adsense assíncrono

sexta-feira, 11 de março de 2011

A História do Café.

by Telma M.
O café teve origem na Etiópia, antiga Abssínia. Dizem que foi um pastor de cabras quem percebeu certa agitação e atividade em seus animais após comerem folhas e frutos de um certo arbusto. Experimentou os tais frutos e descobriu as propriedades estimulantes do café, que lhe davam disposição para o trabalho e o mantinham desperto.

Ao chegar ao mundo árabe o café teve grande difusão exatamente pelas suas características estimulantes, uma vez que a religião muçulmana proíbia o uso de bebidas alcoólicas. Os árabes até que tentaram manter o monopólio da produção do café, só permitindo a exportação de frutos previamente fervidos, para evitar germinação fora de seu mundo, mas os holandeses conseguiram contrabandear frutos frescos para suas colônias, inclusive América Central. (Esta é uma das raras situações em que temos que agradecer aos contrabandistas...)

Na Europa só começou a ser utilizado como bebida a partir do século XVII, mas antes já era usado como remédio para inúmeros males. Na Itália o café sofreu o preconceito de cristãos fanáticos que o consideravam invenção de Satanás. Foi o papa Clemente XVIII que abençoou a bebida após tê-la provado e aprovado, o que permitiu a difusão do café pelo mundo todo.

No Brasil o café chegou por volta de 1727. O clima e as terras férteis transformaram o Brasil no maior produtor mundial no final do século XIX. Não há como negar a influência que o café exerce sobre a cultura brasileira, basta observar as moedas e brasões da República, onde aparecem ilustrações da planta. 

Existem várias maneiras de preparar um bom café. Existe o "café de coador", o "café expresso", o "café árabe", o café feito na "cafeteira italiana" e o café feito na "prensa francesa". Cada jeito tem sua peculiaridade e seu charme particular.
 
Artigos Recomendados:

.

2 comentários:

  1. olá guria
    eu sou apaixonada por cafe
    digamos q ele me pega de jeito kkkkkkkk
    curti o post
    agora posso dizer aos q me criticarem q a muito tempo atras ele era usado como remedim

    bjim guria

    ResponderExcluir
  2. o café invenção do capeta...
    é por isso q eu sou ateu
    mas eu prefiro capuccino lol

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...