adsense assíncrono

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

As diferenças entre o Fermento em Pó Químico e o Bicarbonato de Sódio no preparo de bolos e biscoitos.

Tanto o bicarbonato de sódio puro como o fermento em pó químico podem ser usados como agentes de fermentação para expandir e deixar leve as massas que vão ao forno. Descubra as diferenças entre eles.

Diferenças entre fermento em pó químico e bicarbonato de sódio.
by Roberto M.
Normalmente, para que um bolo não fique duro ou embatumado, ou seja, para que ele fique leve, crescido e cheio de furinhos, utilizamos certos agentes de fermentação que, ao liberarem gás carbônico, proporcionam o crescimento da massa. Eles são ingredientes fundamentais para o preparo de bolos, tortas, biscoitos, entre outras delícias.


Podemos dizer que existem dois tipos desses agentes: os de ação simples, que libertam dióxido de carbono quando misturados com líquido e os de ação dupla, que, além de libertarem o gás carbônico na mistura com líquidos, também o libertam quando do aumento da temperatura.
Vamos ver as propriedades do bicarbonato de sódio e do fermento em pó, para conhecermos as diferenças dos representantes de cada um dos tipos mencionados.

FERMENTO EM PÓ OU FERMENTO QUÍMICO

O fermento em pó químico é um agente de fermentação usado em biscoitos, pães rápidos e outros produtos assados, ​​para produzir expansão de uma massa instantaneamente.
Serve para tornar a massa leve e fazer com que a massa assada cresça pela produção de milhões de minúsculas bolhas de gás carbônico.

Essas bolhas de gás são liberadas dentro da massa úmida, em seguida o calor do forno as expande até que a massa asse e fique firme.
Ele é feito de bicarbonato de sódio e creme de tártaro (bitartarato de potássio) ou algum outro pó ácido.
É quase sempre de dupla ação. Isto significa que liberta dióxido de carbono quando misturada com líquido, e liberta-o novamente, quando exposto ao calor.

BICARBONATO DE SÓDIO

O bicarbonato de sódio é uma substância química simples: bicarbonato de sódio puro. É um dos ingrediente do fermento em pó, mas puro também pode ser usado como agente de fermentação em massas assadas, só que, agora, nos casos de pães ou biscoitos rápidos, ou quando as massas contiverem um ingrediente ácido, como manteiga, limão, açúcar mascavo, creme de leite ou iogurte.

O bicarbonato combina-se com a manteiga, ou com os ácidos, para produzir dióxido de carbono. Essas bolhas de gás são liberadas dentro da massa úmida que se expandirá e ficará mais leve.

DIFERENÇAS ENTRE BICABONATO DE SÓDIO E FERMENTO EM PÓ QUÍMICO

Existem algumas diferenças entre o fermento químico e o bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é uma substância pura, enquanto o fermento químico, é uma substância composta de bicarbonato de sódio combinado com outros sais ácidos, como o monoidrato de fosfato monocálcico, diitrato de fosfato dicálcico, sulfato de alumínio e sódio.

O bicarbonato de sódio assim que entra em contato com a massa úmida reage e libera facilmente o gás dióxido de carbono (CO2). Já o fermento em pó, por ser uma mistura de bicarbonato de sódio com outros sais ácidos, libera só uma parte do gás quando misturado à massa úmida. O restante é liberado quando a massa atinge uma determinada temperatura dentro do forno.

Tudo isso nos leva a concluir que, para preparações que levam mais tempo no forno, como um bolo, o ideal é utilizar o fermento em pó de ação dupla; porém, para se fazer um biscoito, que assa mais rapidamente, o bicarbonato de sódio poderá ser utilizado.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

  1. fantastico esse texto... era tudo que eu precisava para saber se comprei o certo! Obrigada!

    ResponderExcluir

Seus comentários podem ajudar a melhorar o blog e também podem ajudar outros leitores.
Comente e critique se preferir..
Entretanto, eles não entrarão imediatamente, eles serão moderados.
Isso para evitar que, eventualmente, apareçam comentários ofensivos no blog.
Contamos com a sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...