adsense assíncrono

sábado, 31 de agosto de 2013

Guia de compras de Vegetais. Aprenda escolher e usar legumes e verduras.

Saiba como selecionar e comprar legumes e verduras com segurança. Descubra quais as características necessárias para que um vegetal esteja bom para o consumo.

Aprenda a comprar legumes.
by Roberto M.
Legumes e verduras frescos são ingredientes fundamentais na cozinha. Com a preparação correta e com alguns toques da sua criatividade caseira, os vegetais fazem as refeições diárias parecerem tão mágicas como aquelas das ocasiões especiais. 
Sempre exija legumes frescos
Sempre verifique os sinais característicos dessa frescura: cor brilhante e intensa, crocância, etc.

Não compre somente por causa do preço baixo. Não vale a pena comprar mais legumes do que você pode armazenar adequadamente em sua geladeira ou usar sem desperdício.
Geralmente, os vegetais têm sua melhor qualidade e preço no auge de sua safra.
Como você sabe se o seu repolho está ideal para ser cozido ou se suas abobrinhas já estão maduras?

Abaixo vou colocar algumas dicas para ajudar nessas decisões. Veja um guia de compras dos principais vegetais que consumimos no nosso dia-a-dia.

ALCACHOFRA

Aprenda comprar alcachofra.
Selecione aquelas que são verde-escuro; que tenham a formação das folhas apertadas; que pareçam pesadas para o seu tamanho.
Um bom teste para verificar o frescor das alcachofras é atritar as folhas de uma contra outra. Deve produzir um som de chiado.

Pontas com cor de caramelo podem indicar a idade, mas também podem indicar danos causados pelo frio. No outono e no inverno, as alcachofras podem se apresentar mais escuras ou bronzeadas nas pontas ou terem um tom esbranquiçado.
Procure um verde tenro no interior da pétalas. Evite alcachofras que estejam murchas, secas ou amassadas.
Para armazenar alcachofras frescas em casa, borrife-as com um pouco de água e leve à geladeira em um saco plástico hermeticamente fechado. Não lave antes de guardar. Elas devem durar uma semana quando armazenadas corretamente.


ASPARGOS

Aprenda comprar aspargos.
Selecione aspargos verdes brilhantes, compactos e com as pontas firmes e fechadas. A cor verde forte deve cobrir a maior parte dos brotos. O caule deve se estender para baixo enquanto houver verde.
Tente comprar talos que tenham uma grossura uniforme, pois assim o cozimento será por igual.

Se as pontas estiverem um pouco murchas, refresque-as mergulhando em água fria. Evite pontas que estejam abertas e espalhadas, mofadas ou deterioradas, ou brotos nervurados (brotos com sulcos para cima e para baixo ou que não sejam aproximadamente redondos). Todos esses, são sinais de envelhecimento e indicam aspargos duros e com sabor pobre.
Para manter os aspargos frescos, coloque-os dentro de uma jarra com cerca de dois centímetros de água e coloque-os na geladeira.
Cozinhe os aspargos, no máximo, em dois ou três dias após a compra.


BETERRABAS

Aprenda comprar beterrabas.
Muitas beterrabas são vendidas em maços, ainda com as folhas, enquanto outras são vendidas com as folhas já removidas.
Verifique se a beterraba está firme, arredondada e com uma raiz principal delgada. Que tenha uma cor suntuosa e a maior parte da superfície lisa.

Se elas estiverem em maço, você pode julgar seu frescor, com bastante precisão, verificando a condição das folhas. Folhas murchas ou deterioradas indicam falta de frescor, mas as raízes podem ser satisfatórias se estiverem firmes.
Evite beterrabas alongadas, com áreas de escamas arredondadas em torno do topo da superfície. Estas são resistentes, fibrosas e com sabor muito forte.
Evite, também, beterrabas murchas e flácidas.
As folhas da beterraba são muito nutritivas. Como sugestão, poderá consumi-las, cozinhando-as como faria com as folhas do espinafre.


BRÓCOLIS

Aprenda comprar brócolis.
Ao comprar brócolis, escolha aqueles onde os talos são tenros e firmes. Certifique-se de que o talo não seja duro.
Os botões da flor devem ser fechados e compactos. As folhas devem ser viçosas e muito verde. As flores devem ser verde-escuro.

Observe também que, se o brócolis tiver um cheiro muito forte ou se as folhas tiverem uma cor ligeiramente amarelada, muitas vezes isso pode sugerir que ele é velho. Tente evitar brócolis, onde os gomos sejam de cor amarela.


REPOLHO

Aprenda comprar repolho.
As folhas do repolho devem ser firmes. Ao selecionar, escolher apenas as peças que sejam compactas e firmes. Eles devem ter folhas frescas e crocantes, que não contenham quaisquer marcas de escurecimento, pois podem ser uma indicação de algum tipo de bicho.
As peças devem conter apenas algumas folhas externas soltas.

A coloração das folhas deve refletir a variedade do repolho que você está comprando. Em geral, quanto mais escuro for o verde das folhas, mais sabor ele terá.
O talo deve estar aparado e parecer fresco; não estar seco, nem rachado.
Evite comprar repolho pré-cortado ou picado, pois uma vez que o repolho é cortado, ele começa a perder o seu teor de vitamina C, mesmo que seja bem embalado ou bem embrulhado.


CENOURAS

Aprenda comprar cenouras.
Quando comprar cenouras, procure as firmes, gordas e sem radículas. Elas devem ser pequenas, de cor alaranjado brilhante e lisas, sem rachaduras.
O melhor, é comprar as cenouras em maços, quando suas folhas verdes ainda não foram retiradas.
Essas folhas são bastante nutritivas, não as jogue fora.

Em vez disso, pique-as e adicione às saladas, ou então, coloque nas sopas.
Lembre-se, as cenouras perdem umidade através de suas folhas, por isso, se comprá-las dessa forma, remova as folhas antes de envolver as cenouras em plástico e guardar.
Armazenar cenouras frescas na geladeira faz com que ela se conserve por várias semanas, entretanto, você irá sacrificar a doçura e o sabor se armazená-la por muito tempo.


COUVE-FLOR

Aprenda comprar couve-flor.
Ao comprar couve-flor, procure uma cabeça comestível limpa e compacta, com uma cor branco-cremoso, em que os cachos de botões de flores não estejam separados.
Couve-flor manchada ou opaca deve ser evitada, bem como aquelas em que pequenas flores já estejam desabrochando.

As cabeças ainda envolvidas por folhas verdes estarão melhor protegidas e serão mais frescas.
Como o seu tamanho não está relacionado com a sua qualidade, escolher aquela que melhor se adapte às suas necessidades.


AIPO

Aprenda comprar aipo.
Selecione o aipo firme, compacto e bem proporcionado. O caule deve ter uma aparência rígida e sólida. As folhas devem ser frescas ou apenas ligeiramente murchas.
Verifique, também, se o aipo tem uma superfície brilhante, talos verde-claro ou verde médio e, principalmente, folhinhas verdes.

Evitar a compra de aipo com machucaduras ou áreas descoloridas nas hastes.


BERINJELA

Aprenda comprar berinjela.
Berinjelas pequenas e imaturas são as melhores. As muito grandes podem ter sementes duras e ser amargas.
Escolha uma berinjela firme, de pele lisa e que seja pesada para o seu tamanho. Evite aquelas com pontos macios ou marrons.
Empurre suavemente com o polegar ou indicador. 

Se a polpa afunda um pouco, mas, em seguida, retorna, ela está no ponto. Se o recuo permanece, ela estará muito madura e seu interior será mole. Se não houver nenhum afundamento, a berinjela foi apanhado muito cedo.
Certifique-se também se a berinjela não está seca por dentro. Bata nela com os dedos. Se você ouvir um som oco, não compre.


ALHO

Aprenda comprar alho.
Quando for selecionar o alho, procure pelos grandes e firmes, a pele compacta e lustrosa com sua casca de cobertura intacta. Não devem ser esponjosos, macios ou atrofiados.
Por que comprar os pequenos que são um sofrimento para descascar? 

Tal como acontece com todos os ingredientes para cozinhar, compre o melhor alho que você pode pagar.
Uma única cabeça de alho contém geralmente entre dez e vinte dentes. Os dentes individuais são cobertos com uma pele rosada /roxa fina, e a cabeça é coberta com uma pele exterior que parece um papel branco.


CEBOLAS

Aprenda comprar cebola.
Ao comprar cebolas, escolha aquelas que são pesadas ​​para seu tamanho e que tenham a pele seca e semelhante a um papel e, ainda, que não mostrem sinais de manchas ou umidade.
Evite cebolas que sejam macias ou que estejam germinando.

Cebolas jovens são mais doces do que as com mais idade. Elas não devem ter absolutamente qualquer cheiro. Se o tiverem, provavelmente, as cebolas estão machucadas em algum lugar sob a pele e estão caminhando para estragar.


ESPINAFRE

Aprenda comprar espinafre.
Escolha folhas que sejam viçosas, que tenham cor verde-escuro e uma boa fragrância de frescor.
Evite aqueles que sejam moles, danificados ou manchados.





ABOBRINHAS

Aprenda comprar abobrinha.
Abobrinhas são variedades de abóboras colhidas ainda imaturas, mas que são macias e comestíveis.
Procure abóbora que estejam macias e bem desenvolvidas; firmes e com aparência de frescor.
Você pode identificar quando uma polpa é macia, pois a pele é brilhante ao invés de embaçada, e não é nem dura nem resistente.

Evite abobrinha envelhecida ou madura demais. Ela terá uma aparência opaca e uma superfície dura e resistente. Essa abóbora geralmente têm sementes ampliadas, a polpa seca e fibrosa.
Além disso, evite abobrinhas com áreas descoloridas ou esburacadas na superfície.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...