAIS de todos os seus trabalhadores referente ao ano base anterior.
      Por exemplo, em março de 2017 a empresa enviou os dados de 2016. Em março de 2018, enviará os dados referentes a 2017.
      Se você trabalhou em 2017, seus dados relativos a esse ano só serão enviados em março de 2018.Se você cumprir todos os requisitos receberá o ano que vem.

      Excluir
  33. FUI DAR ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO POR UMA EMPRESA.,CHEGANDO LÁ DISSERAM QUE CONSTAVA OUTRO EMPREGO...É PREFEITURA.,NÃO CONSTA A DEMIÇÃO ISSO SIGNIFICA QUE SOU AINDA FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não trabalha na prefeitura, você não é funcionário da prefeitura. Vá ver isso, tem alguma coisa de errado nos registros do Ministério.

      Excluir
    2. SÓ QUE TRABALHEI DE 2011 ATÉ 2016.,CONTRATADO.,SERÁ QUE ESQUECERAM DE DAR BAIXA NOS DOCUMENTOS???

      Excluir
  34. Boa tarde, foi me informado na caixa que não tenho direito ao pis, pois meu salário ultrapassou a média de dois salários mínimos, só que não procede, gostaria de saber como é feito o cálculo, as férias entram? Caso entre a média é calculada por 12 ou 13 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karoline,
      Tenho uma postagem que explica como é feito o cálculo do salário mínimo médio, dê uma olhada lá clicando nesse link:
      Como é feito o cálculo do salário mínimo médio para recebimento do abono salarial do PIS/PASEP.

      Excluir
  35. Boa noite, preciso de ajuda e já não sei a quem recorrer. O IBGE emitiu em 17/03/2017 uma rais errada. A retificacao só foi feita em 17/11/2017. Ao procurar saber o prazo para recebimento mandam ir ao banco do Brasil. O banco não sabe informa. Só diz que a conta está zebrada. O que eu faço? Ainda recebo esse pasep em 2018? Ou perdi o benefício? Caso tenha perdido existe alguma forma de recuperar na justiça? Desde já grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, quando uma RAIS é retificada, os beneficiários que, por ventura tiverem direito devido a essa retificação, receberão só no início do ano seguinte. Acompanhe, e se você sentir-se injustiçado sempre haverá um jeito de recorrer à justiça

      Excluir
  36. Consultei o Abono Salarial ano passado e constava que não tinha direito.Consultei antes da data limite.
    Hoje consultei de novo apenas por curiosidade e informa que teria direito até 28/12/2017.A empresa enviou a Rais em 15/03/2017.Porque a divergência na informação?Como receber esse abono atrasado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa enviou os dados do ano base 2016 dentro do prazo correto.
      Os pagamentos do abono salarial são feitos de acordo com calendário do PIS, que segue a data de aniversário do trabalhador e os saques poderão ser feitos até dia 29 de junho de 2018. Veja a minha postagem sobre isso " PIS e PASEP. Abono salarial ou rendimento, esse direito é seu."
      Não sei te dizer o porquê dessa data informada.
      Agora, quem tem direito ao saque tem de ficar atento para não perder o prazo, porque os recursos não ficam acumulados de um ano para o outro.

      Excluir
  37. Ola minha numeração do pis e de 2013 fui registrado em março do mesmo ano.trabalho ate hoje registrado tenho direito esse ano ?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos requisitos para se ter direito ao abono do PIS é estar registrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos. Você completará 5 anos em março de 2018. Portanto, para o ano base de 2017, que será pago agora em 2018/2019 você ainda não tinha os 5 anos requeridos. Talvez, para o ano base de 2018 você consiga, e esse só será pago a partir de julho de 2019 até junho de 2020.

      Excluir
  38. Como saber qual foi o erro da entrega da minha raiz pela empresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só conferindo mesmo. Comparando os dados reais com os que foram entregues.

      Excluir
  39. A empresa no qual trabalho declarou a rais no dia 15/03/2017,, porém na caixa fala q não.tem.rais !! Em consulta conta assim: entregue 15/03/2017 data de admissão 10/05/2014 data de demissão 02/12 , o.fato de não ter o ano de demissão pode ser o.problema na rais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se na consulta está dizendo que a RAIS foi entregue é porque ela foi entregue. Não sei te dizer por que a CAIXA diz que não tem RAIS

      Excluir
  40. A minha rais mostra q foi entregue 15/03/2017,mas não mostra o desligamento q foi em novembro de 2017

    ResponderExcluir
  41. A Rais do meu esposo foi entregue 15/03/2017 sendo que ele foi desligado da empresa 05/01/2017.
    Mais não aparece nada na conta dele pois e agora mês de abril que é p pagarem.Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Minha RAIS foi entregue dia 06/09/2017
    Gostaria de saber o pq não tenho direito ao pis este ano sendo que me enquadro nos requisitos + verificar meu benefícios diz q não tenho

    ResponderExcluir
  43. Minha rais foi entregue no dia 10/03/17 com a data de admissão e de desligamento corretas. Ligo no 0800 da caixa e fala que não tem informação de rais no ano base

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, essa RAIS entregue em 10/03/17 foi relativa ao ano base de 2016.

      Agora, de janeiro a março de 2018, as empresas têm de entregar a RAIS relativa ao ano base de 2017.

      É bem provável, que realmente, ainda não exista a informação sobre a RAIS do ano base 2017 pois ainda não terminou o prazo de entrega.

      Excluir
  44. a empresa entregou o rais dia 07/03/2018, e eu nasci em maio, mas ele não liberou ainda. Será que vai liberar nesse mês ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa RAIS entregue em 7/3/18, provavelmente, tem informações relativas ao ano base de 2017.
      Os pagamentos referentes ao ano base de 2017 só serão iniciados em julho de 2018 e irão até junho de 2019.
      Os pagamentos que estão sendo realizados agora, são referentes ao ano base de 2016, que se iniciaram em julho de 2017 e irão até junho de 2018.

      Excluir
  45. Boa tarde a empresa retificou meu rais ao ministerio do trabalho. Pois ano base 2016 declarou q ganhei mas de 2 salarios sendo assim nao saquei o pis esse erro de declaraçao foi corrigido 19/03/2018. Quanto tempo demora para o ministerio do trabalho atualizar. E eu poder sacar meu din din?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei te informar quanto tempo o ministério está demorando para regularizar esse tipo de situação.

      Excluir
  46. Olá,sou funcionário público e no meu contracheque há o número do PIS/PASEP,mas ao consultar aparece que Não existe informação para este código PIS na base RAIS, entre em contato com a sua empresa. O que fazer? Sera que meu órgão público estadual está declarando a Rais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito está existindo, pelo menos, alguma divergência.
      Como sugerido na sua consulta, vá ao setor de pessoal do seu departamento para ver o que está acontecendo.

      Excluir
  47. Olá, consultei meu PIS e aparece a seguinte mensagem "NÃO EXISTE INFORMAÇÃO PARA ESTE CÓDIGO PIS NA BASE RAIS, ENTRE EM CONTATO COM A SUA EMPRESA", entrei em contato com o contador e o mesmo me informou que que foi enviado, o posso fazer pra saber se realmente foi enviado a RAIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a portaria 31 de 16/01/2018 do Ministério do trabalho, o prazo legal para a entrega das informações relativas ao ano de 2017 foi de 23/01/2018 até 23/03/2018. Talvez as informações não tenham sido processadas ainda.

      Excluir
  48. Anônimo4/4/18 19:43

    Olá me chamo warley.
    Trabalhei em uma empresa,do dia 11 de janeiro a 20 de Dezembro de 2016.
    Meu salário era de 1.400 por mês,jamais fiz horas extras, ou algo que pudesse atingir dois salários mínimos. Fui mandado embora, ouve a rescisão, e recebi os valores tudo certinho, inclusive seguro desemprego.
    Resumindo, não recebi o meu pis,ao ligar para a Caixa Econômica, eles disseram que meu salário ultrapassava os dois salários mínimos.
    Procurei a empresa, e eles me informaram que enviaram a RAIS dentro do prazo estipulado.
    Procurei o ministério do trabalho, e eles me pediram para ir na Caixa e falar com o gerente, pois com eles estava tudo ok.
    Enfim, o que pode ter acontecido?
    Já cansei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não consigo imaginar o que pode estar acontecendo.

      Excluir
  49. Ao fazer a consulta do rais, não aparece a primeira empresa que trabalhei, em 2013. Com saber se essa empresa enviou meus dados, corretamente , ao rais?

    ResponderExcluir
  50. Quando entro na rais ta constando la a do ano passado,a que foi entregue em março de 2017 pq não ta constando ainda desse ano,sera que a empresa que trabalho nao informou esse ano

    ResponderExcluir
  51. bom dia meu nome e valdelio , a minha empresa declarou minha rainha atrasada o ano passado , consequentemente eu recebi meu PIS fora da data ,essa ano a empresa declarou no dia 23/03/2018 ,eu irei receber na minha data de pagamento? sou de 20/07/73, no aguardo de uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, se todo o resto estiver correto.

      Excluir
  52. francioliveira341@gmail.com29/7/18 15:54

    Trabalho desde fevereiro de 2013 no serviço público, o final do meu Pasep é o 2, será que recebo o meu Pasep ainda este ano? Em setembro.

    ResponderExcluir
  53. Tenho um numero do pis/pasep desde 2003, pois era funcionario publico e ano passado (2016) trabalheim e empresa privada, e quando fui receber o abono desde ano descobrir que a empresa declarou a raz com uma nova numeração de pis onde este precisaria de 5 anos para que eu comesase a receber, e agora o que faço?

    ResponderExcluir
  54. Meu nome é Neusa. Trabalhei de janeiro de 1974 até julho de 1978 em um serviço público federal, depois trabalhei em uma universidade estadual até 1999, quando me aposentei. Fui agora em 2018 verificar junto ao Banco do Brasil saber se tinha direito a receber o PASEP, que o governo está liberando para quem trabalhou de 1972 a 1978. Me informaram que não consta nada. Será que não entregaram meu RAIS na época?

    ResponderExcluir
  55. Como saber se a empresa mandou a rais no prazo pois era para ter recebido o PIS em agosto sendo que a empresa me informou que o ministério público que errou meus dados e por isso teve que retificar dia 20 de agosto . Será que ainda vou receber? Como saber de quem foi o erro? Abçs

    ResponderExcluir
  56. Ola, tenho uma dúvida, na consulta do PIS aparece saldo e situação a pagar, mas a data de pagamento para o mês q faço aniversário ehé ho dia 14/03 e ainda consta situação a pagar, tentei sacar na lotérica e não consegui, já consultei a RAIS e consta q doi entregue, porém na data de demissão só consta o dia e o mês, sem o ano, será q é por isso q não estou conseguindo sacar?

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...